Autoconhecimento

Dicas para treinar seu cérebro a evitar perda de memória

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você lembra o que estava fazendo exatamente há uma semana? E no domingo anterior? Pode até se lembrar, ou não, mas a memória faz parte de nosso processo de envelhecimento, ou seja, com o tempo não podemos ficar tão confiantes em nossa memória, e o melhor a fazer sempre é anotar as tarefas e compromissos.

Mas estudiosos afirmam que algumas atitudes saudáveis podem ajudar a treinar melhor o nosso cérebro para perda da memória. Por mais natural que lhe pareça ser, acredite, estas dicas são importantes para você ter uma melhor memória:

Ter contato com a família e amigos

Dizem que o mais importante bem que temos é a família. Quando se cria uma relação saudável com a família, é mais provável que você possa contar com eles em momentos difíceis ou compartilhar bons momentos. Isso ajuda a evitar depressão. E como algumas vezes é necessário lembrar-se de datas comemorativas como aniversário, por exemplo, já se está exercitando o cérebro. O mesmo vale para cultivar boas amizades, saudáveis claro, e uma relação social.

Praticar exercícios físicos regularmente

Muitas pesquisas já mostraram que estes desenvolvem melhor os neurônios, e diminuem os riscos de perda de memória. Outros benefícios como diminuir a ansiedade, aumentar a sensação de bem-estar estão na lista também. Então, se você quer ter uma melhor memória é a hora de incluir os exercícios físicos na sua vida.

[block]0[/block]Ter uma alimentação saudável

É claro que uma alimentação saudável contribui para uma boa memória. O próprio consumo de Ômega 3 ativa o cérebro. Comidas mais industrializadas ou gordurosas aumentam o nível de colesterol que contribui para o desenvolvimento de doenças cerebrovasculares. Por isso, comer frutas, hortaliças e verduras além de beber muita água é bom para o cérebro. Especialistas recomendam tomar água logo cedo pela manhã, porque ativa a memória. Outros ainda garantem que beber pouca água provoca incoerência na memória.

Não guardar rancor e raiva

Guardar sentimentos como rancor, raiva e ódio são apenas prejudiciais para a saúde e mente. Além de ameaçar o seu bem-estar, afeta a saúde mental ocasionando estresse e ansiedade e desfavorece os vínculos sociais.

Dormir o suficiente

Ter uma boa qualidade de sono ajuda a ter mais concentração e melhora a memória. É perceptível o estado mental e do corpo no dia seguinte após uma noite mal dormida. O nível de produção cai e quando não conseguimos produzir e fazer tudo aquilo que propomos, aumentamos os níveis de estresse

Invista na qualidade de sono!

Outras dicas para serem aplicadas em seu dia a dia

● Faça percursos diferentes para o seu trabalho;

● Jogue xadrez, quebra-cabeça ou faça palavras-cruzadas;

● Faça cursos, participe de palestras;

● Altere algumas vezes os seus afazeres diários;

● Leia frequentemente;

● Faça cálculos de cabeça;

● Tente lembrar as capitais de cada Estado. É um bom exercício!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]