Consumo Consciente

Conheça alternativas para a prática da Culinária Consciente!

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Estamos cada dia mais preocupados com nossa saúde, em busca de uma alimentação saudável e alternativas que viabilizem uma culinária consciente. Na contramão desse progresso, fomos surpreendidos com duas notícias: a liberação do uso de determinados agrotóxicos por agricultores brasileiros (muitos deles vedados na Europa e Estados Unidos por estarem relacionados à doenças como câncer) e a proibição da venda de produtos orgânicos em supermercados.

E por mais que estas informações sejam, de fato, revoltantes, elas nos levam à conclusão que devemos, por conta própria, buscar soluções e caminhos para cuidarmos da nossa alimentação.

Sabemos que a escolha de cada alimento, principalmente, quando falamos de frutas, legumes e verduras é de extrema importância. Uma vez que a procedência e conservação determina diretamente a qualidade do que será consumido. Mas existe uma parte desse processo que detemos o poder supremo de escolha: o preparo de cada alimento.

Frito, assado ou cozido? Panela de barro, ferro, alumínio ou elétrica?

Especialistas afirmam que cozinhar alimentos no vapor é a melhor escolha que podemos fazer, já que nesse tipo de preparo a composição nutricional dos alimentos sofre pouca influência
Dependendo do alimento, o ganho em conservação nutricional pode chegar a dobrar em relação aos outros tipos de preparo, como o cozimento direto na água, por exemplo.

Outra vantagem é que nesse processo o uso de óleo é totalmente dispensável, favorecendo pessoas que sofrem com colesterol alto. E sendo mais saudável, pode-se dizer que a prevenção de outros tipos de doenças influenciadas diretamente por nossa alimentação, como diabetes e obesidade, também são favorecidas.

Quer outra boa notícia? Hoje ficou muito mais fácil cozinhar qualquer tipo de alimento no vapor graças às panelas elétricas. Versáteis, elas otimizam o tempo de cozimento, facilitam o processo garantindo uma rotina mais prática na cozinha. Podemos cozinhar mais de um tipo de alimento ao mesmo tempo, sabiam? Além disso, alguns tipos de panelas como alumínio, cobre e ferro podem fazer mal para a saúde quando soltam elementos químicos.

Se você ainda está na dúvida, segue uma receita deliciosa para ser feita em uma panela elétrica que vai te convencer, de uma vez por todas, que essa pode ser a melhor opção para sua vida neste momento.


Risoto de Palmito

Ingredientes:

1 xícara de arroz

2 e 1/2 xícaras de água

1/2 cebola

4 palmitos picados

2 colheres de ervilhas

3 colheres de cream cheese ou requeijão ou creme de leite

mussarela em cubos e parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela elétrica, coloque o arroz com a cebola ralada;

Prepare de forma padrão, acompanhando o nível da água de cozimento;

Quando a água estiver próxima de secar por completo (arroz ainda molhado), sem desligar a panela, acrescente o cream cheese, o palmito e a ervilha;

Misture bem, até ficar homogêneo;

Finalize com a muçarela;

Monte o risoto no prato e cubra com queijo parmesão e orégano a gosto.

(Fonte: www.tudogostoso.com.br)

Aposto que agora você ficou com vontade de entrar para esse novo mundo da culinária prática e consciente. Não sabe por onde começar? O primeiro passo é adquirir uma panela elétrica de boa qualidade. Abaixo indicamos uma opção de qualidade e preço justo.

CLIQUE AQUI e veja o que indicamos para você!

Escrito por Carolina Zambelo da Equipe EuSemFronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]