Nutrição

Nem só de dieta vive uma pessoa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

É assustador ver quanta gente vive de dieta. Preocupação com saúde nada tem a ver com isso. Os adeptos da dieta do momento têm por objetivo ficarem “bem na foto”. Quem conta as calorias até da água que toma deseja ser igual às celebridades. Para muitas pessoas estar magro é um portal rumo à felicidade. É isso mesmo! Para elas um corpo perfeito é sinônimo de curar todas as frustrações. Ter amigos, ser querido, respeitado, conseguir um (a) namorado (a) são as recompensas pelo emagrecimento. Mas, ninguém pode viver só de dieta. A gente mostra para você o porquê.

Os perigos das dietas radicais

Dieta do ovo, da banana, da lua, da papinha de bebê… O que não faltam são promessas de emagrecimento rápido. Esses regimes são extremamente severos e não contemplam nutrientes fundamentais. Você perde peso, mas, vê cabelos, unhas e pele ficarem fracas e ainda sofre com cansaço, dor de cabeça e problemas intestinais. A perda de peso das dietas radicais dura até a primeira refeição após seu término.  

Ser saudável sem dieta?

Sim, é possível, basta você incorporar hábitos saudáveis, beber água diariamente é o primeiro. O solvente universal hidrata a pele e facilita o trânsito das vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Na tão falada reeducação alimentar não existe alimento proibido. Restrições são apenas para diabéticos ou pessoas com alergias alimentares. Um prato colorido com salada, arroz, feijão e carne magra oferece fonte de fibras, minerais, vitaminas. Quer saber mais dicas para ser saudável sem dieta? Confira abaixo:

1) Faça substituições

Em casa só tem macarrão instantâneo? Faça um molho caseiro. Quer um suco? Beba apenas o natural. Alimentos industrializados contêm corantes, conservantes e sódio que envelhecem a pele, causam hipertensão e sobrecarregam os rins. Troque os queijos gordos por ricota ou cottage. Acha que é exagero? Clique no link http://www.eusemfronteiras.com.br/14-alimentos-que-aceleram-o-envelhecimento/ e confira os perigos dos alimentos industrializados.

2) Prepare sua comida

Dá trabalho, mas vale a pena. Comece fazendo uma refeição por semana para se acostumar. Deixe as frutas congeladas em forminhas de gelo e sempre terá suco natural em casa. Faça molho de tomate e congele é super fácil, veja a receita:

  • 1 ,5 kg de tomate bem maduro cortado em cubos;
  • 1 cebola média picada em cubos;
  • 1 dente médio de alho cortado em 4;
  • 1 pitada de açúcar;
  • Sal a gosto;
  • Temperos a gosto.

Modo de preparo

1. Lave os tomates, corte em 8 partes (não tire a semente e a pele) e coloque na panela de pressão com semente e pele;

2. Coloque a cebola, o alho, o sal e o açúcar na panela;

3. Tampe a panela e após o apito da panela deixe cozinhar por 15 minutos;

4. Abra a panela, coloque despeje o molho no liquidificador e bata tudo até atingir a consistência de creme pastoso.

5. Peneire o líquido, coloque na panela e deixe no fogo médio por 15 minutos;

6. Deixe esfriar, coloque em potinhos e coloque no congelador.

3) Pesquise os alimentos

A internet está cheia de sites sobre alimentação saudável. Quer uma dica? Leia nossos artigos sobre alimentação para se informar.

4) Consuma alimentos antioxidantes

Eles previnem o envelhecimento celular, doenças cardiovasculares e o mal de Alzheimer. As vitaminas C, E, ômega 3, betacaroteno e selênio são alguns dos principais antioxidantes. Frutas vermelhas, manga, uva, folhas verdes, aveia e arroz integral são grandes fontes dessa substância. Compre frutas e legumes da estação para economizar.

5) Preste atenção no que come

Não assista televisão, mexa no celular, computador ou tablet enquanto come. Mastigue devagar e sinta o sabor, textura e cheiro dos alimentos.

6) Permita-se

Ninguém é de ferro! É importante ter uma alimentação balanceada, mas, sair um pouquinho da linha não fará mal. Você pode adotar a equação 90% saudável, 10% pé na jaca. Permita-se uma fatia grande de um suculento bolo de chocolate ou um sorvete gostoso de vez em quando.

Viu só como dá para ser saudável sem seguir dietas? Reeducação alimentar é o que você precisa para ter qualidade de vida. Conte o que você faz para comer bem sem abrir mão do que gosta.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]