Autoconhecimento Psicologia

Problemas psicológicos preocupantes para pessoas na terceira idade

Psicologia Viva
Escrito por Psicologia Viva
É comum associar o envelhecimento ao aumento de problemas e doenças físicas. Não apenas condições físicas e psiquiátricas surgem, mas também problemas psicológicos, o que pode tornar difícil a convivência com pessoas idosas.

O processo de envelhecimento em si, não está associado a nenhum problema psicológico, mas estes problemas podem ser resultados de experiências de vida, como traumas e perdas de entes queridos ou maus tratos por parte de cuidadores e familiares. Assim como a diminuição drásticas das expectativas e sonhos que não podem ser alcançados, por conta da idade avançada.

Essas condições podem atingir indiretamente os familiares e até mesmo causar problemas de relacionamento. Por isso, se você convive com pessoas idosas, é importante conhecer os principais problemas psicológicos que atingem esta faixa etária para saber reconhecê-los. Continue com a leitura do texto para descobrir alguns:

Depressão 

O sentimento de autodepreciação é uma das consequências do processo de envelhecimento. Tal sentimento aumenta as probabilidades do idoso desenvolver os sintomas de depressão.

Dentre os sintomas psicológicos da depressão, destacam-se a tristeza persistente, acompanhado de uma vontade incontrolável de chorar por pequenos motivos. É importante prestar atenção ao temperamento do idoso e, caso perceba os sintomas, procurar ajuda psicológica.

Ansiedade 

A ansiedade está entre as 5 doenças psicológicas mais comuns entre pessoas de todas as idades, entre os idosos este problema é ainda mais comum e o motivo é o mesmo que agrava a depressão nesta faixa de idade.

Se você perceber que algum idoso da sua família ou da sua convivência está muito ansioso, sugira uma consulta a um profissional da área de saúde emocional. É importante pontuar que o excesso de ansiedade não se trata de um desvio de caráter ou fraqueza moral, e sim de um verdadeiro transtorno.

Bipolaridade 

O transtorno de bipolaridade é uma das doenças psicológicas mais recorrentes em todo o mundo. Essa condição é mais comum entre as pessoas jovens, porém o número de idosos que sofrem de bipolaridade também é muito expressivo.

Apesar das causas dos transtornos ainda serem uma incógnita na comunidade científica, a causa mais apontada é o fator genético.

O TB tem como principais sintomas, um humor que se altera muito facilmente, um aumento repentino de energia de forma impulsiva, além de outros comportamentos exagerados, como ideias de grandeza e gastos financeiros excessivos que fogem do controle.

Conclusão 

Como os transtornos psicológicos não costumam ser problemas visíveis, muitas vezes, eles são ignorados ou menosprezados. A realidade, porém, é que quando a saúde mental de qualquer pessoa, principalmente dos idosos, não recebe os cuidados necessários, questões simples podem se agravar gerando transtornos psicológicos e físicos.

É importante dar muita atenção às mudanças mais sutis no comportamento de pessoas idosas e sempre contar com a ajuda de um profissional da área. Se você gostou do artigo e acha que ele poderia ajudar mais pessoas, compartilhe o texto em suas redes sociais.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Psicologia Viva

Psicologia Viva

O Psicologia Viva é o maior portal de atendimentos online do país que possui certificado internacional que garante a certificação da informação em saúde, além de garantir a qualidade dos psicólogos vinculados ao site e oferecer suporte técnico aos clientes.

Suporte Técnico e Orientação Profissional

Site: www.psicologiaviva.com.br

Facebook: Psicologia Viva Brasil

Telefone: (31) 3019-7977/ (31) 97598-8706

Email: [email protected]