Autoconhecimento

7 atitudes negativas que você precisa parar agora!

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muitos de nós imaginávamos nossas vidas adultas do mesmo jeito: uma casa, um carro bacana e roupas caras! Isso era o melhor que poderíamos alcançar e que significava uma certa maturidade e sucesso.

Mas a realidade é outra – ainda bem!

Agora, muitos de nós – adultos ou não – sabemos que uma “vida melhor” é viver com muita paixão, muitas risadas e amor, que é naturalmente uma tradução da felicidade. Nada de coisas materiais a vista. Mesmo que as definições de “vida melhor” mudem conforme as circunstâncias em que estamos vivendo, o que é realmente necessário não se pode mudar.

Precisamos ter um processo de eliminação das coisas superficiais, até escavarmos e acharmos o que realmente importa e o que nos faz viver alegres. Abaixo, mostramos a você sete coisas que podem, de fato, servir como uma reflexão para o dia de hoje, ajudando a identificar as principais coisas que você precisa melhorar em si mesmo – e automaticamente rever seus pensamentos – para viver uma “vida melhor”… a que realmente importa!

1 – Pare de complicar sua vida

Complexidade cria confusão e esconde soluções como em um nevoeiro. É muito difícil ser criativo e inovador quando você está atolado com complexidade e detalhes. A complexidade também irá impedi-lo de estar aberto a encontrar soluções simples, que estão a sua frente!

“A vida é muito simples, mas nós insistimos em torná-la complicada” , Confúcio.

2 – Pare de lamentar seu passado

shutterstock_181517657-2O passado é longo e o que mais importa agora é o presente, além de planejar seu futuro. Todas as suas experiências passadas, erros e fracassos lhe prepararam para viver sua vida agora. Então, agradeça sua evolução. Reconheça o seu passado e o que você aprendeu, em seguida, deixe-o ir embora. Desapegue. Siga em frente para o futuro!

“Se tiver que amar, ame hoje. Se tiver que sorrir, sorria hoje. Se tiver que chorar, chore hoje. Pois o importante é viver hoje. O ontem já foi e o amanhã talvez não venha”, Chico Xavier.

3 – Pare de dizer que você não tem tempo

Se é para estar com um amigo, para visitar sua tia idosa, para assistir o pôr do sol, para ler um livro, dormir em paz ou ir a um funeral, nosso tempo é precioso. Nunca se sabe quando você não terá tempo de verdade para fazer qualquer uma dessas coisas! Sem tempo, você pode perder os momentos mais preciosos e belos em sua vida. Em nenhum momento você precisará adiar coisas mais importantes, mas é sábio aprender a gerenciar melhor o seu tempo, e não dizer que não tem tempo para fazer suas atividades extras.

“O tempo é uma coisa criada. Para dizer ‘eu não tenho tempo’, é como dizer, ‘Eu não quero’”, Lao Tzu.

4 – Pare de comparar sua vida com a dos outros

Se você está fazendo isso, então por favor pare e se concentre em fazer as coisas que constroem sua autoconfiança e autoestima. Não fique se comparando com outras pessoas. Isso pode lhe entristecer, pois a realidade nunca será vista de maneira honesta. É saudável você se espelhar em seus amigos ou familiares, mas nunca invejar. Comparar, muito menos.

“A comparação é a morte de alegria”, Mark Twain.

5 – Pare de passar seu tempo com pessoas negativas

Há momentos em nossas vidas, principalmente no ambiente de trabalho, em que nos deparamos com pessoas que não são boas para nós, que nos olham com inveja ou nos passam negatividade. Para aprender a conviver com estas pessoas, você precisará ser bastante estratégico na forma como gerencia a sua interação com elas. O objetivo aqui é minimizar o impacto que tem sobre sua vida. No entanto, se você optar por passar tempo com as pessoas que estão sugando a sua felicidade, então você precisará removê-las de vez! O relacionamento que você tem com essas pessoas é tóxico e só vai trazer infelicidade para a sua vida.

“Crie laços com as pessoas que lhe fazem bem, que lhes pareçam verdadeiras. Desfaça os nós que lhes prendem àquelas que foram significativas nas suas vidas, mas infelizmente, por vontade própria, deixaram de ser. Nó aperta, laço enfeita. Simples assim”.

6 – Pare de se autopunir

shutterstock_276015062-2Não importa sobre o que é: pare de se punir! Ninguém é perfeito nesta vida. Você pode ser magro demais, gordo demais, alto demais ou baixo demais, e TUDO isso está perfeito. Aceite-se e mantenha a cabeça erguida. Todo mundo verá como você foi o vencedor dos seus próprios pesadelos.

“Só por hoje eu não quero mais chorar.
Só por hoje eu espero conseguir aceitar o que passou e o que virá.
Só por hoje vou me lembrar que sou feliz”, Renato Russo.

7 – Pare de tentar ser alguém que não é

Você vai acabar fazendo coisas que estarão em conflito com seu sistema de valores. Por um período, será capaz de convencer que está fazendo tudo certo e terá todas as desculpas alinhadas em sua cabeça para justificar seu comportamento. Depois de um tempo, o sentimento de descontentamento e infelicidade vai subir para sua cabeça, e você terá uma escolha: ignorá-lo e continuar descontente ou aceitar que está fazendo uma péssima escolha.

“Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la”, Clarice Lispector.


• Texto traduzido e adaptado por Natalia Iannone da Equipe Eu Sem Fronteiras

 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]