Convivendo

Projeto planta uma árvore para cada criança nascida no Rio de Janeiro

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma vida uma árvore. As crianças que nasceram a partir de janeiro de 2016, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, ganham uma nova companheira para a vida toda. Os pais que inscreverem seus filhos junto à prefeitura da cidade ganham uma árvore na porta de casa com o mesmo nome de registro da criança.

Para participar é simples, antes de tudo é preciso ser morador de Duque de Caxias e ter nascido na cidade a partir de 2016. A inscrição pode ser realizada na Secretaria do Meio Ambiente ou pelo site da Prefeitura de Duque de Caxias. As árvores plantadas serão identificadas de acordo com o nome e a data de nascimento da criança. Antes da plantação, o clima, o solo e todos os fenômenos naturais serão analisados para identificar qual será a árvore plantada, assim ela poderá crescer e florescer de acordo com cada região.

Para Luiz Renato Vergara, secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, “o projeto tem dois papeis, um é gerar conscientização da Educação Ambiental para as famílias, principalmente para as crianças. Outro é a melhoria do microclima daquela região. No ponto da árvore plantada, a temperatura vai diminuir”.

Cinco famílias já aprovaram a ideia e estão cadastradas no projeto. A mãe de Bianca de Jesus do Nascimento, que nasceu no dia 11 de março, está ansiosa para a chegada do Ipê que será plantado em sua porta. “Achei interessante porque é uma vida que a gente rega como cuida dos nossos filhos. Vai ser uma honra”, comenta ela.

Outras cidades também já abraçaram essa causa, cada uma com sua metodologia de plantação. Entre elas estão Clevelândia (PR), Diamantina (MG), Guarapari (ES), Itaperuna (RJ), Ituverava (SP), Passos (MG), Penápolis (SP), São Caetano do Sul (SP), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP) e Tramandaí (RS).


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]