Espiritualidade

Como aproveitar o Carnaval e fazer um retiro espiritual?

Young woman stretches and performs yoga in the green garden by the pool
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A festa mais animada do Brasil está se aproximando. Estamos falando do Carnaval. Mas nem todo mundo gosta de ficar noite e dia pulando em ritmo acelerado. Se você não se identifica com a folia, saiba que existem alternativas para aproveitar os dias de folga (se os tiver) e descansar o corpo e a mente: retiros de Carnaval!

Tudo bem, que uma das alternativas de muitas pessoas é ficar em casa descansando, fazendo as suas tarefas, porém, muitas vezes isso se resume a ficar dormindo grande parte do tempo ou, no máximo, ficar atirado no sofá.

Não tem nada de errado com isso, mas existem formas mais proveitosas de curtir um feriadão de Carnaval e uma delas pode ser o retiro espiritual. Até porque dormir até tarde e assistir televisão são atividades que você pode fazer todo final de semana, não é mesmo?

Retiro espiritual

Mulher sentada em uma montanha em posição de meditação. À sua frente está a paisagem de um vale montanhoso.

Os retiros espirituais são um bom motivo para desacelerar e cuidar mais de você. Há muitos centros budistas que oferecem retiros espirituais nesse período e você não precisa ser budista para participar.

Grande parte dos retiros espirituais deve ser pago, mas com o dinheiro que você gastaria pulando no Carnaval, fazer um retiro espiritual pode ser um bom investimento para a melhoria do seu bem-estar, ainda mais se você já está cansado(a) da mesma folia há anos.

Com retiros espirituais de Carnaval, é possível relaxar e tirar a tensão e o cansaço do Carnaval, até porque depois de alguns dias em folia as chances de estar cansado(a) são grandes. E, em seguida, vem o retorno ao trabalho e aquela vontade de não sair da cama.

No retiro espiritual, você vai estar mais em silêncio e poderá observar mais os seus pensamentos e fazer uma avaliação da sua vida. Isso significa ir mais a fundo dentro de você. Afinal, na correria do dia a dia é difícil fazer essas avaliações. Em meio a um lugar propício e cercado de pessoas que buscam o mesmo objetivo é bem mais fácil.

Mãos femininas segurando uma flor de lótus.

Benefícios de retiros espirituais de Carnaval:

  • Vai lhe ajudar a cultivar sua consciência espiritual;
  • Poderá descobrir um novo propósito e passar a se movimentar de forma diferente;
  • Reavaliar a sua vida;
  • Descansar corpo e mente;
  • Conhecer novas pessoas e lugares;

Esses são apenas alguns dos benefícios que os retiros espirituais de Carnaval podem proporcionar a você. Muitas pessoas ainda associam o retiro espiritual a algo chato ou entediante, porém, se você conseguir realmente descansar nesse período, será importante para ajudar a acalmar os ânimos durante o resto do ano e, de certa forma, recarregar as suas energias.

Há retiros em centros budistas, centros de yoga e meditação. Pesquise próximo de sua cidade e veja as opções. Você também pode ligar para estes centros próximos de você e ver o que eles estão oferecendo.

Você também pode gostar

Se a grana for pouca, alguns destes espaços também contam com o serviço de ajuda voluntária, ou seja, você pode participar destes retiros espirituais de Carnaval ajudando e ainda participando do retiro por um valor mais razoável.

Para você se sentir mais motivada(o) a buscar por retiros espirituais no Carnaval, confira algumas sugestões de lugares para aproveitar a folia de um jeito mais relaxante e introspectivo!

Mulher sentada em cima de um tronco cortado. À sua frente há a paisagem de uma floresta aberta e um céu azul.

Fazenda Nova Gokula, em Pindamonhangaba (SP)

É um retiro espiritual que acontece durante o Carnaval, para quem deseja aprender mais sobre ioga, astrologia e filosofia. Você pode sair do evento até com o seu mapa astral interpretado! Sessões de ioga se misturam a discussões sobre filosofia, a exercícios de meditação e a palestras sobre astrologia. As refeições são orgânicas e as caminhadas estimulam o contato com a natureza. A hospedagem no espaço custa cerca de 850 reais, por quatro diárias, com três refeições por dia.

Templo Zu Lai, em Cotia (SP)

O templo budista, chamado Zu Lai, é um retiro para pessoas que desejam experiência de vida de um monge. Com um traje obrigatório de camisetas de malha branca, são proibidos as joias, os perfumes, os cosméticos e os aparelhos eletrônicos. As refeições são vegetarianas e durante a tarde e noite é feito jejum. Por 450 reais, é possível compreender como seria a vida de um monge budista.

Fazenda Paraíso dos Pândavas, na Chapada dos Veadeiros (GO)

Alimentação vegetariana, prática de ioga e meditação, palestras e banhos de cachoeira fazem parte do retiro espiritual que acontece na Fazenda Paraíso dos Pândavas. O objetivo das atividades é permitir que os visitantes tenham acesso à cultura da ioga da devoção, que acontece há milênios. Para passar seis dias no local, o custo ultrapassa os 2 mil reais, podendo ser parcelado em 8 vezes. As refeições e as práticas estão incluídas no valor.

Mulher meditando em um campo aberto.

Dharma Academy, em São Paulo (SP)

Para quem quer aproveitar o Carnaval para se libertar de medos e inseguranças, a Dharma Academy fornece exercícios para um processo de autoconhecimento. Em dois dias, o curso intensivo tem como objetivo mapear os medos das pessoas participantes, entender o que desejam para o futuro e exercitar a própria confiança, para uma vida mais segura e próspera.

Vidya Yoga Ashram, em Quatro Barras (PR)

Um Carnaval com muita ioga pode ser bem aproveitado em Vidya Yoga Ashram. São quatro dias de aulas práticas e teóricas de ioga, ministradas por profissionais da medicina, da ioga e da educação física. É o lugar ideal para quem deseja uma experiência imersiva no mundo oriental, entrando em contato com conhecimentos milenares.

Ecovila de Piracanga, na Península de Maraú (BA)

Um retiro espiritual bem diferente para o Carnaval é junto à comunidade Inkiri. Com exercícios para estimular o autoconhecimento e a felicidade, durante quatro dias as pessoas podem praticar ioga ou participar de rodas de discussão sobre os mais variados assuntos. Diferentemente de quaisquer outros retiros espirituais de Carnaval, depois de todo o processo de descanso, fantasias são confeccionadas para um baile de Carnaval com alimentos veganos.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]