Espiritualidade

Como aproveitar o Carnaval e fazer um retiro espiritual?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A festa mais animada do Brasil está se aproximando. Estamos falando do Carnaval. Mas nem todo mundo gosta de ficar noite e dia pulando em ritmo acelerado. Se você não se identifica com a folia, saiba que existem alternativas para aproveitar os dias de folga (se os tiver) e descansar o corpo e a mente. Sabe como? Fazendo um retiro espiritual!

Tudo bem que uma das alternativas de muitas pessoas é ficar em casa descansando, fazendo as suas tarefas, mas muitas vezes isso se resume a ficar dormindo grande parte do tempo ou, no máximo, ficar atirado no sofá. Não tem nada de errado com isso, mas existem formas mais proveitosas de curtir um feriadão de Carnaval e uma delas pode ser o retiro espiritual. Até porque dormir até tarde e assistir televisão são atividades que você pode fazer todo final de semana, não é mesmo?

Retiro espiritual

Os retiros espirituais são bons motivos para desacelerar e cuidar mais de você. Há muitos centros budistas que oferecem retiros espirituais neste período e você não precisa ser budista para participar. Grande parte dos retiros espirituais deve ser pago, mas, com dinheiro que você gastaria pulando no Carnaval, fazer um retiro espiritual pode ser um bom investimento para a melhora do seu bem-estar, ainda mais se você já está cansado da mesma folia há anos.

Com o retiro espiritual é possível relaxar e tirar aquela tensão e o cansaço do Carnaval, até porque depois de alguns dias em folia as chances de estar cansado são grandes. E, em seguida, vem o retorno ao trabalho e aquela vontade de não sair da cama.

No retiro espiritual, você vai estar mais em silêncio e poderá observar mais os seus pensamentos e também fazer uma avaliação da sua vida. Isso significa ir mais a fundo dentro de você. Afinal, na correria do dia a dia é difícil fazer estas avaliações. Em meio a um lugar propício e cercado de pessoas que buscam o mesmo é bem mais fácil.

Benefícios do retiro espiritual

● Vai lhe ajudar a cultivar sua consciência espiritual;

● Poderá descobrir um novo propósito e passar a se movimentar de forma diferente;

● Reavaliar a sua vida;

● Descansar corpo e mente;

● Conhecer novas pessoas e lugares;

Estes são apenas alguns dos benefícios que um retiro espiritual pode proporcionar a você. Muitas pessoas ainda associam o retiro espiritual a algo chato ou entediante, porém, se você conseguir realmente descansar nesse período, será importante para ajudar a acalmar os ânimos durante o resto do ano e, de certa forma, recarregar as suas energias.

Há retiros em centros budistas, centros de yoga e meditação. Pesquise próximo de sua cidade e veja as opções. Você também pode ligar para estes centros próximos de você e ver o que eles estão oferecendo. Se a grana for pouca, alguns destes espaços também contam com o serviço de ajuda voluntária, ou seja, você pode participar destes retiros ajudando e ainda participando do retiro por um valor mais razoável. Então não tem desculpa. Que tal fazer algo diferente neste Carnaval? Boa escolha e aproveite! Tenho certeza de que você não vai voltar o mesmo.


Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]