Nutrição

Quais benefícios o vinho tinto traz a nossa saúde?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Chamar os amigos, ou pessoas especiais para tomar um vinho é sempre um convite animador. E no inverno que é uma estação em que o vinho é a bebida mais apreciada, este consumo cresce. Charme ou uma boa bebida acompanhante, o vinho que já era considerado um vilão para a saúde, hoje é visto com bons olhos, e acredite: os médicos recomendam bebê-lo. Em especial o vinho tinto que possui inúmeros benefícios.

Pesquisas divulgadas recentemente mostram que uma taça de vinho todo o dia faz bem a saúde e inclusive previne doenças. Alguns outros especialistas até questionam e afirmam que essa estatística é válida apenas para pessoas que tomam o vinho fabricado artesanalmente ou de uma indústria local. Se for verdade ou não, os benefícios do vinho tinto continuam disparando na frente.

O que tem no vinho tinto que eleva os seus benefícios?

No vinho tinto é encontrado um antioxidante natural, o resveratrol presente na casca da uva. Segundo os estudiosos, este pode ajudar a combater o câncer e até prevenir o envelhecimento já que atua como antioxidante.

shutterstock_232809337-2a

Casais que bebem vinho juntos são mais felizes.

Estudos ainda estão tentando compreender como o vinho pode influenciar de forma positiva em uma dieta nutricional e na longevidade de quem o consome regularmente de forma equilibrada. Outros estudos ainda apontam que o vinho tinto pode até ajudar a emagrecer, quando as pessoas já praticam uma atividade física, assim a bebida atua como auxílio para o emagrecimento já que suas calorias são rapidamente absorvidas.

O que os estudos científicos apontam?

Existem muitos estudos espalhados em todo mundo tentando entender a relação do vinho tinto com a boa saúde de quem o consome regularmente. Um estudo italiano relacionou o vinho com a felicidade. O Centro Studi Sintesi, analisou mais de 8.000 municípios do País, e entre os 10 primeiros municípios que estão no topo da lista, quatro tinham relação direta com o mundo do vinho, onde também poderia se encontrar melhor qualidade de vida e aumento da felicidade.

Outro estudo apontou que casais que bebem vinho juntos são mais felizes. A pesquisa realizada pela Universidade de Otago, Nova Zelândia, estudou mais de 1500 casais perguntando quais eram seus hábitos de vida. O estudo chegou à conclusão de que casais que compartilham um momento bebendo vinho são mais felizes. Se bebem uma vez por semana os indícios de felicidade aumentam. Uma boa constatação para quem jamais imaginava esse benefício.

Benefícios do vinho tinto:
  • Melhora os batimentos cardíacos;
  • Melhora o desempenho físico;
  • Redução do colesterol ruim, o LDL;
  • Aumento do colesterol bom, o HDL;
  • Diminuição do risco de câncer do pulmão, próstata e pele.

Também é possível encontrar o resveratrol em uvas tintas e suco de uvas tintas, mas não se tem certeza se o álcool que esta presente apenas no vinho auxilia ainda mais.

Mas antes de degustar muito vinho, atenção: o recomendável para se conseguir obter estes benefícios são 150 mililitros de vinho por dia, o que é uma taça. Se abusar do consumo, provavelmente os benefícios não serão os mesmos.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]