Nutrição Saúde Integral

O que comer em cada estação do ano?

Close-ups em tigelas de pessoas comendo
Mikhail Nilov de Pexels / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Manter o peso talvez seja uma das metas mais difíceis, tanto para as mulheres quanto para os homens, o que pode transformar essa tarefa em tortura para muitas pessoas que apresentam mais dificuldades em conseguir tal façanha. Existem diversos fatores capazes de atrapalhar qualquer plano quando o assunto é elaborar uma boa dieta ou encarar a reeducação alimentar. Ansiedade, comer em horários errados e estresse são alguns dos empecilhos que nos impedem de nos alimentarmos corretamente.

Pode parecer que não, mas a estação do ano tem forte poder de influência na perda ou no ganho de peso de uma pessoa. Dependendo da fase climática que estamos vivendo, o nosso metabolismo sofre alguma alterações e pode, sim, causar mudanças relevantes na balança. Para saber um pouco mais sobre o que comer em cada estação do ano, traremos neste artigo algumas dicas para que você consiga manter a forma e aproveitar os benefícios que cada época do ano pode te proporcionar.

Primavera

Um arco-íris começa a brilhar na primavera e uma variedade de frutas, legumes e verduras florescem com a estação das flores. Com temperaturas amenas, o período é propício para quem gosta de refeições ao ar livre, como os piqueniques realizados em parques. E também uma excelente opção para abusar das saladas e refeições mais coloridas. Invista em tomate, chuchu, chicória, cenoura, salsa, brócolis, abobrinha, beterraba, espinafre, acelga, couve-flor, inhame, alho nacional, abacaxi, morango, pêssego, manga e melancia. A primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. Ótimo momento para se preparar para a próxima estação.

Verão

No calor, principalmente em cidades litorâneas, a sensação térmica vai às alturas, modificando não apenas o clima. Mal-estar, transpiração excessiva, pressão alta e sintomas que variam conforme a saúde do indivíduo trazem alguns transtornos e nem tudo termina em festa. Porém também é nesta temporada que a falta de apetite dá as caras e a má alimentação dá claros sinais de que as coisas não estão indo bem. Como se perde muito líquido no verão, a dica é repor vitaminas, nutrientes e sais minerais com boas doses de frutas e verduras. Abuse bastante de banana, batata-doce, abóbora, abobrinha, caqui, berinjela, couve, coco, figo, jiló, jaca, pimentão, pepino, maracujá, quiabo, pera, uva Itália e Isabel e tangerina-cravo. Segundo especialistas, devemos beber cerca de dois litros de água por dia para eliminar as toxinas, renovar as células e deixar o organismo em ordem. Nesta estação, seu consumo do líquido deve ser dobrado. O verão vai de 21 de dezembro até 21 de março.

Outono

Tempo de renovação, a estação chega com o cair das folhas, clima seco e tempo mais frio. Pessoas que sofrem com problemas respiratórios, como asma, bronquite e tosse crônica devem redobrar os cuidados, principalmente na hora de comer. Na lista, inclua pimenta, repolho, alho estrangeiro, rúcula, tomate, quiabo, vagem, milho verde, alface, banana-maçã, abacate, cará, limão, goiaba, laranja-pera, tangerina-poncã e uva Niágara. Outra recomendação muito importante é o consumo de líquido. O ar resseca muito a pele, a garganta, a boca e o nariz, portanto beba bastante água. O outono tem início em 21 de março e fim em 21 de junho.

Abacate e outras comidas em cima de uma mesa
ready made de Pexels / Canva

Inverno

Para muitos, essa é a estação da elegância, em que as pessoas se vestem melhor, comem melhor e desfrutam melhor da vida. Para outros, os ventos frios trazem infelicidade, indisposição e preguiça, já que levantar da cama com a temperatura lá embaixo não é nada fácil. Segundo especialistas, durante o inverno nosso organismo se fragiliza devido às mudanças do ambiente, fazendo com que órgãos como bexiga, rins, além de dentes e ossos, fiquem menos ativos do que o normal. Contudo o ciclo é favorável na colheita de alimentos nutritivos e indispensáveis para nos proteger da baixa imunidade e transtornos comuns pertinentes ao frio. Sirva-se em abundância de caldos e sopas, utilizando principalmente inhame, escarola, mandioca, agrião, cebola, couve, salsão, mostarda, rabanete, almeirão e cará. Já entre as frutas, inclua no cardápio morango, melão amarelo, tangerina murcote, banana-prata e abacaxi. Curta o friozinho do dia 21 de junho até 23 de setembro.

Você também pode gostar:

Com tanta diversidade de cores e sabores, não há desculpa para se descuidar da alimentação. Você pode variar pratos, incrementar com ingredientes de sua preferência, juntar a família e os amigos para experimentar as novidades e tirar o máximo de proveito de cada estação. Lembre-se de que todas elas oferecem vantagens e desvantagens, então o ideal é vivê-las com naturalidade e ponderação.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br