Energia em Equilíbrio Yoga

Qual o melhor horário para praticar yoga?

Mulher praticando yoga à beira de uma cachoeira.
Reprodução / Ale Fiori
Escrito por Ale Fiori

Uma pergunta recorrente dos meus alunos é sobre o melhor horário para praticar Yoga. Embora a tradição na Índia seja pela manhã, o melhor horário é aquele em que você pode. Explico: você vai ativar vários centros de energia do seu corpo sutil e usar essa energia para o que precisar. Se precisa relaxar e dormir, a prática de Yoga atua no sistema parassimpático (que controla a atividade da musculatura lisa e cardíaca e das glândulas), sendo capaz de induzir um relaxamento profundo. As posturas ajudam a ativar esse sistema nervoso autônomo e, com isso, desacelerar a frequência cardíaca, reduzir a pressão arterial e a esvaziar a mente. Se precisar sair do Yoga direto para o trabalho ou estudo, a prática vai ajudar a manter você focado no presente e ter mais discernimento em situações de estresse ou ansiedade, além de estimular sua concentração nas tarefas em meio à correria do cotidiano. Isso sem falar no bem-estar físico, após alongamentos ou estímulos musculares, fluindo com a respiração, que ativam a sua circulação sanguínea.

Se você tem mais tempo de manhã e gosta de acordar cedo, perfeito. Se você trabalha o dia inteiro e só tem horário na última turma das 20h30, perfeito também. O importante é você praticar a sua conexão interior e usar as ferramentas do Yoga para desenvolver seu equilíbrio, foco, respiração e controle. Os pontos positivos e negativos dos diferentes horários vão depender da sua rotina. Procure analisar como você se sente ou quais horários você tem disponíveis. Pergunte-se: “Pela manhã tenho mais disposição? Pela noite sinto menos dores nas articulações e menos preguiça? Pela noite me percebo mais relaxado para dormir após a prática? Ou simplesmente é o único horário que tenho?”.

Você também pode gostar

Portanto o melhor horário é aquele em que você pode praticar e desfrutar os resultados de uma rotina constante. O poder de concentração, a respiração consciente ou o relaxamento vão atuar em qualquer hora do dia em seu corpo. Procure experimentar onde consegue encaixar de forma viável em seu dia a dia e descubra qual é o melhor momento para você. Lembre-se de que a prática do Yoga proporciona a união do corpo em equilíbrio com a mente. Além disso, instrui a ter mais respeito com o próximo e harmonia nas ações, pensamentos e palavras.

Sobre o autor

Ale Fiori

Sou jornalista e instrutora de Yoga Integrativo (prática que aplica diferentes técnicas do Yoga, de acordo com as necessidades do aluno). Praticante de Vinyasa Yoga Flow, vejo na fluidez do movimento com a respiração o caminho principal para o autoconhecimento do corpo e da mente. Desde 2017, mantenho o canal “Yoga com Ale Fiori” no YouTube, com sequências terapêuticas e práticas rápidas para o dia a dia dos iniciantes. Também produzi uma série de relaxamentos e meditações guiadas no SoundCloud, inicialmente para os alunos do curso de Yogaterapia para Estresse e Ansiedade, no qual indicamos caminhos e ferramentas para o controle de situações aflitivas na rotina diária. Mantenho turmas online e presenciais em Brasília (DF). Lembro sempre que o Yoga não cura, mas ajuda a nos conhecer melhor, a lidar com as adversidades, a identificar o que devemos desapegar e quais são nossas qualidades que devemos cultivar.

Contatos:
Email: alefiori@gmail.com
Facebook: yogacomalefiori
Instagram: @alefiori.yoga
Youtube: Yoga com Ale Fiori
Site: yogacomalefiori.com.br/
Telegram: t.me/alefioriyoga