Convivendo

Crie uma rotina mais saudável nas férias

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O período mais esperado por todos nós ao longo do ano costuma ser o das férias, não é mesmo!? É uma sensação de liberdade tamanha que muitas vezes nem sabemos lidar com tanto tempo livre e o abandono da rotina diária. Pois é aí que é preciso tomar as rédeas destes dias e estabelecer algumas regras para que tudo corra bem, e isso vale tanto para adultos quanto, e principalmente, para as crianças.

Se não planejamos e nem prestamos atenção às nossas atividades, corremos o risco de ter um período desperdiçado, pois depois teremos que correr atrás da recuperação de nossa saúde e de uma readaptação sofrida da rotina.

Para te ajudar nessa empreitada de férias felizes e saudáveis, separamos algumas dicas em três grandes campos. Leia com atenção e ajuste conforme o seu dia a dia:

– Alimentação

É uma das coisas mais difíceis de se manter sob controle durante o período de férias. Se ficamos em casa, tendemos a comer mais porque o ócio aumenta a fome… Se viajamos, queremos experimentar tudo que é diferente e também corremos o risco de passar dos limites.

O segredo neste caso é fazer o máximo para ter autocontrole e encarar os dias como dias comuns. Não precisa ser extremamente rígido, mas não coma pizza, doces e embutidos todos os dias caso não queira ter um aumento considerável de peso, uma diminuição de sua saúde e até mesmo indigestões inesperadas.

Mesmo que acorde tarde, tente não pular o café da manhã, pois ele é importante para dizer ao nosso corpo que o dia começou. E caso vá dormir muito tarde, evite comer coisas pesadas altas horas da noite, caso contrário, prejudicará sua qualidade de sono.

– Rotina

As férias foram feitas para descanso e lazer, mas não é indicado que se esqueça completamente de uma rotina e que leve a vida sem regra alguma, principalmente se estivermos falando de crianças. Afinal, elas não têm o entendimento para diferenciar os períodos e depois não conseguirão seguir regras na volta às aulas.

É indicado que se tenha hora ao menos aproximada para dormir e acordar, ao menos no período próximo ao retorno da rotina efetiva. Tente também ter horários para se alimentar e mantenha rotinas saudáveis como exercícios físicos, por exemplo.

– Lazer

Férias é sinônimo de diversão, mas também é importante diversificar as atividades de lazer. Evite passar longas horas seguidas em frente à TV. Alterne com alguma leitura, caminhadas e passeios ao ar livre. Mesmo durante as viagens, o ideal é estabelecer uma forma de descansar durante os passeios. Férias precisam ter alguns dias dedicados ao descanso, caso contrário, o corpo reclamará quando retornar para as atividades.


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]