Energia em Equilíbrio

Mantenha o equilíbrio em tempos difíceis

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Osho (1931-1990), filósofo e mestre espiritual indiano, certa vez ouviu de um aprendiz: “Por que o senhor não diz algo sério?”. Porque ele vivia brincando e contando piadas, ao mesmo tempo em que passava seus ensinamentos. “Ele criava o discurso em torno da piada, e não poderia ser diferente. Rir é uma maneira de sair da mente”, atesta Anand Goloka, mestre de meditação no Osho Internacional Meditation Resorte, em Puna (Índia), e no Brasil.

No Tarô Zen de Osho, a carta “Espírito Brincalhão” ele continua: “O zen excluiu-se do mundo sério, criou um mundo próprio muito divertido, cheio de risos, no qual até os grandes mestres se comportam como crianças”.

Vale ressaltar que não se trata do otimismo infundado ou do riso somente por si. Cultivar o bom humor e o otimismo com base espiritual é a chave para ser resiliente em momentos difíceis.

Benefícios do bom humor

Zen meditation relaxation peacefulness peace of mind concept background - balanced stones stack in water with reflection

Silvia Cardoso, neurocientista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que estuda o riso e seus efeitos informa que  o riso e o bom humor, além de trazer leveza para a vida, melhora a saúde: “Ser bem-humorado significa perceber que a maior parte das situações que vivemos não é nem muito importante, nem muito séria, nem muito grave”.

Uma gargalhada sincera oxigena o sangue e ajuda na formação dos pensamentos, além de minimizar a dor. A palavra humor vem do latim humore, que significa “deixar fluir”. Isso inclui eximir-se das falhas e expandir sua vida começando dentro de você. Em outras palavras, significa saber rir de si mesmo. 

Como cultivar o senso de humor:

1 – Liste as coisas de que você mais gosta de fazer e estipule uma data para colocá-las em prática. 

2 – Mantenha sempre em mente as coisas que te fazem bem, que te deixam entretido durante horas. Pode ser jogos, leitura, etc.

3 – Permita-se saborear cada momento de seu dia sozinho ou com outras pessoas.

4 – Não importa sua idade, brincar é sempre divertido. Deixe que a diversão tome conta de sua agenda.

5 – Esteja rodeado de pessoas positivas.

6 – Lembre-se: Brincar faz parte da vida e é algo tão natural quanto respirar.

Permita-se. Ande na rua e perceba quantos sorrisos você encontrará, assim como pessoas de bom humor e bom coração, independente da realidade que estejam passando.


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras. 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]