Quiropraxia Saúde Integral

Quiropraxia: o que é e seus benefícios

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Sentir dor na coluna vertebral está entre as maiores queixas dos brasileiros. E não é por nada. Não se tem o hábito de cuidar da coluna, a começar pelas posturas que na maioria das vezes estão incorretas. Dessa forma, através da quiropraxia é possível localizar e tratar problemas na coluna vertebral.

O profissional utiliza as mãos para fazer interferências por meio de ajustes na coluna. Estes ajustes em algumas sessões já trazem inúmeros benefícios para os pacientes que sentem uma diminuição das dores na lombar, bem como dor de cabeça.

Como é e funciona

A quiropraxia está dentro da área da saúde e surgiu em 1895 nos Estados Unidos, quando o pesquisador Daniel David Palmer começou a tratar as pessoas.  O termo deriva de duas raízes gregas: Quiros (mãos) e Práxis (exercer, praticar), assim é “praticar com as mãos”.

Esta técnica faz parte das profissões que ajudam a promover uma melhor qualidade de vida. É aconselhável procurar um quiropraxista quando tiver dores na coluna vertebral, tensão muscular, muita dor de cabeça e restrições a alguns movimentos. É considerado um ótimo tratamento para aliviar as dores de  coluna e cabeça.

Os benefícios da Quiropraxia
  • Ajuda a aliviar dores de cabeça;
  • Diminui dores no pescoço e nas costas;
  • Restrição e movimentos;
  • Ajuda nas dores e tensão muscular;
  • Auxilia nas dores crônicas;
  • É benéfico para uma melhorará na postura.
Quem pode fazer?

shutterstock_233859859-2 Qualquer pessoa pode receber um tratamento de quiropraxia. Desde recém-nascido até as pessoas mais idosas. O que pode variar são os períodos de tratamento e as técnicas aplicadas.

O diagnóstico é feito primeiramente por uma entrevista e depois um exame clínico minucioso, onde o profissional irá avaliar a coluna e fazer uma palpação cuidadosa nas articulações. Se ainda restarem dúvidas podem ser pedidos exames como Raio-X, Tomografia.

A diferença de Quiropraxia para massoterapia

Apesar de ambas tratarem da coluna, identificando problemas, pode haver uma confusão entre essas duas técnicas. Mas elas são diferentes. Primeiro, para aplicar a quiropraxia é necessário um curso universitário de mais ou menos cinco anos. Seu trabalho está diretamente relacionado com o sistema neuro-músculo-esquelético.

Já a massoterapia está mais ligada à qualidade de vida e bem-estar. Esta profissão exige um estudo de mais de 1200 horas para atuação técnica. Ela vai trabalhar mais com relaxamento muscular.

Representação e qualidade de vida

No Brasil a prática é representada pela Associação Brasileira de Quiropraxia. Em 1998 a Federação de Ensino Superior (Feevale) de Novo Hamburgo (RS), associada ao Palmer University System (EUA) estabeleceram o primeiro curso de pós-graduação em quiropraxia para profissionais na área de saúde.

Em decorrência de uma vida agitada, repetição de movimentos, má postura, muitas pessoas desde cedo estão desenvolvendo problemas na coluna. Muitas recorrem a remédios, o que não é o ideal. Por isso, profissões como a de Quiropraxista são bem vindas, porque além de ajudar a prevenir doenças e encontrar o problema é também uma forma de se sentir bem.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]