Autoconhecimento

RECOMEÇAR… UM BOM COMEÇO DE NOVA VIDA – Capítulo 5

Capa do livro "Recomeçar... Um bom começo de nova vida".
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 5 – O PROTAGONISTA DO RECOMEÇAR EM DIA DE LITURGIA!

“Começar de novo e contar comigo

Vai valer a pena ter amanhecido

Ter me rebelado, ter me debatido

Ter me machucado, ter sobrevivido

Ter virado a mesa, ter me conhecido

Ter virado o barco, ter me socorrido”

“Começar de Novo”, Ivan Lins

Esses primeiros versos da genialidade de Ivan Lins são suficientes para inúmeras oportunidades de reflexão para a hora da decisão de recomeçar algo que deixou de ser bom e que vale a pena retomar, inclusive o ato em si de viver.

Fotografia de Ivan Lins cantando em um microfone enquanto sorri.

É preciso decidir recomeçar, mesmo que seja uma ação do tipo “chutar o pau da barraca”, menos poético termo que os utilizados pelo compositor citado em sua bela música. Na voz de Ivan Lins, ou da Simone, cantora que marca em emoções agudas cada música que grava, você, caro(a) leitor(a), que decide mudar e recomeçar, pode escolher essa música como hino e cantá-la com a boca da alma e deixar que cada verso interaja com os tecidos emocionais e que seja promessa feita a si mesmo(a). Será muito útil e notável reforço nas energias internas para assumir a regência da própria vida e mudá-la em um ou mais recomeços.

Convém uma espécie de liturgia para formalizar a decisão de recomeçar. Por seu caráter simbólico, uma liturgia intensifica a fé e a crença de um determinado ato que ela represente, marcando-o profundamente na pessoa.

Você também pode gostar

Uma boa e simples liturgia já vi funcionar muitas vezes em “workshops” de desenvolvimento pessoal e espiritual, nos quais figurei como participante e como facilitador: o fogo como eliminador do que se deseja deixar para trás. O funcionamento dessa liturgia não requer práticas de iniciados nem se perde nos mistérios da falta de sentido: você deve escrever tudo que deseja deixar para trás nesse momento de recomeçar, tudo mesmo, em detalhes, claramente registrado em uma ou mais folhas de papel, qualquer papel, sem se preocupar com ordem de importância e de cronologia. Registre tudo, mesmo que tenha que fazê-lo em várias etapas, para não deixar nada para trás.

Mão jogando um pequeno pedaço de papel em uma fogueira.

Com as folhas de papel nas mãos, dirija-se para um lugar tranquilo e queime-as, preferencialmente dentro de um recipiente e mentalize o fim de tudo, a sua libertação das aflições e dos problemas registrados e olhe para as chamas como as forças da Natureza arrancando-os e para a fumaça como os resíduos que se perdem nos ares e se espalham-se para nunca mais voltar.

Uma prece de agradecimento pela simbólica exclusão dos problemas e aflições viria bem a calhar nesse momento. Faça-a e esteja certo(a): VAI FUNCIONAR!

Anterior Capítulo 5 Próximo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube