Autoconhecimento

Recomeçar… Um bom começo de nova vida – Capítulo 10

Capa do livro "Recomeçar... Um bom começo de nova vida" com um nascer do sol entre os escritos.
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 10 – AMOR É COMEÇO E RECOMEÇO: BASTA CUTUCAR!

Frejat, o autor e intérprete dessa música, “Amor pra Recomeçar”, certamente estava num daqueles dias em que anjos piedosos são enviados pelo Criador para inspirar alguns mortais que devem atuar como seus mensageiros: o trecho que ilustra a foto do autor certamente merece inclusão numa espécie de lista de versos da música popular brasileira que sobreviverão ao tempo!

Casal sentado no topo de um prédio, rodeado por velas acesas, ao pôr do sol.
Unsplash/Nathan Dumlao

O amor recomeça tudo, desde a mais complicada encrenca afetiva até os conflitos que saltam como faíscas das disputas entre aguerridos times de futebol de várzea: no primeiro caso, o amor adoça os sentidos e as emoções e os leva a recomeços entre beijos e juras de mais amor e, no segundo, por incrível que pareça, depois de muitos insultos e ameaças terríveis entre os disputantes, sobra entre eles o amor… pela bola, e tudo se torna líquido e saboroso, como a cerveja que é tomada para comemorar! Só quem não viveu um amor de inspirar os trovadores, como o citado Frejat, ou não teve suas canelas esfoladas por jogos de futebol em campos cheios de buracos e poeira é que não consegue entender que, sem amor, nada começa ou recomeça.

O primeiro grande trabalho emocional que o postulante ao recomeço do que quer que seja é a busca do sentido de amor no pretendido. Isso se dá na medida em que o foco é uma espécie de balé orbital, como o de um beija-flor, em torno da essência do que vivifica o recomeço. É preciso estar 100% entregue emocionalmente aos significados do ato em recomeço e colocar-se em torno e sempre próximo do objeto do recomeço. O beija-flor gasta uma energia imensa no seu frenético bater de asas para girar em torno da flor e, avançando e recuando, trazer para si a microgotinha de néctar que está bem protegida no coração entre as pétalas, e assim é que deve ser quanto às pessoas: muita energia investida no extraordinário sabor do que se pretende ter e fazer como recomeço, porque esse sabor acaricia o mais sensível dos sentimentos e os entrega a ondas de bem-estar (isso é amor, não é, caro(a) leitor(a)?).

Águia voando sobre o mar em uma praia ao pôr do sol.
Unsplash/Lars Kuczynski
Você também pode gostar

Esse passo emocional é solitário, mudo e sem anteparos onde se possa apoiar mãos trêmulas e sustentar passos vacilantes: ele tem que ser como o primeiro voo de águia órfã, sem ninguém que a ensine, empurre do ninho ou a apare se não conseguir sustentar-se no ar e estatelar-se no chão duro e indiferente. Águias e outras aves de mesmo porte e natureza indômita são testemunhas das suas próprias conquistas e não se deixam diminuir por quem lhe faça críticas, porque quem as faria não existe. É tudo escolha delas mesmas e assim deve ser com as pessoas: nem tudo se pode fazer acompanhado por alguém ou sob o olhar atento de uma multidão, notadamente as escolhas pelas mudanças grandiosas, que vão mais que repaginar uma vida, farão germinar uma vida nova. Nisso é preciso amor… muito! Tem razão o Frejat!

Anterior Capítulo 10  Próximo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube