Autoconhecimento Coaching

Qual é a relação entre Thomas Edison, a resiliência e um objetivo claro?

Diego Trambaioli
Escrito por Diego Trambaioli
 deve ter acontecido com você, pelo menos uma vez na vida, ouvir falar de resiliência, provavelmente até te convidaram para aumentá-la, mas o que quer dizer resiliência na realidade?

Segundo o Wikipédia, em Psicologia a resiliência é definida como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, choque, estresse, entre outros e, sem entrar em surto psicológico.

Simplesmente podemos dizer que a resiliência é a arte de saber se adaptar às mudanças, transformando as incertezas em oportunidades e os riscos em inovações.

Resiliência pressupõe autoconhecimento porque quem não analisa com responsabilidade a si mesmo, dificilmente poderá conhecer o próprio potencial e os limites que precisa ultrapassar para dar sempre o melhor possível.

Tendo total consciência de suas capacidades, você poderá “recomeçar” de forma eficaz e positiva e saberá se adaptar às mudanças que o mundo atual, cada dia mais tecnológico e “interligado”, está cobrando.

Treinar a própria capacidade de enfrentar situações negativas e mudanças rápidas é a chave para alcançar os objetivos que foram determinados, encontrar um caminho alternativo que indica a saída para uma situação, aparentemente sem solução, torna-se uma capacidade fundamental para manter a concentração e saber se adaptar a qualquer mudança.

Aparentemente parece simples, mas pessoas com resiliência possuem determinadas características que na hora certa marcam a diferença.

shutterstock_1274018-2

Inventor da lâmpada: Thomas Edison.

Vamos ver mais concretamente do que estamos falando.

● Pessoas que possuem resiliência costumam abandonar a própria zona de conforto, você abandonaria?

● Pessoas que possuem resiliência sabem definir claramente os próprios objetivos, você é capaz?

● Pessoas que possuem resiliência sabem reconhecer também nas situações negativas os aspectos positivos e aprendem com a nova experiência, você sabe fazer isso?

● Pessoas que possuem resiliência acreditam com firmeza no que estão fazendo, você acredita?

● Pessoas que possuem resiliência sabem escutar, avaliar e, eventualmente utilizar da melhor forma possível tudo o que viram e escutaram, você é capaz disso?

● Pessoas que possuem resiliência acreditam totalmente na importância de se manterem sempre atualizadas e informadas para poder utilizar os próprios conhecimentos na hora certa, você acredita nisso?

● Pessoas que possuem resiliência enxergam as mudanças como uma oportunidade e não como um obstáculo desconfortável, como você enxerga?

● Pessoas que possuem resiliência são líderes de si mesma e escutam de forma ativa, você é líder e sabe escutar?

Estas são somente algumas características das pessoas que sabem tornar as dificuldades e as mudanças uma oportunidade para realizar novos sonhos e conquistar grandes sucessos, simplesmente acreditando totalmente, com firmeza na própria ação e na validade dos objetivos que se propuseram atingir.

Agora é simples entender que, ao contrário de quem é facilmente vulnerável, uma pessoa que possui resiliência sabe agir de forma proativa perante a qualquer desafio e a coisa mais positiva é que você também pode ser resiliente; você precisa conhecer totalmente suas potencialidades, saber onde você está e, sobretudo, onde você deseja chegar.

Como você pode ter percebido, uma pessoa resiliente é , portanto, o oposto de uma pessoa facilmente vulnerável, uma vez que é capaz de se adaptar e fornecer uma resposta reativa à situação atual. A coisa boa é que você, também, se quiser, pode ser resiliente. Você tem que conhecer o máximo do seu potencial, saber onde está e, especialmente, onde quer chegar.

Uma pessoa extremamente resiliente e determinada apesar dos “fracassos” deve ter sido Thomas Edison, um dos maiores inventores da história com 1093 invenções reconhecidas oficialmente, recorde ainda invicto.

shutterstock_244393174-2

Thomas Edison

Edison se tornou famoso por ter inventado a lâmpada incandescente, um dos objetos mais utilizados no mundo. A coisa não foi tão simples como pode parecer à primeira vista porque antes de chegar na versão final, Edison enfrentou uma enorme quantidade de fracassos enquanto não conseguia encontrar o material para fazer o filamento interno sem que este se queimasse na hora de acender.

Thomas tentou “somente” algumas milhares de vezes com diferentes materiais acumulando muitos fracassos, mas quando perguntavam para ele se, devido aos tantos “insucessos” não era melhor desistir ele costumava responder: “Eu não fracassei. Descobri somente 2500 materiais que não funcionam.”

Testou quase o dobro dos materiais antes de encontrar a solução representada pelo “mágico” filamento em tungsteno. Somente naquela hora viu se realizar o sonho de doar a lâmpada para humanidade.

Amigos, chegamos à nossa resposta; o que une Thomas Edison à resiliência e um objetivo claro é a própria lâmpada.

É claro que não somos todos como Thomas Edison, mas todos temos a possibilidade de escolher claramente como abordar e enfrentar as dificuldades decidindo o que fazer da nossa vida.

E você que tipo de pessoa deseja ser?

Sobre o autor

Diego Trambaioli

Diego Trambaioli

Licenciado em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade de Turim (Itália) possui o Master em Jornalismo esportivo obtido no Ateneo Formass de Milão (Itália). Master Coach Internacional formado na Escuela Europea de Coaching (EEC) associada com a International Coaching Federation (ICF) e na Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) associada com a Association for Coaching (AC), Worldwide Association for Coaching (WABC), Institute of Coaching (IOC) É certificado em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguistica (SBPNL). Tem 15 anos de experiência na área de Relações Públicas no Club Mediterranée Europe (Itália, Espanha, França e Martinica) e Road Manager na organização de eventos musicais (Malamusik Itália). Desde 2008 atua como Palestrante e Coach Pessoal e de Carreira com foco no desenvolvimento humano, realização de objetivos e melhoria continua da performance palestrando e atendendo no Brasil e na Itália.

Telefone: (11) 2269-3452 | 94545-9856
E-mail: [email protected]
Blog: www.diegotrambaioli.com
LinkedIN: Diego Trambaioli

Facebook: Diego Trambaioli
Twitter: www.twitter.com/diegotrambaioli