Autoconhecimento Coaching

5 linguagens de amor próprio

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O que você precisa para se sentir amado? Cada um de nós precisa de coisas diferentes. E, principalmente, cada um de nós precisa de algo específico quando falamos de amor-próprio.

O que eu preciso fazer para me sentir cuidada e amada pode ser diferente do que você precisa fazer.

Pensando nisso, nós do Eu Sem Fronteiras separamos cinco forma de praticar amor-próprio, sendo que todas ou apenas uma podem significar algo positivo para você. O fato é que precisamos testar e entender o que nos faz mais felizes e satisfeitos.

1 – Palavras de afirmação

Muitas vezes, quando passamos por momentos de estresse e ansiedade, algumas expressões como “você pode” ou então, “tudo vai ficar bem” são formas de te ajudar a seguir em frente.

Você já deve saber disso, mas não custa repetir: as palavras têm poder! Principalmente quando ditas em voz alta. Por que então não dizer para você mesmo: “Você está se saindo muito bem”?

Use as palavras para construir um “você” mais poderoso, com mais autoestima e seguro. Não se trate com palavras de derrota nem apontando suas imperfeições. Pois, quando você age assim, dá vazão para que outras pessoas também o façam.

Que tal escolher um frase positiva para ser o seu mantra por um dia? Repita diariamente esse exercício e faça com que o mantra aja dentro de você.

E não precisa ser nada muito elaborado. Um simples “hoje meu dia será incrível” já faz toda a diferença.

Esse exercício também te coloca em contato com sua espiritualidade e o seu ser interior, aumentando sua força diária.

Outro exercício interessante é escrever cartas de amor para você mesmo. Na verdade, não precisa ser algo romântico, mas sim uma lembrança de quem você era no momento em que escreveu aquelas palavras. Quando você a ler no futuro, perceberá o quanto cresceu e evoluiu por completo.

Mas, principalmente, reafirme que está tudo bem, que você está bem e que, no fim, tudo dará certo.

2- Atos de serviço

Sabe quando você está cansado e não quer fazer nada, mas realmente precisa fazer milhares de coisas?

O que pode te trazer conforto nesses momentos? Para alguns pessoas, tomar um chá e se agarrar no cobertor favorito pode ser a solução. Para outras, tirar alguns minutos para relaxar.

Nesses momentos, faça algo de que você realmente precise. Para algumas pessoas, ter alguns momentos para orar também ajuda a cuidar do seu interior.

Que tal então cozinhar para si mesmo? Ou então cuidar do seu espaço diário, mantendo-o limpo e arrumado para refletir como você está no interior?

Ou seja, faça algo para você e só para você!

3 – Receber presentes

Cuide de você! Do que adianta ser ótimo em guardar dinheiro se, no momento em que deseja algo, você se priva?

É claro que não precisa sair e gastar tudo que ganha, mas ser gentil consigo mesmo também significa se mimar.

Que tal comprar aquele perfume que sempre quis? Se isso vai te ajudar a se amar mais, faça!

E aquele corte de cabelo que sempre adia?

Pare de se privar! E se dê presentes!

Pare de dizer sim apenas para os outros e aprenda a dizer para você.

Se você ainda não quiser gastar dinheiro, que tal separar um pequeno orçamento para se presentear toda semana? Não precisa ser nada estupendo. Muitas vezes, comer uma fatia de bolo já é o suficiente para que você comece a ser mais gentil consigo mesmo.

E, se tem algo mais caro que poderia te ajudar, planeje-se para alcançar isso. Sabe aquele colchão que machuca as suas costas? Planeje-se para trocá-lo! Uma noite de sono mais confortável com certeza mudará o seu dia.

Crie uma poupança para o lazer. Você merece! Nunca se sinta mal por nutrir coisas boas para si mesmo.

Investir em si mesmo também é uma forma de amor-próprio. Invista na sua saúde mental e emocional, na sua saúde física… Se inscrever na academia, ir à terapia ou fazer um dia no spa… Tudo vale a pena!

4 – Tempo de qualidade

Você tem dado tempo para si mesmo? Você tem separado um tempo para explorar quem você é?

Quanto tempo passa consigo mesmo, sem telas de computadores, apenas em silêncio, refletindo?

A solitude é o tempo que você passa conhecendo a si mesmo, é um solidão bem-vinda, um tempo de qualidade com quem você é!

5 – Toque-se

É muito importante ser gentil com o seu corpo. Todo este ser que você pode tocar é o que guarda a sua alma. Ele merece ser tocado, amado e cuidado.

Seja gentil com o seu corpo e consigo mesmo.

Que tal fazer um dia de spa caseiro? Cuide da pele do seu rosto, tome um banho com todos os sabonetes possíveis, esfolie a sua pele, faça tudo que estiver ao seu alcance para se amar.

Qual dessas ações você achou que mais combina com você? Do que você mais precisa?

Vá e se dê aquilo de que você precisa, quando você precisa.


Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]