Autoconhecimento Comportamento

Reflexão: um ato de pensar e questionar sobre aspectos da vida

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A palavra “reflexão” deriva do latim “reflecto”. A partir dessa informação, a interpretação sobre essa palavra já adquire um novo significado. O sentido de refletir é o de se recurvar, como se uma pessoa abaixasse a cabeça até o peito. Uma reflexão da vida é quase isso.

O ato de refletir seria como curvar-se para dentro, olhar para o interior. Embora a descrição pareça simples, a reflexão da vida não se resume apenas ao fato de você encostar o queixo no peito e olhar para quem você é de forma superficial.

Mulher sorrindo e feliz. Ela está pensativa e olhando para o lado. Está sentada e sobre a mesa uma xícara branca com um saboroso café.

Tipos de reflexão

Antes de compreender o que é uma reflexão crítica da vida, é preciso esclarecer os sentidos que “reflexão” pode adquirir.

Na física, por exemplo, a reflexão pode se transformar em uma fórmula matemática. É possível medir a reflexão da luz em uma superfície, isto é, o quanto a luz consegue brilhar em uma superfície.

A reflexão da luz traz algumas peculiaridades, que não são pertinentes ao falarmos sobre a reflexão da vida. Enquanto a reflexão da luz pode ser medida por uma fórmula precisa, a reflexão da vida é muito mais difícil de se realizar.

Três mulheres e um homem. Todos eles estão com uma expressão pensativa. Duas mulheres estão com uma das mãos segurando o rosto e o homem e a outra mulher com uma das mãos segurando o queixo.

É por isso que, em muitos casos, a reflexão é feita com o auxílio de profissionais da psicologia. Uma reflexão psicológica é a que mais se aproxima da reflexão da vida, que terá como principal objetivo fomentar pensamentos sobre a interioridade de uma pessoa.

Você também pode gostar

Os seus pensamentos, os seus sentimentos, os seus desejos, os seus traumas e os seus medos só podem ser plenamente compreendidos por meio da reflexão psicológica. Os profissionais dessa área trarão uma análise detalhada sobre cada um desses fatores, que traduzem, de certa forma, quem você é.

Uma reflexão crítica, por outro lado, pode não precisar do auxílio de um profissional. Você pode refletir sobre si na sua casa, em um momento tranquilo, ou até mesmo em um ambiente com muitas pessoas.

Mulher de cabelos longos sentada em uma cadeira em seu escritório. Ela está pensativa, olhando para o infinito. Na mesa do escritório tem um notebook e um pote com canetas e lápis.

Reflexão crítica

A reflexão crítica é um processo essencial para as pessoas que desejam entender melhor quem elas são e o que elas buscam. É necessário pensar sobre as questões que nos rodeiam com o objetivo de compreendermos a origem dos nossos pensamentos e dos nossos sentimentos, sobre nós e sobre outras pessoas.

Um exemplo de quando a reflexão crítica deve entrar em ação é no momento em que pensamos em algo negativo sobre outra pessoa. Por que tivemos esse pensamento? Se a pessoa nunca fez nada de ruim para nós, que motivos temos para nutrir um ressentimento? Ou então, se ela fez algo de ruim para nós, por que não fomos capazes de seguir em frente?

Quatro pessoas, sendo duas mulheres e dois homens, cada um deles segurando cartazes em formato de pensamento. Ao fundo uma parede de tijolinho.

Essas questões permitem que olhemos para a nossa interioridade e analisemos a razão de pensarmos algo sobre alguém. Em outras situações, podemos usar a reflexão crítica para aprender a lidar melhor com nossos problemas, pensando se estamos agindo adequadamente ou se podemos melhorar, fazendo uma reflexão da vida.

A reflexão crítica pode ainda girar em torno de fatos e informações. Em muitos casos, somos levados a acreditar em uma informação que queremos que seja verdadeira, embora não seja. É preciso refletir sobre os pensamentos que compartilhamos, analisando cada um antes de proferi-los.

Métodos para reflexão

A partir da necessidade de elaborar uma reflexão sobre quem somos, sobre o mundo que nos cerca e sobre as questões nas quais pensamos, é possível conhecer métodos para uma reflexão da vida.

1) Separar um tempo do seu dia para fazer uma reflexão da vida

A forma mais simples de se fazer uma reflexão crítica é escolhendo um período do dia para isso. Pode ser na hora do banho, antes de dormir ou quando estiver indo de um lugar para o outro. Alguns minutos serão suficientes para que você comece a pensar sobre uma questão.

Quando estiver sozinho nessas situações, você pode pensar sobre o dia que está por vir ou sobre o dia que já passou, analisando como você agiu em cada situação, pensando sobre os sentimentos que você teve e sobre como você poderia melhorar.

Jovem pensativa sentada no chão segurando o seu notebook. Ao fundo uma imagem ilustrativa de móveis como: sofá, abajur, mesa de canto, lustres e quadro.

2) Reserve um momento para ficar completamente parado

Permanecer sem se mover é um método essencial para quem deseja uma reflexão da vida profunda. Quando você está parado, você é capaz de se concentrar somente nos seus pensamentos, sem se preocupar com o que você deve fazer a seguir.

Uma reflexão da vida feita sem se mover deve priorizar o silêncio e o relaxamento. Para ficar em paz com as suas escolhas, você pode pensar sobre elas e sobre o motivo que o levou a fazê-las. Uma atitude assim pode prepará-lo melhor para o que está por vir.

Jovem mulher de cabelos longos sentada de frente para uma grande janela de vidro. Ela está olhando para o infinito. Ao lado, um vaso com uma planta compõe o cenário.

3) Pense sobre as experiências que você viveu

Uma reflexão da vida pode se basear nas experiências que você coleciona. Em vez de pensar como cada uma delas terminou, você pode pensar sobre como cada uma mudou a sua forma de pensar ou a sua forma de ver o mundo.

Elabore algumas questões a serem respondidas nesse processo, como: eu mantenho as crenças que sempre me guiaram? Eu sou uma pessoa melhor do que era naquele momento? Existe algo que aconteceu com o qual eu não lido bem? O que eu posso fazer para melhorar os sentimentos ruins?

4) Analise os relacionamentos que você vive

Uma reflexão sobre a vida pode ser voltada para os relacionamentos que construímos com as pessoas que estão ao nosso redor. Pode ser que você esteja com alguma incerteza sobre uma amizade, sobre a sua família ou sobre um relacionamento amoroso. Vale a pena pensar somente nessas questões, por um instante.

Pergunte-se se as pessoas que o rodeiam desejam o seu melhor e se você deseja o melhor delas. Entenda como você pode ajudá-las a evoluir e quando elas fizeram isso por você. Como você julga essas pessoas? São boas companhias? Devem ser evitadas? Pense sobre isso e decida se precisa mudar algum relacionamento.

Mulher afrodescendente em sua cozinha. Ela está pensativa, segurando uma xícara de café brnaca. Ela usa óculos e uma linda camisa jeans azul clara.

5) Procure auxílio de profissionais

Ainda que você possa fazer uma reflexão da vida sem ajuda, é essencial que, em algum momento, você comece a fazer terapia. Uma pessoa não deve fazer terapia porque ela tem problemas, mas porque ela tem questões que precisam ser exploradas e investigadas.

Ao buscar uma segunda opinião sobre nossos pensamentos e sentimentos, podemos nos deparar com uma nova perspectiva, que trará um novo olhar sobre quem somos e sobre o que esperamos do futuro. Esse processo será essencial se você quiser uma análise profunda e verdadeira, feita por quem estudou para isso.

Idoso em sua sala sentando em seu sofá branco. Ele segura uma bengala e está pensando sobre a vida. Ele veste uma camisa xadrez bege e uma calça jeans azul clara.

O pensador

Uma imagem muito associada ao ato de refletir é a estátua nomeada como “O pensador”, de Auguste Rodin. A cena retratada é a de um homem sentado, com a cabeça apoiada sobre o punho. A feição de concentração que se destaca no rosto do personagem denuncia que ele está pensando.

Ainda que uma reflexão da vida possa ser feita na mesma posição que a do pensador, não há qualquer obrigatoriedade nisso. De acordo com a análise da obra, Rodin tinha como objetivo retratar o personagem Dante, na porta do inferno, pensando sobre o poema que escreveria.

Parece uma reflexão da vida um pouco diferente, não é? Pensar sobre um poema não é necessariamente fazer uma reflexão da vida, a não ser que você tenha como objetivo escrever um poema falando sobre as questões que dizem respeito a você.

De qualquer forma, a obra mantém um valor histórico e artístico que permite que o ato refletir seja sempre considerado e levado a sério como uma forma de estimular descobertas sobre nossa interioridade e sobre as melhores maneiras de agir.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]