Autoconhecimento

O autocuidado é o relacionamento que você cria com você mesma

Mulher de olhos fechados e mãos juntas ao corpo
Albina Gravilovic / Getty Images / Canva
Escrito por Joyce Muzy

“O relacionamento mais importante que todos nós podemos ter, é o que você tem com você mesmo …”

Aristóteles

O autocuidado é o relacionamento que você cria, pouco a pouco, com você mesma. Esse é o relacionamento mais importante da sua vida, pois é a base, a referência para todos os outros.

A maneira como você se cuida, o quanto você dá atenção a você mesma irá servir de parâmetro para como você se relaciona com o outro, como você se coloca no mundo e auxilia a definir os seus limites.

Quanto aos limites, tratam-se tanto dos internos, de você ter consciência de até onde você pode ir em determinadas situações, sem se agredir e também saber quando é o momento de ir um pouco mais além, saindo da zona de conforto, não dando margem para a autossabotagem, mas também dos limites externos, na sua relação com o outro, tendo autoconfiança para os momentos em que é preciso dizer não.

Com práticas de autocuidado é possível alcançar um estado de bem-estar e saúde física e emocional, que proporcionam mais qualidade de vida, autoconfiança, amor próprio e, consequentemente, uma autoestima mais elevada.

Não se trata apenas de uma rotina de skin care, não que não seja importante ou válido, mas não é só isso.

É preciso que você cultive esse relacionamento, dedicando tempo e sendo persistente. Trata-se de um processo, é um caminho a ser percorrido. Um caminho que fará com que se torne a sua melhor amiga.

Não existe uma fórmula para isso. Uma rotina de autocuidado deve ser personalizada e você pode considerar outras dimensões além da física, como cuidar das suas emoções, pensamentos, relacionamentos e espiritualidade. O importante é que seja divertido, te proporcione alegria e, principalmente, tenha um significado para você.

Você também pode gostar:

Seja gentil com você mesma.

É tão importante ser gentil com você, assim como é importante expressar a bondade para os outros.

Cuidar de si mesma é uma maneira de se conhecer, se entender, se valorizar.

Vá em frente, mime-se!

Com amor.

Sobre o autor

Joyce Muzy

Joyce Rojais Fernandes de Melo Muzy é psicóloga, CRP 06/73289, especializada em saúde mental e atenção psicossocial e em políticas públicas e socioeducação.

Possui aprimoramento em arteterapia, psicodiagnóstico infantil, ansiedade, técnicas de respiração, meditação e relaxamento, psicoterapia transpessoal e em terapia cognitivo-comportamental, além de diversos outros treinamentos na área.

É facilitadora licenciada do Programa Educação Emocional Positiva.

Psicóloga credenciada no Conselho de Psicologia para atendimento online. Realiza atendimento presencial em Águas de Santa Bárbara, SP.

Coautora dos livros: “Cuide-Se – 8 Passos para a Saúde Emocional Feminina”, “Diário da Alma Feminina”, “Mulher de Corpo e Alma”, “Conectando Pais e Filhos”.

Contatos:
Email: joycemuzy@gmail.com
Site: joycemuzy.wixsite.com/psicologia
Facebook: joycemuzypsicologia
Instagram: @joycemuzypsico
Youtube: Joyce Muzy