Autoconhecimento Comportamento

Reflexões sobre outono. Uma estação de mudanças

Mulher sentada no chão de parque com folhas de outono no chão e árvores ao fundo
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

E se você perdesse tudo o que conquistou até hoje e ficasse sem nada? É isso que acontece todos os anos, no outono, com cada uma das árvores. As folhas que cresceram e se desenvolveram durante meses se perdem rapidamente. Sobram os galhos, poucas folhagens e troncos retorcidos.

O outono pode ser entendido como uma estação que traz destruição e perda. Mas esses dois conceitos não são necessariamente negativos. A deusa indiana Kali, por exemplo, é uma figura que promove a destruição para depois reconstruir tudo aquilo que se perdeu.

A estação do ano caracterizada por folhas caídas é, neste sentido, uma oportunidade de mudar o que estava definido e recomeçar. Os recomeços não precisam ser reservados para o começo de um novo ano. A chegada do outono também é uma oportunidade para crescer e evoluir.

Folha de outono em foco

Além disso, o outono pode ser interpretado como um período de transição entre o calor do verão e o frio do inverno. É quando a natureza está se reorganizando para receber condições diferentes de clima, de temperatura e de crescimento. O que isso pode nos ensinar?

Mesmo que as árvores percam as folhas de forma abrupta, o verão ainda precisa de mais tempo para se recompor. A transição do passado para o futuro precisa de um presente com compreensão, paciência e respeito. É preciso respeitar o próprio tempo para se adaptar ao novo e para aceitar olhar para os galhos e não ver as folhas em cada um deles.

Cachorro deitado em folhas de outono visto de frente

O outono pode ser uma inspiração para incorporar mudanças nas mais variadas situações da sua vida. A seguir, você vai encontrar uma série de reflexões sobre situações com as quais você pode estar lidando. Respire fundo, prepare um chá e abra sua mente!

1) Mudança de casa

Cabana no meio da floresta no outono

Como os pássaros, que precisam construir os ninhos em locais mais protegidos quando as árvores estão sem folhas, mudar de casa pode ser uma solução.

Mudar de casa nem sempre é um processo agradável. São muitos itens para embalar e para comprar, além de redefinir o endereço para empresas e para familiares. No entanto é uma mudança que pode vir para melhor: novas energias no ambiente e um novo local para criar raízes.

2) Mudança de emprego

Estrada com folhas de outono no chão e árvores coloridas dos dois lados

Por mais difícil que seja sair de casa nos dias nublados e frios, estes momentos são essenciais para que voltem os dias azuis. Os desafios de um novo emprego sempre levam a algo melhor.

Se você está começando em um novo trabalho, não tenha medo de fazer perguntas, de mostrar os seus pontos fracos e de aprender a partir disso. Os momentos que parecem nebulosos te conduzirão para a fase em que tudo estará iluminado e radiante.

3) Começo de um relacionamento

Casal abraçado em floresta com sol entre as árvores

As folhas de uma árvore só surgem depois de um logo período de crescimento. Viver com outra pessoa é preparar os galhos para receber os frutos quando estiverem maduros.

Começar a vida com outra pessoa é um período de descobertas e de embate. Muitas vezes, ao nos depararmos com diferentes formas de ver o mundo e de pensar, acabamos nos sentindo distantes da outra pessoa. Mas é isso que deve nos aproximar: a harmonia da diferença.

4) Fim de um relacionamento

Mulher com roupas de frio olhando entre galhos

Perder todas as folhas de uma hora para a outra é necessário para que novas possam crescer. O fim de um namoro é só o começo de uma nova vida.

Quando um relacionamento termina, sentimos que nada será como antes ou que perdemos tudo o que demoramos tanto para conquistar… A verdade é que nós sempre podemos nos reconstruir e nos recriar, com ou sem uma pessoa ao nosso lado. Aproveite a oportunidade para se fortalecer.

5) Chegada de filhos

Bebê em pé em ponte com mato dos lados e lago ao fundo

A chegada do outono marca a transição entre a vida que era antes e a vida que será. Com os filhos, o futuro é sempre uma surpresa empolgante.

Uma criança sempre muda a vida de uma pessoa. É um evento que exige preparação, cuidado e muito amor. É hora de incorporar a maternidade ou a paternidade na pessoa que você sempre foi e criar galhos cada vez mais fortes para sempre apoiar seus filhos.

6) Preparativos para uma viagem

Diversos mapas abertos um em cima do outro vistos de cima

Entregar-se ao desconhecido traz aprendizado. É o que podemos observar com as folhas que crescem mais fortes depois de as sementes se fortalecerem no outono.

Se uma viagem está cada vez mais perto de se concretizar, tenha em mente que você precisa se despir de tudo o que você viu antes. Aproveite para viver esta experiência de forma livre e responsável, permitindo que o vento flua pelos seus pensamentos e pelo seu corpo.

7) Novas amizades

Quarteto de amigos fazendo selfie felizes

Libertar-se do passado é o que nos permite caminhar em direção ao futuro. Ao lado de novos amigos, é ainda mais fácil.

Construir novas amizades pode ser um desafio, principalmente para pessoas introvertidas. No entanto este é um processo essencial para trazer novas flores para a sua vida, com a certeza de que os galhos estarão firmes e fortes para receber todas as novidades.

8) Novos estudos

Livro aberto com folha de outono em cima

Quando tudo parece escuro e cinza, o conhecimento é o que irá te permitir saber que no futuro as flores ressurgirão.

Dedicar-se aos estudos é um projeto de vida, é o que estimula o conhecimento sobre diferentes formas de pensar, de viver e de agir, é o que liberta uma pessoa da ignorância e o que permite que ela veja além. Não é porque o dia está cinza que o sol nunca mais irá aparecer.

9) Descoberta de uma habilidade

Mão segurando celular tirando foto de folha de outono no chão em meio a grama

Não é possível conhecer a essência de uma árvore quando ela está coberta por flores. É no outono que sabemos como as coisas realmente são.

Muitas vezes não nos permitimos explorar nossas habilidades. Nos preocupamos em manter o que já construímos, recusando qualquer tipo de mudança. O outono deve te inspirar a inovar e a renovar para que você investigue o que existe dentro de você, mas ainda não foi descoberto.

Você também pode gostar

10) Processo de autoconhecimento

Mulher jogando folhas de outono

Conhecer quem somos exige que nos libertemos de tudo o que nos enfeita, mas que não nos representa verdadeiramente. Deixe suas flores caírem e mude.

Um processo de autoconhecimento sempre dará algum tipo de dor e de desapego. É preciso deixar o passado ir embora, depois de ser confrontado por ele. É preciso ter esperança de que novas flores virão e de que elas podem ser ainda melhores do que antes.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]