Autoconhecimento

Relações pessoais que não favorecem o crescimento pessoal

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O ser humano viveu desde seus primórdios em grupo, e guiou seu comportamento em prol da convivência. Nunca estamos sozinhos, e para viver bem com as outras pessoas devemos nos portar de uma maneira “comum” e cabível ao ambiente em que estamos.

Cada um de nós tem uma personalidade original que nos coloca como indivíduos únicos.

Essas características pessoais são resultado de uma interação entre biológico e externo, o que a biologia denomina como genótipo (disposição dos genes no DNA) e fenótipo (fatores como habitat, convivência etc.).

Por conta disso, nossos pensamentos e atitudes são sempre influenciados por aquilo que vem de fora, seja algo que vemos, ouvimos ou presenciamos e entre todas essas experiências estão as pessoas que nos cercam, também cada uma com suas ideias e atitudes individuais.

Relações Humanas

Todos precisamos nos relacionar com outras pessoas em diversos níveis. De familiares muito próximos a colegas de trabalho, cada um tem sua parcela de colaboração em nossa formação.

O bom relacionamento se mostra possível quando ambas partes mostram-se presentes com seus ideias porem flexíveis, considerando que os seres humanos estão em constante transformação e que as particularidades da vida pessoal de cada um devem ser respeitadas e levadas em conta.

As mudanças

Metamorfose ambulante foi como Raul Seixas se descreveu. Este termo pode definir quase que todos nós. A transformação é algo constante em nossas vidas, cada novo olhar, novo cheiro, novo passo que se dá nos traz novas sensações e experiências que vão, aos poucos, incrementando a nossa bagagem e nos fazendo diferentes, às vezes melhores, às vezes piores, entretanto, não como antes.

Mudar pode ser bom ou não. Quando desejada a mudança vem como conquista, quando inesperada deve ser percebida como positiva ou negativa.

Quando mudamos por vontade própria os objetivos são traçados e as metas se tornam incentivo para tal. É importante neste momento reconhecer aquilo que se deseja e trilhar caminhos realistas para a sua conquista e crescimento pessoal.

Seu caminho

Durante seu caminho, as pessoas estarão sempre lá. Em casa, no trabalho, na academia e em todos os outros lugares, nunca estamos sozinhos, em nossas tarefas e desafios, por mais pessoais que sejam, também não.

É natural do homem opinar e observar a vida alheia, portanto, é comum estarmos engajados em um projeto ou ideia e receber comentários diversos mesmo daqueles que não estão envolvidos.

Tratando-se de motivos pessoais, cabe avaliar o quanto a opinião alheia deve afetar suas escolhas.

O primeiro passo é perceber a relevância daquele que interfere em sua vida. É um parente? Um amigo de longa data? Alguém conhece realmente seus valores e história de vida ou alguém que aparece sem ser chamado?

O seu crescimento e evolução depende não só de você, mas também dos outros. Mas não de quaisquer outros. Quando você resolve mudar, é necessário apoiar-se em pessoas experientes e confiantes e também eliminar relações que tornem seu avanço mais difícil.

Estrutura

Para tomar alguma iniciativa diferente você deve estar fortalecido consigo mesmo, com boa autoestima e segurança. Para que isso seja possível não deixe que nenhum relação que te coloca para baixo seja presente em sua vida.

shutterstock_29021326Isso significa eliminar relacionamentos pesados, motivos de preocupação e pessoas que limitem suas emoções.

Muitas vezes estamos envolvidos em relações abusivas ou repreensivas sem perceber. Isso atrapalha muito seu desempenho e determinação em cuidar de si próprio por apostar suas fichas e forças na felicidade alheia, deixando de lado a sua.

Transformar sua vida é, primeiramente, um passo seu. Não crie amarras pelos outros e não deixe que opiniões irrelevantes te desencorajem ou lhe façam menos.


Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]