Biblioteca Online Maternidade Consciente Universo Feminino

Livros e filmes para ler antes de decidir ser mãe

Chega uma época da vida que a maioria das mulheres pensa em realizar seu grande sonho: ser mãe! Mas, ainda que a vontade exista, muitas vezes elas se sentem inseguras por não saber se realmente é o momento certo. Afinal, o nascimento de uma criança vai mudar muita coisa em sua vida.

Então, para as futuras mamães, listamos 11 filmes e livros que irão ajudar a esclarecer algumas dúvidas:

Livros

1. Quero mesmo ser mãe?

Ter um filho deve ser uma decisão consciente em conjunto com seu parceiro. O livro aborda temas como instinto materno, relógio biológico, necessidades e investimentos ao planejar ter um bebê, a vida do casal após ter um filho, além de outras mulheres que decidiram ou não ser mãe.  Psicólogos, pediatras, sociólogas e obstetras também discorrem sobre o assunto.

Capa do livro "Quero mesmo ser mãe?" dos autores Renata Freitas, Maristela Tesseroli  e Valeria Forner.
Disponível na Amazon / Editora Papirus

2. O que esperar quando você está esperando?

Tá, agora que você descobriu que vai ser mãe, o que fazer? O livro reúne dicas sobre a escolha do seu médico,  pré-natal, qual o tipo de parto seria a melhor escolha para você, sexo durante a gestação, principais cuidados, além de um capítulo dedicado ao papai.

Capa do livro "O que esperar quando você está esperando" dos autores Renata Freitas, Maristela Tesseroli  e Valeria Forner.
Disponível na Amazon / Editora Record

3. O Livro da maternagem

O livro é dividido em dois capítulos: os cuidados que os pais devem tomar durante a gravidez e na infância da criança.

Capa do livro "O livro da maternagem" da autora Dra. Relva.
Disponível na Amazon / Editora Schoba

4. Minha gravidez e meu bebê

Este livro é como um guia, ele mostra desde os cuidados que as gestantes devem tomar durante a gravidez até quando o bebê completar três anos de idade. São abordados assuntos como a lista de compras, calendário de gravidez, informações relevantes para a saúde da mãe, entre outros que vão ajudar os papais de primeira viagem a desenvolver as tarefas e se prepararem com tranquilidade.

Capa do livro "Minha gravidez e meu bebê" dos autores Mariano Tamura e Luiz Vicente Ribeiro.
Disponível na Amazon / Editora CMS

5. Maternidade e o encontro com a própria sombra

Ter um filho exige imensa responsabilidade e gera grandes impactos na vida da mãe. Este livro convida as mamães a refletirem sobre esse assunto.

Capa do livro "Maternidade e o encontro com a própria sombra" da autora Laura Gutman.
Disponível na Amazon / Editora BestSeller

6. Parto ativo

O livro fala sobre o parto normal e suas variações comuns, onde não são necessárias intervenções obstétricas. Ele também traz histórias de mulheres que se prepararam nessa questão e depois passaram por complicações ou tiveram necessidade da ajuda de medicamentos para aliviar a dor.

Capa do livro "Parto Ativo" da autora Janet Balaskas
Disponível na Amazon / Editora Ground

7. Origens mágicas, vidas encantadas

O livro é um manual com intuito de formar não apenas pais conscientes, como também homens equilibrados para viver de forma harmônica em sociedade. O conteúdo analisa a vida sob três pontos de vista diferentes: fisiológico, psicológico e espiritual.

Capa do livro "Origens mágicas, vidas encantadas " dos autores  Deepak Chopra,  David Simon e Vicki Abrams.
Disponível na Amazon / Editora Rocco

Filmes

8. Não sei como ela consegue

O filme mostra a divisão da vida de uma mulher entre carreira, marido e os filhos. Além disso, relata os conflitos sentimentais e pressões pessoais que a personagem principal enfrenta. “Não sei como ela consegue” está disponível no Youtube e na Prime Video.

9. O pequeno Nicolau

Nicolau é um garoto mimado, filho único, que ao saber que existe a possibilidade de ter um irmão, elabora planos para continuar sendo o único filho da casa. O filme pode ser assistido no Youtube.

10. Se eu fosse você 2

É indicado que o casal assista ao filme juntos. Durante o longa, o homem vive as sensações que a mulher sente durante a gravidez e a mulher se coloca no lugar do homem. Garantia de risadas! Você pode conferir este filme na plataforma de streaming Prime Video ou alugar no Google Play.

11. A filha perdida

Esse arrebatador romance de Helena Ferrante retrata as férias de Leda, que viaja sozinha e se pega refletindo sobre o seu papel de mãe e revisitando seu passado ao cruzar com uma família hospedada nas proximidades. Ao longo da trama, acontecimentos diversos e a relação entre uma jovem mãe com a sua filha acabam tornando o momento de solitude de Leda em momentos de autorreflexão a respeito dos sacrifícios que uma mãe faz pelos filhos e da culpa materna. A Filha Perdida é um filme original da Netflix.

Alimente a sua escolha e torne-a mais leve

É sempre bom lembrar que a maternidade — ou a não maternidade — é uma escolha que você pode fazer com leveza, desde que saiba explorar suas vontades, expectativas e, principalmente, analisar todas as facetas que acompanham inevitavelmente a escolha de ser mãe. Tire o tempo que precisar e continue pesquisando, se informando, coletando relatos e se aprofundando nesse universo para alimentar a sua escolha, seja ela qual for.

Você também pode gostar

Gostou do artigo? Compartilhe para que nossas recomendações possam chegar a mais pessoas!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br