Autoconhecimento

Reprograme a sua mente em 5 passos

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os estudos sobre Programação Neurolinguística (PNL) ganharam força nos anos 70, graças ao estudante de psicologia Richard Bandler e o professor de linguística John Grinder, ambos da Universidade de Santa Cruz (Califórnia-EUA).

Segundo essa metodologia nossas atitudes são influenciadas por uma rede interna de pensamentos e emoções. Para reprogramar esta rede devemos entender nosso jeito de agir. Quem adota esta técnica aprende a aperfeiçoar suas capacidades e recebe incentivo para isso.

A Programação Neurolinguística pode ser usada no âmbito pessoal e no profissional. Confira aqui 5 passos para reprogramar sua mente em um mês.

  • Não fale expressões negativas

A reprogramação mental começa pelo vocabulário. As palavras atraem e quando você diz a todo instante “não sou capaz”, “nunca vou conseguir”, “isso não é pra mim”, “estou condenado ao fracasso”, tudo isso se torna verdade e você se acostuma. Se policie para tirar palavras e expressões negativas do seu vocabulário.

  • Evite as hipóteses

Quantas vezes você já falou “e se”? Muitas, não é mesmo? Tal expressão é um terreno fértil para dúvidas e estagnações. Claro que ninguém está livre de ter dúvidas, porém, em determinados momentos, elas ganham tanta força que tiram nosso ânimo para lutar. Aja sempre e se você errar aprenda com os erros e siga em frente.

  • Diminua os superlativos

Esta é uma dica importantíssima para sua vida, para entendê-la, repita milhões de vezes, nada de superlativos. As expressões “importantíssimo”, “milhões de vezes”, “péssimo”, “certíssimo” são figuras que intensificam uma característica. Elas devem ser evitadas porque tiram a real dimensão de um assunto ou situação.

  • Tenha uma motivação para cada dia

Ao enviar um e-mail de trabalho com o título “importantíssimo” você pode gerar uma tensão por algo que já era previsto e já com um plano de ações para ele. Já nos relacionamentos familiares e amorosos, a frase “já falei milhões de vezes” passa a impressão que você não faz outra coisa a não ser contabilizar os erros alheios.

Quando for ao banheiro, logo após acordar, se olhe no espelho e diga como quer que seja o dia. Diga coisas do tipo “eu vou dar o meu melhor”, “hoje eu vou ser mais tolerante”, “hoje eu vou relaxar e me divertir”. Diga tudo isso confiante, nada de “se eu…”.

  • Aprenda a arte da gentileza

Quando você é gentil, o maior beneficiado é você. Quem aprende a ser gentil conhece a sua essência e a do outro. Comece com você mesmo e veja como será fácil ser com todos a sua volta.

Você também pode gostar

Nada é difícil de fazer, certo? Aplique as propostas em seu cotidiano hoje mesmo! Conte-nos se teve alguma dificuldade e o que melhorou.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br