Saúde Integral

A vida sem smartphone

Family Generations Picnic Togetherness Relaxation Concept
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Checar as redes sociais antes mesmo de se levantar da cama é uma rotina para os usuários de smartphone. Não desgrudar do celular pode parecer apenas uma infeliz casualidade, mas em alguns casos isso pode se tornar um vício perigoso.

Claro que esses produtos facilitaram a nossa vida em muitos quesitos, temos mais agilidade nas informações, podemos tirar dúvidas a qualquer momento nos mecanismos de busca, surgiram novas profissões e outras infinidades de benefícios vieram com a era digital.

Mas, como tudo na vida tem o seu lado ruim, uma pesquisa realizada pela Flurry, empresa de análise de aplicativos, indica que mais de 280 milhões de pessoas no mundo abrem seus aplicativos no celular mais de 60 vezes por dia e são consideradas viciadas. O que ainda é mais preocupante é que esse índice cresceu 60% em relação ao ano passado. Se você faz parte da estatística e quer mudar esse cenário, aí vão seis dicas que podem ajudar a perder esse vício:

  • Compre um despertador

Deixe seu celular desligado durante a noite, evitando que as notificações o acordem e obriguem a visualizá-las. Além de garantir uma noite  melhor de sono, mexer no celular não será a primeira tarefa do seu dia.

  • Comece devagar

Se você deixar de usar o celular de uma hora para outra, o processo pode não dar certo ou ser no mínimo muito sofrido, então comece aos poucos. Reduza semanalmente o uso até que chegue no nível que você deseja.

  • Deixe as notificações no silencioso

Toda vez que o seu celular faz um barulho de notificação você larga tudo o que está fazendo para ver o que é, então deixe tudo no silencioso. Assim, você poderá definir horários para mexer no celular.  

  • Use somente nos intervalos

Enquanto estiver estudando, no trabalho ou comendo é recomendado que você não mexa no celular. Para não perder o foco naquilo que está fazendo, é recomendado que você utilize apenas nos intervalos das tarefas.

  • Tire férias do celular

Nos momentos de lazer tire férias também dele, use esse tempo para curtir a praia, campo, sair com os amigos, assistir a um filme, ler um livro e não deixe que o celular o atrapalhe.

  • Dê atenção para quem está perto de você

A pior coisa que pode acontecer durante uma conversa é a outra pessoa estar focada no celular e não dar a mínima para aquilo que você está falando. Aproveite os momentos, dê a devida atenção para seus amigos, familiares ou a quem está por perto de você.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]