Energia em Equilíbrio

Ritual para o Equinócio de primavera

Borboleta marrom numa flor rosa.
Boris Smokrovic / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No equinócio, os Hemisférios Norte e Sul encontram-se igualmente iluminados pelo Sol. A própria palavra “equinócio”, é uma tradução do latim para “aequus” e “noxs” que significa “noites iguais”. Nesse momento do ano, o Sol atravessa a Linha do Equador, e o dia e a noite têm igualmente 12 horas de duração. Portanto o equinócio de primavera é definido como o instante em que a órbita solar cruza o Equador Celeste. E, a partir daí, os dias passarão a ficar mais longos, e a temperatura do Hemisfério em questão, cada vez mais quente.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o equinócio de primavera é celebrado entre os dias 20 e 24 de setembro. Ele marca o fim do inverno e o início da primavera, época em que as cores e os sons da natureza ressurgem e a vida se renova, lembrando-nos que, por mais rigoroso que seja o inverno, o Sol sempre voltará a brilhar.

As celebrações do equinócio de primavera remontam a épocas muito antigas. Povos pagãos, como os celtas, celebravam a passagem do inverno para a primavera com oferendas para a deusa da fertilidade. Afinal, a primavera representava o renascimento da flora e da fauna, época em que as sementes voltavam a germinar e os alimentos não seriam mais escassos.

O Ritual de Ostara: o equilíbrio entre a energia do Sol e da Lua

Ostara é a deusa da fertilidade, do renascimento e da renovação em diversas mitologias, como a nórdica, a celta e a germânica. No Ritual de Ostara, celebra-se o equilíbrio entre as forças da natureza, dado que o equinócio é o momento exato em que os opostos estão em sintonia e as energias se complementam.

Ostara é o maior símbolo da primavera, e, como nessa estação do ano os animais retomam suas atividades ao ar livre, isso também influenciaria o fluxo de energia da Terra. Portanto devemos aproveitar para celebrar o redespertar da natureza e espalhar bons sentimentos para que a vida continue florescendo com vigor.

O equinócio de primavera pode ser visto como uma oportunidade de renovação, de deixar para trás as dificuldades e manter os pensamentos positivos e alegres com a chegada na nova estação! Esse é um momento de harmonia, esperança e cura, sendo ideal para realizar rituais em busca da prosperidade.

O Ritual de Ostara é sobre tudo isso! Equilíbrio, harmonia, beleza e alegria. Com a chegada da primavera, aproveitamos para celebrar a beleza da vida e agradecer à mãe natureza por mais esse ciclo que se inicia.

Tulipas coloridas.
Gábor Juhász / Unsplash

Os principais símbolos do Ritual de Ostara são as flores, os ovos coloridos e o leite. A seguir, entenda mais sobre esses elementos dentro do ritual.

Os símbolos de Ostara

Os ovos

Simbolizam a fertilidade. No ritual, as cascas dos ovos são pintadas de várias cores, desenhos, símbolos e formas, e os ovos são colocados em um altar para adoração. As cores tradicionais para homenagear Ostara são principalmente o dourado e o amarelo – as cores solares sagradas. Depois são feitas orações, e os ovos são jogados em uma fogueira ou enterrados em oferenda à deusa, que trará fertilidade para a nova estação.

As flores

São o maior símbolo de Ostara, pois é na primavera que elas desabrocham e mostram suas cores. As flores representam a renovação, o ciclo da vida e a beleza da natureza. Recomenda-se colhê-las e dispô-las em um altar. Também é costume fazer bolos usando como ingrediente principal o mel e oferecer à deusa, colocando-os no altar e depois na natureza.

O leite

Representa a nutrição da deusa, pois é o alimento essencial para o desenvolvimento da vida, sendo fonte de renovação. Para atrair boas energias para a sua vida, ofereça um jarro de leite a Ostara, deixando-o no mesmo altar junto com os demais símbolos. Depois você pode se banhar do pescoço para baixo com o leite, ou ainda regar as plantas e os canteiros de sua casa, para atrair boas energias e alegria para o seu lar.

O Ritual de Ostara pode extrapolar as antigas tradições, cabendo muito bem em nossa cultura. Aproveite o equinócio de primavera para colher ou comprar flores para decorar sua casa. As flores trazem alegria e um frescor aos ambientes. Aproveite também essa época para se conectar à natureza, plantando flores ou alguma planta de sua preferência.

Você também pode gostar

Em relação aos ovos, exercite a criatividade e realize uma atividade lúdica com as crianças, com o intuito de reunir família. Decore as cascas, pintando-as de, amarelo e dourado (as cores de Ostara, como já dissemos), além de verde, laranja, rosa e outras cores bem bonitas e vibrantes. Se preferir, apenas use as cascas de ovos como adubo para fortalecer suas plantas e agradecer à primavera pela sua generosidade e beleza.

Celebrar a primavera é celebrar a renovação da vida! O intuito deste e de outros rituais do equinócio de primavera é ter a oportunidade de se conscientizar do espetáculo que é a vida e agradecer pela nova estação. É também um lembrete para nos reconectarmos com a natureza e elevar a nossa espiritualidade. Comemore a chegada da primavera de diferentes formas. Encontre aquela que faça mais sentido para você e dê boas-vindas à estação das flores!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br