Convivendo

Seja saudável no escritório

Healthy business lunch in office top view, vegetable salad bowl with wooden cutlery on white wooden desk and notepad with pen. Organic meal, red apple and orange juice. Snack at break time.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ter uma alimentação balanceada é difícil. Para quem trabalha fora é um desafio ainda maior. O almoço é um sanduíche calórico e os lanches são salgadinhos e bolachas doces. E o que falar de trabalhar o dia todo sentado na frente do computador? Quilos a mais, falta de disposição, dores e visão prejudicada são problemas comuns em várias profissiões. Você também está nessa? Com essas seis dicas você verá como é fácil ser saudável no escritório.

Ventile o local

Uma rotina saudável no escritório começa por aí. Deixe as janelas abertas até no inverno para não disseminar vírus da gripe e resfriados. Trabalhar em um local ventilado também é ótimo para se sentir mais vivo. Quem nunca se sentiu melhor após sentir um ventinho fresco no rosto?

Deixe tudo arrumado

Você se sente perdido em um lugar bagunçado? Imagina então trabalhar nessas condições. Deixe na mesa apenas o que for necessário.

Não se esqueça da água

O que tem de gente que se esquece de beber água… Nem precisamos dizer que isso é péssimo, não é? Um corpo hidratado funciona corretamente, por isso, beba no mínimo 1 litro de água diariamente. Deixe uma garrafa na mesa e se for preciso, cole um post-it no computador para se lembrar.

Cuidado com a postura

Saiba como é a postura correta:

  • Deixe os pés apoiados no chão;
  • Costas no encosto da cadeira;
  • Ombros e cotovelos relaxados formando um ângulo de 90º.

Faça pausas

Levante-se a cada 60 minutos para esticar as pernas e espairecer. Faça alongamentos e se na empresa tiver sessões de ginástica laboral não fuja delas.

Almoce e faça lanches saudáveis

Comer bem faz bem ao corpo e aumenta a produtividade. Uma ótima ideia é levar uma marmita saudável para o trabalho com carboidratos bons (arroz integral, batata-doce, mandioquinha e mandioca), verduras e legumes, proteína magra (peixe, aves, ovos e soja).

Para a sobremesa e lanche, invista no morango, kiwi, pêssego, uva e frutas oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas), pois turbinam o cérebro. Frutas desidratadas e barra de cereais também são boas ideias.

Trabalhar é preciso e se cuidar é fundamental. Veja mais dicas de bem-estar.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]