Autoconhecimento Coaching

Como organizar seu dia de trabalho praticando GOLF

Diego Trambaioli
Escrito por Diego Trambaioli



Sei que parece estranho, mas o GOLF pode mudar sua rotina profissional, acredita em mim?

Já deve me conhecer um pouco, parece que venha de outro planeta, gosto de brincar, mas agora estou falando sério: prestar atenção no GOLF fará uma grande diferença no seu dia a dia.

Vou te contar uma rápida história de um conhecido: toca o despertador, rapidamente ele levanta, toma café correndo (quando toma…) pula no carro e enfrenta 60 minutos de trânsito antes de chegar no escritório onde encontra colegas, um monte de papeis e dezenas de e-mails esperando por ele, mas de repente, eis a surpresa: o relógio indica as 18h30 e ele nem faz ideia de onde sumiram as 11 horas que passou trabalhando, pior ainda, está se sentindo insatisfeito porque precisava fazer muitas coisas que continuam lá esperando na mesa e no correio eletrônico. O fato é que o dia passou e ele tem a sensação de que concluiu pouco ou nada. Fale a verdade, você conhece alguém assim? Talvez muito intimamente?

Pois chegou a hora de relaxar e se dedicar ao GOLF.
A palavra GOLF é um acrônimo inglês que indica os quatro elementos fundamentais que Dean Jackson, um dos fundadores de “I love marketing”, sugere para as pessoas que desejam organizar de forma melhor o dia de trabalho. Vamos conhecer esse método? Me acompanhem por favor.

G como Goal ou seja, objetivo. O primeiro e maior erro que podemos fazer é deixar de definir exatamente nosso objetivo. O segundo erro é de definir muitos objetivos.

O método GOLF pressupõe a definição de um único objetivo (não 2, 3, 10 ou 100), claro e possível (lembra das técnicas para validar objetivos?), portanto, quando chegar no escritório decida o que precisa fazer e … faça! Lembrando que ter um objetivo claro e motivador nos protege da tentação de procrastinar, portanto, faça e, sobretudo, faça da melhor forma possível.

O como Optimal environment ou seja, ambiente ideal. Muitos lugares de trabalho são barulhentos e facilitam a distração, mas isso não pode ser uma desculpa porque mesmo assim “construir seu ambiente ideal depende de você. Chega cedo no escritório, execute logo as tarefas que pedem maior dedicação e esforço para aproveitar da melhor forma possível a primeira hora de grande energia e determinação.

shutterstock_242870617Tem muito barulho onde você trabalha? Pode limitar esse problema utilizando um fone para escutar um som que facilite sua concentração e, quando precisar ficar sozinho, procure uma sala (nem pense em falar que não tem nenhum lugar tranquilo em todo o prédio) onde poder pensar e atuar com mais tranquilidade.

Ultimo e fundamental detalhe: antes de deixar o escritório, deixe sua mesa de trabalho em ordem porque lembre-se que quem estará lá cedo pela manhã o dia seguinte é você mesmo.

L como Limited distractions ou seja, poucas distrações. Responda sinceramente: o quanto você evita se distrair no horário de trabalho? Cuidado porque tenho o poder de ler na sua mente.

Está querendo me dizer que sabe fugir de internet, das pessoas que a cada cinco minutos querem bater um papo com você, do celular que com as dezenas de notificações nunca para de tocar e sobretudo dos pensamentos “que falam alto” e que em alguns dias parecem cutucar sem lhe deixar sossego?

Se você evita todas essas tentações meus parabéns, amaria que me falasse como consegue.

Organizar de forma eficaz o seu dia significa ter consciência que essas distrações são poderosas e, consequentemente, tomar as medidas certas para limitar os efeitos negativos delas e criar seu ambiente ideal.

Para evitar a ameaça de internet existem extensões que bloqueiam as distrações que com certeza você deve conhecer e quanto ao celular a melhor opção é silenciá-lo sobretudo quando está executando aquela tarefa fundamental para o seu bom desempenho diário.

E o que fazer com o colega que toda hora vem no seu escritório querendo conversar? Neste caso o poder da conversa previa é garantido: explique que você estará ocupado durante um tempo determinado e saiba dizer “agora não posso” quando realmente não pode.

Diego, e com os pensamentos como posso me comportar? Para isso existem inúmeras técnicas que vão da organização mental até a meditação e que, com certeza, teremos oportunidade de aprofundar.

F come Fixed time ou seja duração predeterminada. Os mestres da produtividade recomendam fazer uma To Do List, mas muitas vezes esquecem de dizer que é fundamental colocar uma duração e um prazo para cada tarefa.

Determinar a duração irá melhorar nossa performance (lembra da urgência?), enquanto estabelecer um prazo tornará o objetivo real e concreto. Inicialmente fazer isto pode resultar desanimador porque raramente conseguimos fazer o que precisamos ou desejamos fazer no tempo determinado, mas garanto que pouco a pouco produtividade e foco aumentarão sensivelmente.

Portanto, além de estabelecer sobre o que vai trabalhar, determine também quanto tempo vai demorar porque isto vai potencializar sua eficácia.
Agora pergunto vale a pena aprender a jogar a GOLF?  Não precisa responder logo de cara, experimente e me diga se funciona, combinado?

Por gentileza, chegou a hora de fechar a janela de internet, silenciar seu smartphone, procurar criar o ambiente ideal e jogar a sua primeira bola do dia de trabalho… Sei que você vai ganhar!

Abraço e bom jogo!

Sobre o autor

Diego Trambaioli

Diego Trambaioli

Licenciado em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade de Turim (Itália) possui o Master em Jornalismo esportivo obtido no Ateneo Formass de Milão (Itália). Master Coach Internacional formado na Escuela Europea de Coaching (EEC) associada com a International Coaching Federation (ICF) e na Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) associada com a Association for Coaching (AC), Worldwide Association for Coaching (WABC), Institute of Coaching (IOC) É certificado em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguistica (SBPNL). Tem 15 anos de experiência na área de Relações Públicas no Club Mediterranée Europe (Itália, Espanha, França e Martinica) e Road Manager na organização de eventos musicais (Malamusik Itália). Desde 2008 atua como Palestrante e Coach Pessoal e de Carreira com foco no desenvolvimento humano, realização de objetivos e melhoria continua da performance palestrando e atendendo no Brasil e na Itália.

Telefone: (11) 2269-3452 | 94545-9856
E-mail: [email protected]
Blog: www.diegotrambaioli.com
LinkedIN: Diego Trambaioli

Facebook: Diego Trambaioli
Twitter: www.twitter.com/diegotrambaioli