Energia em Equilíbrio

Rituais de Mindfulness

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quantos dias não passamos de forma automática e, quando menos percebemos, uma parte da vida se foi sem aproveitarmos direito? Uma das maiores causas disso é focar a mente no futuro, o que gera ansiedade e uma automatização dos seus hábitos que acontecem agora, no presente. Por isso o mindfulness, que é uma técnica de atenção plena, foca no agora, em como voltar a sua atenção para o que realmente importa e viver de forma plena.

Veja abaixo alguns rituais de mindfulness que podem ajudá-lo a focar a sua mente no momento presente. Rituais não são atos complicados e ligados necessariamente a algum tipo de religião ou culto. Rituais são atos que você pode inserir no seu dia a dia para criar novos e saudáveis hábitos para a sua vida.

Alguns minutos sentado

Ao acordar, sente no chão e sinta o seu corpo. Respire lentamente e aproveite para se alongar. É uma forma fácil e simples de começar o dia com foco no agora e sentindo o seu corpo, para que ele não fique o dia todo funcionando apenas de forma automática.

Escove os dentes

Escovar os dentes todos fazem, mas normalmente pensando em outras coisas. Aproveite esse momento e foque a sua mente no ato de escovar. Perceba cada dente sendo escovado e o movimento que você faz com a escova. Perceba o gosto da pasta de dente, o enxágue na boca. São nesses pequenos atos que percebemos como fazemos muitas coisas no piloto automático. Saia do modo automático começando por esses pequenos atos.

Se alimente com calma

Nas refeições, desligue a TV, o rádio, o celular e deixe de lado qualquer coisa que possa tirar a sua atenção. Seja uma revista, um tablet ou livro. Concentre-se no que está comendo e sinta o gosto de cada mordida. Não deixe que informações externas interfiram nesse momento. Redescubra como é bom se alimentar de forma consciente.

Lave a louça

Se você estiver comendo em casa, lave a louça logo após a refeição. Continue no estado mental de concentração e sinta a água, a espuma, e lave a louça sem pensar em outros assuntos. Concentre-se no agora. Esse é o único momento que realmente existe para ser vivido.

Beba chá

Beber chá em muitas culturas pelo mundo está ligado a um ritual de calma e respeito. Experimente preparar um chá e tomá-lo em silêncio. Se estiver com companhia, converse com ela, mas sem esquecer do que você está tomando. O chá é uma bebida que foi feita para ser tomada sem pressa.

Ande devagar

Ao caminhar, não faça isso com pressa. Ande devagar e repare em tudo ao seu redor. Observe as pessoas passando, ouça os barulhos que vão se misturando no ambiente, contemple a paisagem. Você vai ver como a cidade é muito mais interessante quando você para e repara nela de verdade.

Leia em silêncio

Escolha um momento do dia que você possa ir para um lugar calmo, sem interrupções, e leia um livro de ficção em silêncio. Perceba como focar a mente na leitura pode fazer você ficar imerso dentro de um universo. Essa é uma prática ótima para melhorar a sua concentração.

Olhe as pessoas sem julgamento

Ao observar uma pessoa, livre a sua mente de qualquer julgamento ou preconceito que você tenha dela. Observe como ela fala, como ela se comporta e lida com os outros. Olhar as pessoas como elas são, sem a interferência de pensamentos, é um ato de atenção plena.

Treine o seu foco

No trabalho, faça uma tarefa de cada vez. Não se perca tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Quanto mais você trocar de tarefas, menos a sua mente vai focar no agora. Aos poucos você vai perceber até mesmo como a sua produtividade vai aumentar com essa prática.

A atenção plena é algo que é possível praticar aos poucos e com tempo. Não tenha pressa. Pratique alguns desses rituais simples e vá descobrindo mais sobre mindfulness aos poucos. Cada passo vai levá-lo a viver de forma plena e focada, sem a ansiedade de estar com a cabeça pensando no amanhã e sem a automatização da vida. Agora pare, e respire por alguns minutos. Sem pressa.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]