Autoconhecimento

Será que você toma/aceita a sua família inclusive no Natal?!

Foto de família durante a ceia de natal.
Fátima Cardoso
Escrito por Fátima Cardoso
Que o Natal é tradicionalmente um momento de reunir a família todos nós sabemos, mas há diferentes modos de reunir. Há reuniões familiares que são puramente por obrigação: “Eu preferia ficar em casa sozinho, mas a minha mãe disse que tenho que passar o Natal na casa dos meus avós”, “A minha vontade é estar com os meus amigos, mas tenho que passar o Natal com aqueles primos chatos”, “As mesmas receitas de outros natais. Aqueles parentes sem noção que votaram no candidato X, aquela tia encalhada ou ainda aquele tio que bebe todas… E eu vou ter que passar algumas horas com eles?”. 

Homem e mulher brancos, jantando na noite de natal, conversando e rindo sentados à mesa.

E existem as reuniões de coração aberto, de aceitação plena. Mesmo que ainda não seja a sua realidade neste período de festas, ou ainda existam outros encontros além do natalino, intencione e aja coerentemente com o seu desejo de aceitação plena. “Vou passar o Natal com os meus pais, feliz da vida, mesmo sabendo que eles vão repetir as mesmas histórias da infância deles”, “A minha mãe fica tão feliz em nos ver comendo aquelas mesmas receitas que são tradição de família, são as únicas que ela sabe fazer, mas ela faz com tanto amor”, “Mesmo aqueles parentes que votaram nos candidatos X, Y ou Z, vou praticar o amor, serei respeitoso com todos eles”.

Percebe que a não aceitação é uma grande causadora de estresse?
Se você aceita o fato de “ter que” passar o Natal na casa dos avós, a aceitação torna o momento mais agradável. Porém a não aceitação em que uma parte sua não quer ir, outra sabe que precisa ir, você fica dividido, logo se enfraquece. Mas quando você deixa de fazer força contrária e passa a usar sua força a favor dos fatos, você se fortalece ao tomar/aceitar. Vive intensamente a realidade a qual pertence nesse instante, torna-se uma companhia mais agradável para os familiares e amigos. 

Foto de grande família reunida no natal.

Sem presunção, aceite o que é e como é, aceite no seu coração os seus familiares como são, afinal, o Natal é a celebração do nascimento, é vida, é amor. E você nasceu nessa família, sua vida precisa ser vivida plenamente. Na constelação familiar, Bert Hellinger fala que os filhos devem tomar a vida, assim como os pais a deram.

Que você renasça para o amor! Feliz Natal!


Você também pode gostar de outros artigos da autora: Primavera

Sobre o autor

Fátima Cardoso

Fátima Cardoso

Fátima Cardoso é facilitadora de Cinesiologia Especializada pela escola Three in One Concepts. Facilitadora em Cinesiologia Quântica pela Conexão Harmônica, Massoterapia e Reflexologia pelo Senac, e também Reiki e Metafísica da saúde. Facilitadora de Constelação Sistêmica Familiar presencial e online. Além disso, fez participações no programa Kabballah Egípcia na Rádio Mundial.

E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected]
Cel: 11 9 8122-7920
Facebook: Terapeuta Fátima Cardoso
Site: facilitadorafatimacardoso.com.br

Locais de atendimento:
São Paulo - (11) 98122-7920
Diadema - (11) 4054-3508
Santo André - ((11) 4972-0003
Campinas - (19) 9 8138-9669