Natureza

Significado da Poinsettia: a flor do natal!

Flor Poinsettia
tvirbickis de Getty Images / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A Poinsettia é a famosa Flor do Natal. Por ser considerada a flor que melhor ilustra essa data, já dá para imaginar que além de linda e decorativa, ela possui uma forte relevância espiritual e é rica em significados. Leia o artigo e entenda suas origens, propriedades, simbolismos e como cultivar a linda Poinsettia em sua casa!

A Poinsettia é também conhecida como a flor do Natal, e tem uma beleza encantadora. As cores de suas brácteas são vibrantes, e as flores são geralmente agrupadas no centro da planta. Geralmente é encontrada de modo compacto e arbustivo, com folhas verdes escuras. Seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, o primeiro refere-se ao seu gênero botânico, que inclui diversas plantas que, assim como ela, possui seiva leitosa e, muitas vezes, flores pequenas. Já o segundo termo de seu nome é uma palavra do latim que significa “a mais bela” ou “muito bonita”.

Foi descoberta no México, pelo embaixador dos Estados Unidos no país, Joel Poinsett, por volta de 1828. Ele ficou impressionado com sua beleza, e levou-a para sua terra natal. Logo a Poinsettia passou a ser conhecida em diversos países, inclusive no Brasil, onde é muito cultivada. É considerada uma planta perene e prefere o clima tropical ou subtropical. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Prefere luz solar direta ou sombra parcial e é sensível a temperaturas extremas. O ideal é podá-la durante a primavera. Se já se encantou por ela até aqui, aproveite para conhecer mais sobre o significado de Poinsettia.

Qual o significado da Poinsettia?

Diz a lenda que um jovem mexicano não tinha dinheiro para comprar um presente de Natal para Jesus, então decidiu oferecer alguns ramos de plantas verdes que encontrou no caminho para a igreja. Ele os colocou aos pés do altar e, milagrosamente, eles se transformaram em uma planta com folhas vermelhas e verdes. Por isso, além de ser conhecida como a flor do Natal, ela simboliza o espírito de dar de coração, a generosidade, renovação e esperança, tudo o que tem a ver com essa festividade. Em algumas culturas, principalmente na mexicana, acredita-se que a Poinsettia tem poder medicinal e pode ser usada em tratamentos dermatológicos, além de ter poder espiritual e ser aplicada em algumas cerimônias. Suas cores também podem ter diversos significados, confira a seguir:

Flor Poinsettia nas cores rosa, vermelha e branca
1 y-studio de Getty Images / 2 suju-foto de pixabay / 3 Flavio Vallenari de Getty Images Signature

Vermelho: é sua cor mais tradicional, está associada ao amor, à paixão e à celebração. Está muito presente em decorações de Natal e presentes festivos.

Branco: simboliza pureza, inocência e paz. Representa a espiritualidade e a tranquilidade.

Rosa: transmite sentimentos de carinho, gratidão e apreço. Pode ser uma escolha apropriada para uma variedade de ocasiões.

Creme ou amarelo: representa o calor, alegria e otimismo. Cria uma atmosfera acolhedora e amigável.

Laranja ou pêssego: demonstra energia, entusiasmo e criatividade. Podem dar um toque vibrante e animado à decoração.

Poinsettia para a espiritualidade

A flor do Natal é poderosa, e tem uma força espiritual que pode ser usada a seu favor. Conheça duas simpatias com ela:

Simpatia para Prosperidade e Harmonia no Natal:

Adquira uma Poinsettia vermelha, que é típica das decorações natalina;
Coloque-a em um local central da sua casa, como a mesa de jantar ou o centro da sala;
Na véspera de Natal, acenda uma vela branca próxima à Poinsettia;

Enquanto a vela queima, mentalize desejos de prosperidade, harmonia, amor e paz para você e seus entes queridos. Agradeça também pelo ano que passou e pela união da sua família;

No dia de Natal, coloque um pequeno enfeite simbólico, como uma fita vermelha ou um pequeno objeto de natal, na base da Poinsettia como símbolo de seus desejos.

Saiba mais sobre usar a energia das plantas a seu favor com nosso vídeo:

Simpatia para atrair paz:

Pegue uma Poinsettia na cor branca, que simboliza pureza e paz;
Escolha um vaso bonito e coloque-a nele;

Coloque o vaso em seu quarto;

Durante sete noites consecutivas, acenda uma vela branca próxima à Poinsettia.

Enquanto a vela queima, mentalize desejos positivos e também de paz;

Após a sétima noite, agradeça pela energia positiva e retire a Poinsettia do quarto, e continue cuidando dela.

Benefícios

Vaso de flor com Poinsettia
pixelshot / Canva

Além de ser uma flor encantadora, a Poinsettia pode trazer alguns benefícios para sua vida, confira:

Bem-estar psicológico: a presença da Poinsettia, pode contribuir para um ambiente mais agradável e aconchegante. Sua beleza promove efeito positivo no estado de espírito, proporcionando alegria e um senso de bem-estar.

Tratamentos dermatológicos: acredita-se que o látex branco da Poinsettia tem propriedades benéficas para tratar problemas de pele, como verrugas e calos. Mas atenção, para algumas pessoas pode causar irritação na pele, consulte um especialista antes de usar.

Uso ritualístico e cultural: a Poinsettia pode ser usada em rituais ou cerimônias culturais com significados simbólicos ou espirituais.

Tratamento de dores musculares e inflamações: a flor tem propriedades medicinais que ajudam a tratar esses tipos de dores e combater inflamações na pele.

Conexão com a natureza: ter essa planta por perto, proporciona uma conexão com a natureza, especialmente em espaços urbanos.

Melhoria da qualidade do ar e ajuda com problemas respiratórios: a Poinsettia contribui para a purificação do ar, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio durante a fotossíntese.

Consumo

Apesar de ser uma flor belíssima e que enche os olhos, a Poinsettia não é apropriada para consumo, tanto de humanos quanto de outros animais. Ela é considerada tóxica devido à presença de um látex branco leitoso em suas folhas, caules e outras partes da planta. Essa substância contém compostos químicos irritantes, como ésteres diterpênicos, que são os principais responsáveis por reações adversas na pele e mucosas, além de resinas, que causam sintomas gastrointestinais quando ingeridas.

Receitas

Conforme mencionado anteriormente, algumas propriedades da Poinsettia fazem com que ela não seja própria para ingestão, podendo causar uma série de reações adversas. Na maior parte dos casos, os sintomas causados são leves, mas se houver o consumo por acidente, não deixe de procurar orientação médica.

Contra indicações

Os encantos da Poinsettia são muitos, mas os cuidados ao lidar com ela não podem ser ignorados. Se ao manuseá-la notar irritações na pele, ou mesmo incômodo na garganta, passe a evitar o contato direto e, se houver irritações mais severas, procure um médico imediatamente. Como dito, ela não é apropriada para consumo, se ingerida pode causar náuseas, vômitos, desconforto abdominal, e pode ocorrer diarreia. Se houver contato com os olhos, pode causar irritação e desconforto, busque lavar os olhos com água corrente o mais breve possível. Em todo caso, se o seu corpo der algum sinal de alerta, não o ignore, vá até o hospital mais próximo.

Você também pode gostar:

Aqui vimos que a Poinsettia é repleta de história. Além de ser linda, sua lenda a liga ao natal de uma forma especial, e faz com que até hoje seja muito usada nessa festividade. Mas não para por aí, por ser perene, vive ao longo do ano, e pode ser parte de outros tantos momentos de celebração. Ela não serve para consumo, mas serve como presente para uma pessoa amada, para uma simpatia de boas vibrações, para decorar lares e tantos outros lugares. Que tal plantar a sementinha da Poinsettia em outros corações? Compartilhe tudo o que aprendeu aqui com as pessoas que você ama.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br