Convivendo

Sistema de crenças

Homem pulando vão que está no chão.
Foto: Alex Radelich/Unsplash
Thaís Fernanda
Escrito por Thaís Fernanda

Crença é tudo que se acredita como verdade. Ela vive instalada no inconsciente e também comanda sua trajetória de vida. Tudo o que se acredita, inevitavelmente se torna realidade. Mais cedo ou mais tarde, a sua realidade será compatível com suas crenças.

O que você acredita? Acredita no sucesso profissional e azar no amor? Acredita que na vida tudo é difícil e que o ser humano não tem jeito? Para identificar suas crenças é supersimples, basta olhar para sua vida. É isso mesmo. Questione se todas as áreas estão em crescimento, evolução, abundância e prosperidade. Não? Pronto, significa que nessa área tem uma crença limitante.

A crença limitante é disfarçada como uma verdade, por exemplo: Dinheiro é sujo. Dinheiro é o mal da sociedade. Rico é corrupto. Não tem como ser rico e ir para o céu. Homem é tudo igual. Não existe mais relacionamento duradouro. Sou muito nova/velha para fazer tal coisa. Identificou alguma? Com esse sistema de crenças a pessoa naturalmente criará uma rejeição e afastará dela todas as formas possíveis de crescimento e evolução.

Mulher segurando luzes em sua mão.
Foto: Josh Boot/Unsplash

Vale ressaltar que conscientemente pode desejar dinheiro, por exemplo, mas se no inconsciente tiver uma crença de rejeição ao ganho do dinheiro, adivinha o que vai acontecer? Escassez, falta, miséria, etc. Assim como também pode desejar um relacionamento amoroso, por exemplo, mas se tiver uma crença contraria no inconsciente, o relacionamento amoroso não acontecerá.

Você também pode gostar

O consciente representa apenas de 5 a 12% e o inconsciente fica com os 95 a 87%, segundo a psicologia. O consciente é a percepção do “Eu”, o ser pensante, a razão e racionalização. Todavia, no inconsciente fica registrado tudo o que passou, sentiu e viveu até hoje. Todas as crenças, dogmas, tabus, medos, fobias, memorias, dores, impulsos e paradigmas são encontrados ali no inconsciente.

Entretanto, o cérebro humano é uma máquina superpotente e isso significa que, podemos identificar e modificar as nossas crenças. A identificação é feita conforme expliquei acima, basta olhar para sua vida e ver qual área não está em constante crescimento, e para a modificação existem várias técnicas e hoje quero compartilhar o poder das afirmações positivas.

Pessoa andando com lanterna vermelha.
Foto: Guilherme Stecane/Unsplash

As afirmações positivas repetidas diariamente criam novas conexões neurais, ou neuroassociações. Em outras palavras, ao repetir uma frase o cérebro processa a informação e com a repetição, o inconsciente a aceita como uma nova crença, isto é, uma nova verdade. Por exemplo, suponhamos que identificou uma crença limitante ao seu trabalho e que acredita que não é possível trabalhar como o que se ama e ser bem remunerado por isso. A ideia aqui é criar uma frase contrária a essa crença, e assim criar uma crença edificante. Seguindo o exemplo, a afirmação positiva ficaria assim: “Eu vivo o meu propósito, amo o meu trabalho e sou bem remunerado por isso” e pronto.

Ressalto sobre a importância de repetir diariamente e persistir com a afirmação positiva para que se crie uma nova crença, e por 21 dias. Estudos feitos pela Phillippa Laly, da University College London, atestam a eficácia da Teoria dos 21 dias. Essa Teoria explica que o cérebro humano precisa de no mínimo 21 dias para criar uma nova neuroassociação, ou seja, aceitar e processar uma nova crença ou hábito. É o mínimo, mas sempre indico a manter a afirmação até que sinta e perceba a mudança.

Lembra-se que quanto mais fizer, mais criará sinapses e mais neuroassociações terá. O hábito é a chave para o sucesso.

Sobre o autor

Thaís Fernanda

Thaís Fernanda

Apaixonada pelo despertar da consciência e pela evolução humana.

Trabalho com a medicina visual, que é uma técnica exclusiva de pintura, e com a junção do poder dos arquétipos e das cores para auxiliar na cura e no caminho do despertar da consciência.

Acompanhe meu trabalho pelas redes sociais.

Contato:
Email: [email protected]
Facebook:
Espaço Despertando

Instagram: @espaco_despertando
Youtube: Espaço Despertando