Autoconhecimento Comportamento Significado dos sonhos

Sonhar com afogamento

Imagem de duas mãos levantadas em posição de socorro perante um afogamento em alto mar.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Interpretar um sonho não é uma tarefa simples, porque a vida onírica muitas vezes não está relacionada diretamente com a vida real, por exemplo: sonhar que agride alguém não significa propriamente que você está passando por uma fase em que está agressivo ou algo assim. A interpretação de sonhos é uma atividade séria, estudada pela psicologia e pela psicanálise. Para conseguir entender o que significa cada elemento que apareceu no seu sonho, você precisa se lembrar de todos eles e de cada pequeno detalhe que fez parte desse sonho.

Mas, afinal de contas, o que significa sonhar com afogamento?

Para conseguir interpretar adequadamente esse sonho, você precisa tentar se lembrar de cada mínimo detalhe dele, porque não basta saber que houve um afogamento em seu sonho. Quem estava se afogando? A pessoa que estava se afogando recebia ajuda? A pessoa que estava se afogando morria afogada? Entenda o significado de sonhar com afogamento.

Cena de uma mão de uma pessoa se afogando em alto mar.
Imagem de Pete Linforth por Pixabay

Sonhar com o próprio afogamento

Esse sonho indica que, em sua vida, há muitas decisões a serem tomadas, muitas reflexões a serem feitas e muitos pensamentos soltos flutuando por sua mente. Esse acúmulo de coisas causa uma sensação de afogamento, de estar se perdendo nas águas de si mesmo. É, portanto, essencial dedicar uma boa parte do seu tempo para tentar resolver tudo o que está errado em sua caminhada, tudo aquilo que está confuso e que te deixa perdido, em vez de auxiliar sua caminhada, justamente para evitar um possível afogamento.

Sonhar com o afogamento de alguém

A aparição de uma pessoa, em sua vida onírica, representa problemas em seu relacionamento. Se você conhecia a pessoa que estava se afogando, é bem provável que as situações desconfortáveis estejam ligadas a ela ou a alguém que faz parte do mesmo círculo social que vocês. É necessário, então, fazer uma reflexão e tentar entender o que está acontecendo e como os problemas que existem entre vocês podem ser solucionados para que os dois sigam de maneira mais leve e tranquila. Se a pessoa que estava se afogando era seu(sua) parceiro(a) romântico(a), pense bastante nos caminhos do relacionamento e se não é hora de repensar se ele realmente te faz bem.

Sonhar com afogamento em alto-mar

Esse é um sonho que indica, especificamente, que você está encontrando dificuldades para lidar de maneira adequada com o acúmulo de sentimentos que está deixando seu coração pesado e com dificuldade de sentir e manifestar amor. Não podemos controlar a força da água do mar, mas podemos aprender a nadar e a seguir o fluxo, então reflita bastante para encontrar um jeito de não se deixar levar pelos seus sentimentos e, em vez disso, ser o senhor deles, aquele que os organiza e que conhece os caminhos aonde eles o estão levando.

Imagem de um homem se afogando em um rio. Ele está com os braços levantados e a cabeça embaixo da água.
Imagem de Zsuzsanna Tóth por Pixabay

Sonhar com alguém sendo salvo de afogamento

Sonhar que havia uma pessoa se afogando, mas que essa pessoa foi salva antes de sofrer as consequências finais indica justamente que os obstáculos e as situações desconfortáveis que estão se manifestando em seus relacionamentos em breve terão fim. Se você era o responsável por evitar que essa pessoa se afogasse, porém, será necessário agir para evitar que essa pessoa se distancie de você, então aja com brevidade para evitar piores consequências.

Sonhar que é salvo de afogamento

Esse é um sonho que tem uma mensagem clara e urgente: chegou a hora de pedir ajuda para lidar com todos os sentimentos, pensamentos e acúmulo de problemas, dificuldades e reflexões que estão fazendo você se afogar em si mesmo. Essa ajuda pode se referir a uma ajuda profissional, como a de um terapeuta, ou ao auxílio de um amigo em que você confia ou de um familiar que te entende e que, consequentemente, pode estender a mão nesse momento delicado. Esteja aberto a receber ajuda para lidar de maneira adequada com os seus problemas.

Sonhar com afogamento em piscina

A piscina está relacionada a um ambiente doméstico ou, ao menos, familiar, muito menos aberto do que um mar, o oceano ou um rio, por exemplo. Esse sonho, portanto, indica que há problemas graves no seio familiar ou diretamente relacionados ao imóvel. É importante fazer uma reflexão para entender a extensão desses problemas e qual é a melhor forma de combatê-los, antes que eles assumam o controle e ditem a dinâmica da vida familiar.

Imagem de um pé feminino pintado de esmalte vermelho dentro de uma banheira de banho. Mulher se afogando.
Imagem de StockSnap por Pixabay

Sonhar com afogamento em banheira

Afogar-se em alto-mar ou mesmo numa piscina é um acidente que pode acontecer e que não depende exclusivamente de um descuido. Um afogamento em banheira, por sua vez, é um acidente muito mais raro e que requer um nível de descuido impressionante para que aconteça, portanto é um sonho que indica que você pode estar “se afogando no raso”, isto é, lidando de maneira completamente desajeitada com problemas simples, que fazem você trançar as pernas e tropeçar em si mesmo.

Sonhar que está afogando alguém

Há uma mágoa muito grande em seu coração, e esse sentimento ruim está diretamente ligado a uma pessoa de quem você gosta muito e que tem bastante importância em sua vida. A pessoa que você afogou em seu sonho pouco importa, porque ela está ali apenas para simbolizar essa fúria que está contida em seu coração e que está fazendo com que você tenha vontade de afogar alguém ou os seus sentimentos por alguém.

Você também pode gostar

Sonhar que está sendo afogado por alguém

Esse sonho, assim como o anterior, indica que há uma mágoa e que essa mágoa é sentida por alguém em relação a você. Mas não indica só isso! Essa pessoa que está magoada com você já manifestou essa mágoa e deu um jeito de te mostrar que está magoada, mas a mensagem foi captada apenas pelo seu subconsciente, que está tentando enviar a você essa mensagem. É importante fazer uma grande reflexão a respeito das suas últimas decisões, das consequências delas e de como elas podem ter afetado a sua relação com alguém que é importante para você.

Imagem de uma criança nadando e quase se afogando em um rio.
Imagem de wileylong por Pixabay

Sonhar com afogamento seguido de morte

Se você viu uma pessoa se afogando e, em seguida, morrendo, esse sonho aponta que haverá uma ruptura muito grande em sua vida nos próximos tempos, indicando que o velho deve morrer para que o novo possa ter lugar. É claro que mudanças são desconfortáveis, mas tente encarar esse período como algo benéfico e necessário para a renovação da qual precisamos que aconteça com frequência para que a nossa caminhada faça sentido e seja proveitosa para nós e para as pessoas que escolhem participar da nossa vida.

Sonhar com afogamento e pedido de socorro não atendido

Se você ou alguém estiver se afogando e pedindo socorro, mas não estiver recebendo ajuda, seu subconsciente está indicando que você está se sentindo profundamente sozinho e que precisa combater esse sentimento antes que acabe se afogando na solidão e no sentimento de que não pode contar com ninguém na vida, porque você sabe que isso é mentira. Há pessoas que se importam com você e pessoas que estenderão a mão, caso você precise de ajuda ou de um auxílio para se sentir melhor. Conte com essas pessoas e abandone essa falsa solidão.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]