Autoconhecimento Comportamento

Sonhar com morte

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os sonhos representam um dos grandes mistérios da humanidade. Há quem acredite que eles possam antever o futuro, há quem creia que eles revelam coisas sobre nossos sentimentos e pensamentos mais ocultos, e há quem creia que eles não têm significado nenhum. Ao longo de séculos de estudo, vários psicólogos, psiquiatras e psicanalistas conseguiram delinear alguns padrões relacionados aos sonhos, permitindo que possamos analisar os elementos que aparecem neles e, desta forma, encontrar algum significado escondido naquilo que surge em nossa vida onírica.

Mas, afinal de contas, o que significa sonhar com morte?

A interpretação desse sonho depende dos detalhes e do modo como a morte apareceu em seu sonho. Era você quem estava morto? Era um parente, um amigo, a pessoa amada? Entenda agora qual é o significado de sonhar com morte.

Imagem de uma cruz de cimento dentro de um cemitério. O chão está coberto de folhas da estação de outono.
Imagem de Pexels por Pixabay

Sonhar com a sua morte

Apesar de assustador, este é um sonho positivo, porque é uma representação de que você está em franco processo de amadurecimento, crescendo bastante diante das dificuldades que se apresentam no seu caminho. Se o sonho continuou quando você morreu, com você atuando como um observador das reações por causa da sua morte, esse sonho representa que as pessoas à sua volta estão percebendo e, acima de tudo, valorizando o seu processo de amadurecimento e o modo como sua maturidade tem dado as caras na sua vida.

Sonhar que está morto

Há dois tipos de sonhos, neste caso. Se você sonhou que estava aparentemente morto, mas estava consciente, mesmo que as pessoas não percebam isso, é um indicativo de que você se sente mais do que pronto para lidar com cada um dos problemas da sua vida, mas as pessoas à sua volta duvidam disso. A dica é: não se importe com o que elas pensam de você e siga sua caminhada. O segundo tipo de sonho com você morto é aquele em que você se vê morto, mas não está em seu próprio corpo; em vez disso, está atuando como observador. Nesse caso, o sonho simboliza uma renovação que vem sendo orquestrada na sua vida e que terá impacto em cada pessoa que faz parte da sua caminhada.

Sonhar com pessoa morta

Este é um daqueles sonhos que têm significado oposto ao que foi visto na vida onírica. Sonhar com a morte de uma pessoa desconhecida ou aleatória, com quem você não mantém nenhuma relação especial, indica que uma época de bastante e boa saúde se coloca no seu caminho, e não só na sua vida, mas também na vida das pessoas que fazem parte da sua caminhada. Então aproveite o momento para fazer planos mais ousados, sem deixar de lado a segurança, é claro.

Imagem de uma sepultura dentro do cemitério. Nela está escrito a palavra RIP.
Imagem de Rob van der Meijden por Pixabay

Sonhar com morte de amigo

Se você sonhou com um amigo que, de fato, na vida real, já morreu, este sonho não tem nenhum significado especial, é apenas um simbolismo de como você sente falta dele fazendo parte da sua caminhada. Se, em vez disso, você sonhou com a morte de um amigo que permanece vivo, é importante pensar em como está a sua relação com ele, porque pode ser que ele esteja sentindo uma sensação de abandono de sua parte, então é necessário se fazer mais presente, caso contrário essa amizade corre sério risco de ser permanentemente abalada.

Sonhar com morte de parente

Este é um sonho que tem dois significados. Pode representar o carinho que você sente por essa pessoa e a sua vontade de ser mais presente na vida dela, apesar da correria do seu cotidiano. Mas pode também representar o processo de amadurecimento e de renovação que você tem promovido em sua vida, renovando as suas bases (representadas aqui pela família) para que possa edificar sobre elas novas residências ainda mais forte e sólidas.

Sonhar com morte do cônjuge

Se você sonhou com a morte da pessoa amada, é preciso fazer uma reflexão sobre os seus sentimentos por ela, porque é provável que eles estejam bem confusos e causando insegurança tanto em você quando nela. Às vezes essa confusão não se trata nem de parar para pensar se você ainda ama ou não a pessoa, porque envolve também diferenças de planos, de objetivos de vida e de visão a longo prazo, por exemplo.

Imagem do espírito de uma pessoa masculina.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sonhar com morte de animal de estimação

Este é um sonho que sinaliza o fim iminente de um importante ciclo da sua vida. É bem provável que essa fase que está chegando ao fim esteja relacionada às suas amizade e outras relações sociais, porque é justamente amizade e companheirismo que os animais de estimação costumam representar na vida onírica. Perder alguém que amamos ou de quem gostamos nunca é bom, mas saiba que é preciso deixar algumas pessoas para trás para que outras cruzem o nosso caminho, expandindo nossos horizontes.

Sonhar com morte de bebê

Este pode ser um sonho bastante assustador, afinal quem gosta de ver um bebê, tão adorável criatura, morto? A interpretação mais provável deste sonho é o fim iminente de algo que nem chegou a se desenvolver por completo, como o bebê. Pode ser que uma amizade recente se encerre, que um amor que vinha nascendo morra ou que uma oportunidade profissional que surgiu desapareça. Enfim, algo importante e que ainda estava em fase de evolução vai sumir e interromper esse processo natural de desenvolvimento.

Sonhar com morte do pai

Este é um sonho que indica que você precisa ser mais maduro e independente em sua caminhada, porque o pai, no mundo dos sonhos, costuma representar uma fonte de amor, carinho, cuidado e proteção. Pode ser que você se sinta um tanto quanto abandonado pelas pessoas que se importam com você, por isso é importante ter a cabeça no lugar e desenvolver a sua independência, com o objetivo de evitar que o desinteresse de alguém por você te desestabilize, de alguma forma.

Silhueta de um espírito feminino entre as nuvens do céu.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sonhar com morte da mãe

A mãe, normalmente, é alguém que nos cobra responsabilidade e nos dá carinho e proteção diante das dificuldades. Este sonho pode representar a necessidade de finalmente se enxergar e agir como uma pessoa muito mais responsável, além de se resguardar e cuidar de si mesmo, porque muitas vezes não encontraremos o carinho e a proteção que buscamos nos outros. Então precisamos nos tornar a casa mais confortável para nós mesmos.

Você também pode gostar

Sonhar com pessoa que já morreu

Este sonho tem dois significados prováveis. O primeiro e mais óbvio deles é a saudade que você sente desta pessoa que partiu e que faz bastante falta na sua vida e na sua caminhada. O segundo provável significado é que problemas do passado continuam empacando o seu desenvolvimento, transformando o seu processo de evolução em algo travado, que pode até estagnar. Cure e aceite que o que passou precisa ficar para trás e siga em frente de maneira muito mais leve.

Sonhar com morte do filho

Este é um sonho que pode deixar qualquer pai e qualquer mãe completamente apavorado. Mas fique tranquilo, porque não é nenhum mau agouro, já que apenas reflete alguma insegurança ou preocupação relacionada ao seu filho que vem te preocupando, mesmo que minimamente. Se o seu filho já for mais velho, entenda que ele precisa sair pelo mundo e entender a vida a partir de sua própria experiência, então você precisa dar liberdade e condições para que ele desvende a vida e a observe com os seus próprios olhos.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]