Autoconhecimento Coaching

Sorrindo para as oportunidades

Vanessa Milis
Escrito por Vanessa Milis



Ainda fico chocada com a quantidade de pessoas que enxergam a vida com amargura, que reagem com raiva aos episódios desagradáveis e que prolongam seu sofrimento adotando esse tipo de postura tóxica.  É verdade que ninguém é 100% equilibrado o tempo todo. Em algum momento perderemos a paciência, diremos o que não gostaríamos e agiremos automaticamente quando provocados. Feliz daquele que é humilde o suficiente para olhar para si, reconhecer o deslize, perdoar-se e reparar os danos o mais rápido possível.

Não seria nesses momentos que “a raiva entra e a verdade sai”? Dizem as ciências que estudam o comportamento humano que sim. Nos momentos de adversidade é que revelamos aquilo que está no nosso íntimo. As crenças e verdades escondidas (até mesmo da nossa própria razão), aquilo que intimamente nos cobramos e sentimos ser ameaças para nós. E aí? Você tem explodido com que frequência? E por conta do quê? Nessas fraquezas e ameaças que abalam seu equilíbrio estão suas maiores oportunidades de crescimento. Vença essas limitações, abale-se menos e suba de fase no jogo da vida.

“E como desenvolver essa capacidade fantástica de superação e potencializar a nossa capacidade de realização pessoal e profissional?”

E como surgem essas ameaças? Geralmente através de fracassos vivenciados por nós ou absorvidos devido às dores daqueles que convivem conosco e nos influenciam.

O interessante de analisar as reações humanas ligadas ao medo de fracassar é que na maior parte das vezes esses medos nunca se concretizam, ou quando sim, causam perdas que seriam temporárias, encaradas como oportunidades de evolução.

O que deu errado é um caminho que não serve. Uma possibilidade descartada, que na verdade, nos aproxima do êxito.

Esse raciocínio é adotado por grandes vencedores, pessoas que deram contribuições significativas para a humanidade em alguma área do conhecimento. Basta analisar a biografia de homens e mulheres como Thomas Edison, Joyce Meyer, Michael Jackson, Coco Chanel, Silvio Santos e o próprio autor da frase abaixo, Napoleon Hill:

“Antes que o sucesso venha na vida de qualquer homem é certo que ele terá muitas derrotas temporárias e, talvez, algumas falhas.”

Não existe fracasso permanente. Grave isso e verá o poder que brotará do seu interior para construir seu sucesso.

Bom, não existe uma fórmula, mas sim um caminho a percorrer que leva em conta um grande número de variáveis: histórico familiar, experiências marcantes na infância e vida adulta, perfil emocional e psicológico, padrões de tomada de decisões, tipo e níveis de ambição, visão de futuro e bem como outros fatores. Em atendimento de coaching é feito o mapeamento de crenças de cada pessoa, o que permite assertividade muito maior no atendimento e preparo para o sucesso.

Woman holding face on her cute little girl. Loving mother and daughter sitting on bed and playing.

O importante aqui, aproveitando o Dia Internacional do Riso, é observarmos que as pessoas de sucesso sempre dão um jeito de rir das suas derrapadas e das situações em que a vida lhes “prega uma peça”. Sei que em um primeiro momento nenhum sofrimento parece ter graça alguma. É questão de treino. Será preciso exercitar um olhar crítico e cômico ao mesmo tempo. Afinal, esse tipo de emoção gera um aprendizado muito mais profundo, uma associação prazerosa. E convenhamos: você é mais produtivo quando tenso ou quando leve e descontraído?

Lembre-se do inesquecível filme “Monstros S.A”, de quando os “assustadores” Sulley e Mike Wazowski descobriram que o poder das gargalhadas das crianças gerava muito mais energia do que dos gritos de pavor. Sorria, meu bem! Assim como diz aquela viciante canção.

Sorrisos geram oportunidades. Abra as portas do poder do riso para a sua vida e deixe sua luz irradiar.

Sobre o autor

Vanessa Milis

Vanessa Milis

Fundadora e CEO do Instituto Realize, pesquisadora, escritora, palestrante e coach especialista em comportamento humano estratégico. Mulher "indesistível", dedicada ao propósito de despertar e habilitar a capacidade de realização do ser humano e disseminar a cultura da Realização Integral, que implica em potencializar as quatro dimensões ou inteligências do SER INTEGRAL: Inteligências Cognitiva (QI), Emocional (QE), Espiritual (QS) e Atitudinal (QA). Nos últimos 5 anos vem impactando centenas de vidas através da metodologia de coaching que estruturou e aplica no contexto de vida e no mundo dos negócios. Uma eterna aprendiz, que assim como cada ser humano, caminha atenta pela incrível jornada de valorização à vida e às relações humanas inteligentes e produtivas.

Contatos:

Facebook:

VM Coach: facebook.com/vanessamiliscoaching

Instituto Realize: facebook.com/institutorealize

Agenda de Eventos, Cursos, Formações: facebook.com/institutorealize/events

Manifesto do Instituto Realize: institutorealize.com.br/manifesto-instituto-realize

Instagram:

Pessoal: @vanessamilis

Instituto Realize: @institutorealize

Celular e WhatsApp: (48) 9188.5226 (Vanessa Milis)
E-mail: [email protected]
Skype: vanessa.milis