Nutrição

Transformando a casca do ovo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A casca de ovo, apesar de seu material frágil, é muito forte para diferentes tipos de uso, desde inseticidas contra alguns insetos, até mesmo como artesanato de diversas formas. Separamos algumas maneiras de você reaproveitá-la:

Fertilizante

As cascas de ovo em contato com a terra possibilitam evitar a podridão apical, problema encontrado principalmente em plantas frutíferas. Sua fonte de cálcio, magnésio e potássio auxilia no crescimento e desenvolvimento das plantas. Recomenda-se o uso das cascas em forma de farinha. Elas devem ser lavadas e secas à sombra, pois o contato com o sol elimina sua fonte de nitrogênio. Mas atenção! Algumas plantas podem não reagir bem ao uso das cascas, por causa da leve alcalinização do solo, como é o caso das azaleias, gardênias, plantas carnívoras e etc.

Controle de pragas

Para afastar lesmas e lagartas de suas plantas, coloque cascas de ovo nos vasos. O cálcio do invólucro do ovo mudará rapidamente o pH (índice de acidez) do solo, tornando-o menos ácido e afastando esses bichos. Desse modo, você evita também o uso de pesticidas químicos.

Fabricação de velas

Para fazer velas caseiras, você vai precisar de cascas de ovo, parafina (pode ser a de velas já queimadas) e 20cm de pavio. Modo de fazer: Quebre o ovo ao meio. Lave a casca e seque-a. Depois, faça uma abertura no centro da casca, para mais tarde ser inserido o pavio, e coloque a casca na caixa vazia de ovo, a fim facilitar na hora de colocar a parafina.

Café menos ácido

Se você adicionar um pouco de casca de ovo triturada (tipo farinha) ao pó de café antes de coar, é possível diminuir o amargo do café. O pH alcalino presente no ovo neutraliza as substâncias que deixam a acidez – o ácido clorogênico lactonas e o fenil indane.

Arear panelas

Basta colocar as cascas trituradas nas esponjas normais de lavar louças e utilizar com o detergente de sua preferência. Ótimo para deixar panelas brilhantes, tirando gorduras e aquelas manchas deixadas pelo fogo.

Mudas de plantas

Ao quebrar o ovo tente manter um lado inteiro com pouco mais da metade e você terá ótimos vasinhos para plantar sementes. Jogue terra e a semente que deseja e pronto! Quando a planta crescer, você pode plantar com a própria casca direto na terra.

Desentupidor de ralos

Se o ralo de sua pia tiver entupido, você pode jogar um pouco de casca de ovo triturado, que ajuda a liberar o caminho ao longo das tubulações. Recomenda-se também colocar cascas de ovo uma vez por semana no filtro de sua pia.

Alívio para picadas

Algumas pessoas sofrem com alergias de picadas de insetos. Para alívio das dores, coceira e vermelhidão, siga essa receita natural: lave, seque e esmague a casca de ovo e deixe-a de molho por 2 dias num pequeno frasco de vinagre de maçã. Passe sobre a superfície irritada por alguns dias.

Artesanato

shutterstock_254231188As cascas de ovos podem ser usadas em diversas formas para o artesanato. Se trituradas, podem formar um lindo mosaico na confecção de porta-retratos, abajures, caixas, bandejas e muito mais. Você só precisará de cascas de ovos quebradas, cola líquida e tinta (se desejar). Escolha a superfície que deseja decorar e mãos à obra!

Além disso, o pó das cascas de ovo pode ser adicionado no preparo de massas como bolo, pães e tortas, pois seus minerais enriquecem as fontes de proteína do alimentos.


  • Escrito por Carolina Peixoto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]