Receitas Saúde Integral

Hidratação com ovo: conheça os benefícios e saiba como fazer

Imagem das mãos de uma mulher mexendo os ovos em uma tigela de vidro. Ela está preparando uma hidratação para os cabelos feita com ovos.
Olga Yastremska / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Responder a uma pergunta como essa ainda está muito longe das capacidades de qualquer pessoa, mas ela é uma boa maneira de analisar esse item fascinante da natureza. O ovo, ao mesmo tempo em que forma uma galinha, só pode ser gerado a partir dela.

Além disso, o ovo é utilizado em receitas doces e em receitas salgadas e pode ser preparado sozinho, acompanhado ou até em algumas bebidas. Você já tinha parado para pensar em como o ovo está presente no nosso cotidiano? No dia de hoje, por exemplo, você ingeriu algo que levava ovo?

Ainda que esse presente da natureza seja entendido como um alimento, na maioria dos casos, existem muitas outras formas de aproveitá-lo, se você não for uma pessoa adepta do veganismo. Caso você não tenha restrições quanto ao consumo e ao uso de ovos, vai se surpreender com o que é possível fazer com eles!

Você já imaginou que poderia utilizar ovo nos cabelos? A ideia pode parecer estranha, considerando que eles não têm um odor muito agradável, mas pare um pouco para analisar a composição dos ovos e como eles podem ser benéficos para a saúde dessa parte do corpo. Formados por muitas proteínas e por lipídeos, eles podem agir na reconstrução dos fios, deixando-os mais saudáveis. Veja como fazer uma hidratação!

Imagem de um escorredor de macarrão cheio de ovos vermelhos para serem usados em receitas de creme de hidratação.
Cherd Niyomsup / 123RF

Hidratação com ovo

A hidratação com ovo para os cabelos é indicada para cabelos que estão frágeis e sem brilho. Antes de começar a hidratá-lo, você deve tentar identificar a causa dessa alteração na saúde dos seus fios. Você passou muito tempo na praia ou na piscina? Tem muita química no seu cabelo? Você utiliza chapinha e secador com frequência?

Ao analisar esses fatores, você será capaz de descobrir o que está tornando seus cabelos frágeis, para saber o que deve evitar. Depois de mudar seus hábitos, ou de procurar auxílio profissional para se conhecer melhor, você só vai precisar seguir uma das receitas que preparamos.

Escolha ovos que estejam em bom estado, porque se eles estiverem podres podem não atuar da maneira como deveriam, além de trazer um odor muito característico. Recomendados que você experimente as máscaras de hidratação na sua casa em um dia que não for sair, para ver como seu cabelo reagirá a esse processo. Vamos lá!

Imagem de uma mulher batendo os ovos em uma tigela de vidro para fazer uma hidratação para os cabelos feita com ovo e banana.
Olga Yastremska / 123RF

Hidratação com ovo e banana

Bata uma banana picada com um ovo cru no liquidificador. Acrescente três colheres do seu creme de hidratação preferido e misture mais. Depois é só separar o seu cabelo em mechas e espalhar a pasta por todo o comprimento dele, evitando as raízes. Aguarde 40 minutos e lave os fios, deixando secar naturalmente. Perceba a diferença na leveza e no brilho!

Hidratação com ovo e leite

Bata um ovo com um garfo e acrescente três colheres de sopa de leite à mistura. Depois adicione três colheres da máscara de hidratação que você normalmente usa, uma colher de azeite de oliva e uma colher mel. Aplique a pasta sobre o cabelo seco dividido em mechas e remova depois de 30 minutos. Seu cabelo estará ainda mais forte depois que você lavá-lo.

Hidratação com ovo e babosa

Se possível, use uma folha de babosa natural e remova o gel que fica dentro dela. Coloque duas colheres de um creme hidratante para cabelos na mistura e só então acrescente dois ovos peneirados. Bata tudo no liquidificador e depois aplique no seu cabelo, deixando agir por 30 minutos. Ao final desse tempo, lave os cabelos e sinta a hidratação!

Imagem de uma bacia de inox e dentro dela ovos misturado com amigo de milho para fazer hidratação no cabelo.
Kariphoto / 123RF

Hidratação com ovo e amido de milho

Misture uma colher de amido de milho com três colheres de hidratante para cabelos. Depois coloque um ovo peneirado na mistura e, se puder, acrescente uma ampola de vitamina A. Massageie o cabelo com a preparação e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, é só lavar e sentir os fios mais firmes.

Hidratação com ovo e maionese

Para começar, abra o ovo e retire a película da gema. Coloque duas colheres grandes de maionese na preparação e acrescente creme de hidratação e óleo de rícino, se tiver. Os óleos vegetais agirão no seu cabelo por até 30 minutos. Ao lavar os fios você vai perceber que eles estão reconstruídos.

Hidratação com ovo e açúcar

Bata um ovo com duas colheres de açúcar até chegar a uma pasta uniforme. Lave o cabelo com shampoo e depois disso passe a mistura em cada uma das mechas. Prenda o cabelo por 30 minutos e, ao final desse processo, lave bem os fios. Dessa forma, eles serão fortalecidos e ficarão ainda mais bonitos.

Você também pode gostar

Viu só? Acrescentar ovo na hidratação do seu cabelo não é uma ideia tão maluca quanto parecia antes de conferir as receitas. Agora que você já sabe quais são os benefícios que ele pode trazer para os seus fios, veja qual é a sua hidratação preferida e teste na sua casa. Recomende essa técnica para outras pessoas que querem ter um cabelo hidratado e fortalecido!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]