Espiritualidade

Tudo começa na mente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nossa mente é capaz de imaginar, de pensar, sonhar e realizar. E a prática do budismo nos possibilita colocar em ação esses sonhos e realizações que começam da mente. Normalmente aprendemos principalmente nas doutrinas de origem ocidental de que orando à algum deus ou divindade, teremos a boa sorte e desfrutaremos de alegria e realizações por causa da vontade desse deus ou dessa divindade.

O diferencial do budismo é que tudo parte de você. Você é o agente que possui a força e boa sorte ilimitadas em sua vida, e praticando o budismo é possível evidenciar essa força e energia, começando pela mente.

Um fator importante que auxilia a mente e posteriormente seu eu é a determinação na mente.

Dr. Ikeda, filósofo, budista e pacifista ressalta sobre essa questão: “Quando sua determinação muda, tudo começa a mudar na direção do seu desejo. No momento em que você resolve ser vitorioso, todo o seu ser imediatamente se prepara para o sucesso.”

Por outro lado, se você pensa: isso nunca vai acontecer, naquele momento, todo o seu ser desiste e para de lutar. E assim tudo se movera no sentido da derrota.

Prestem atenção à sutileza da mente humana. A maneira que você programa sua mente, a atitude que você tem, influencia diretamente a sua vida e o seu meio ambiente.

O princípio budista que ressalta que em um único momento da vida contém três mil mundos e elucida o aspecto verdadeiro do poder da vida. Por meio de uma firme resolução, nós podemos transformar nossas vidas, aqueles à nossa volta e o lugar em que vivemos.Todos nós temos essa arma secreta. Não há tesouro maior.

Muitas vezes oramos e desistimos quando as coisas não acontecem da maneira que queremos. Mas, com que atitude estamos praticando?

people, startup, inspiration and lifestyle - happy young hipsterDevemos lutar com determinação por nossos sonhos. Nunca fazer nada pela metade. Se em seu coração você acredita que não vai conseguir, então você não conseguirá.

É muito importante nossa atitude perante a vida. A solução para tudo é a oração, e se você não acredita nisso, ore até acreditar. Recite para ter coragem de agir. Tudo de que você precisa está dentro de você. Por isso ore para extrair toda a sua força interior.

Não se deixe enfraquecer, lute até conseguir. Mesmo que você caia cinco vezes, levante-se seis. Nunca desista de lutar por seus objetivos. Nós podemos mudar qualquer coisa, podemos mudar o nosso hoje e o nosso amanhã. Devemos ser corajosos, devemos desafiar aquilo que pensamos não ser possível de conseguir. Se nunca desafiarmos o impossível, nunca conheceremos o verdadeiro poder do Nam-myoho-renge-kyo [oração de origem do budismo Nitiren].

Nossos sonhos só podem ser realizados por nós mesmos. Recitar Nam-myoho-renge-kyo é a chave de tudo. A oração equilibra o nosso dia a dia e nos permite ser vitoriosos em tudo o que fazemos.

Tudo começa com nossa mente. Como falado, precisamos programar nossa mente para a vitória sempre, e, caso ainda não acredite, é importante orar e agir até acreditar que sua felicidade será alcançada.

A mente deve ser nossa maior aliada e não nossa inimiga pela busca de nossos sonhos e a realização de nossos desejos, portanto, ore, lute e entre em ação. No final a vitória é certa.


  • Escrito por Bruno Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]