Nutrição Vegetarianismo

Um vegetariano à mesa, e agora?

vegetariano
Anah Locoselli
Escrito por Anah Locoselli
Atualmente várias pessoas falam sobre o vegetarianismo, muitos têm parentes ou amigos que optaram por esta forma de dieta alimentar. O que antes era visto com estranhamento, cada vez mais se faz presente nas rodas sociais.

Contudo muitos ainda sentem algumas dificuldades quando se deparam com um vegetariano entre seus convidados à mesa. Perguntas sem fim brotam quando se vai montar o cardápio a ser oferecido: “O que será que vegetariano come?”, “Será que peixe pode?”, “E frango?”. A melhor forma de descobrir é perguntando a ele, pois existem algumas formas de vegetarianismo:

Ovolactovegetariano – Não consomem nenhum tipo de carne animal (carne vermelha, frango, peixe, frutos do mar) e consomem ovos, leite e derivados.

Lactovegetariano – Não consomem nenhum tipo de carne animal e nem ovos. Dentre os produtos de origem animal, consomem leite e derivados.

Vegetariano estrito – Não consomem nada de origem animal. Carne, ovos, leite e derivados, mel e gelatinas estão fora do cardápio.

Vegan – Não consomem nada de origem animal, nem na alimentação, nem em forma de calçados, cosméticos e tudo mais que possa ter prejudicado alguma forma de vida.

Falar de convidados vegetarianos fica fácil quando pais se deparam com o número crescente de crianças e jovens se negando a comer carne.
 Algumas famílias ficam um tanto assustadas, presas a preocupações nutricionais ligadas ao crescimento e desenvolvimento de seus filhos, assim como se veem sem saber como compor os pratos que levam à mesa quando se trata de um cardápio sem carnes.

Porém já existem diversos estudos que demonstram o quanto uma dieta vegetariana é benéfica ao desenvolvimento e saúde humana, inclusive das crianças. Entre os benefícios da dieta vegetariana foi comprovado cientificamente que:

  • Reduz em 31% as mortes por infarto em comparação com os que comem carne.
  • Promove níveis de colesterol 14% mais baixos do que em pessoas onívoras.
  • Diminui em 88% as chances de desenvolver câncer no intestino grosso em relação à população que consome carne.
  • Minimiza o risco de apresentar diabetes em 50%.

vegetariano Além dos benefícios físicos, indivíduos que seguem o vegetarianismo apresentam maior nível de bem-estar emocional, disposição e vitalidade. Entre os cuidados a serem seguidos ao se optar por uma dieta sem carnes está fazer as adequações nutricionais indispensáveis para uma alimentação saudável, assim como deveria ser feito em qualquer dieta alimentar.

Consultar um nutrólogo e/ou uma nutricionista, especializados neste tipo de alimentação, traz segurança e informações necessárias para que os nutrientes essenciais estejam presentes nas refeições diárias.

Aprender a valorizar legumes, verduras e grãos fornece uma mesa diversificada, colorida e super saudável. Existem muitas opções de receitas que trazem sabor e saúde para refeições vegetarianas que encantam os olhos e o paladar de todos.

Beijo doce, Anah.

Você também pode gostar de outro artigo desta autora. Acesse: Quebrando paradigmas, abraçando a vida

Sobre o autor

Anah Locoselli

Anah Locoselli

Sou Anah Locoselli e vou te contar como me tornei culinarista especializada em alimentação saudável.

Há dez anos tinha verdadeiro horror ao cozinhar, minha mesa se fartava de enlatados e deliveries. Porém vivi um grande caos pessoal, encontrando na meditação um empurrão para transformar minha alimentação, e acabei por me apaixonar pela cozinha.

Estudei um tanto de ciências: naturopatia, ayurveda, aromaterapia, florais, meditação...

Em minha pós-graduação em psicologia transpessoal, defendi o tema da alimentação como agente determinante do bem-estar. Contudo em meus atendimentos percebi a dificuldade dos meus clientes em se apropriarem da alimentação saudável.

Diante dos temores apresentados, comecei a ensinar as receitas que preparava em casa, fazendo com que muitos se apaixonassem pela alimentação natural.

Em 2018 lancei meu primeiro livro, “Cozinhar e Meditar”, descobrindo os sabores da vida, em que entre crônicas e receitas conto minha história, revelando como por meio do cozinhar e da atenção plena redescobri os temperos do bem viver.

Em maio de 2020 lancei o ebook “Legumes e Verduras”, com mais de 50 receitas rápidas e saudáveis para o dia a dia.

Desenvolvi uma culinária revitalizante extremamente saborosa e simples de ser praticada no dia a dia. Partindo de uma escuta terapêutica que me permite perceber as necessidades individuais ou do grupo, proporcionando ações que estimulam o apropriar-se da mesa saudável.

Além dos cursos e das consultorias individuais, ministro workshops e presto consultoria para hotéis e restaurantes. Dou alternativas que priorizam o uso de alimentos naturais na cozinha tradicional, assim como criações culinárias sem glúten, sem lactose, sem soja, vegetariana e vegana, que fazem os olhos salivarem.

Atualmente ofereço o serviço online de consultoria em alimentação saudável (cardápios online), assim como uma diversidade de cursos.

“Acredito que na cozinha reside o poder de curar corpo e alma. A minha missão é despertar o autocuidado, levando a degustar porções de alegria por meio de uma culinária natural e saborosa, revelando como um estilo de vida saudável traz um tanto de felicidade para dentro do peito.”

DADOS DE CONTATO
Email: [email protected]
Telefone: (11) 97691 - 8135
Facebook: Anah Locoselli
Instagram: @anah_locoselli
Site: anahlocoselli.com.br/
Linkedin: Anah Locoselli
Youtube: Anah Locoselli