Alimentação consciente Energia em Equilíbrio Nutrição Saúde Integral

Como alimentar o seu Dosha

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O dosha é uma caracterização do perfil biológico de cada ser humano, de acordo com os princípios do Ayurveda. É importante saber que existem três tipos de dosha, são eles: Vata, Pitta e Kapha. Cada um possui características diferentes. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções diferentes, com excesso ou carência de algum deles.

A Ayurveda tem como prática o restabelecimento dos doshas de cada pessoa por meio da dieta e nutrição, pois sendo cada dosha diferente do outro, suas composições elementares são correspondentes a sabores distintos como o doce, salgado, picante, azedo, amargo e adstringente.

Saiba como se alimentar corretamente por meio de cada dosha.

Dosha Vata

Pessoas que possuem a Vata como principal dosha são leves e um tanto mais avoadas. Nesse caso, o mais recomendado é que se siga uma dieta com características quentes, pesadas e nutritivas, o que pode deixar a pessoa mais “no chão”.

Já os alimentos que devem ser evitados são as saladas, fibras e legumes. Se fizer o uso de algum deles na dieta, é importante que estejam cozidos ou refogados. Para ajudar, leves pitadas de pimenta.

Dosha Pitta

Os indivíduos que apresentam a característica Pitta são dotados de fogo, mas também pode haver o equilíbrio da água. É importante se manter distante de alimentos com sabor ácido, picante ou salgado, para não causar problemas como gastrite, refluxo e úlcera. Também deve-se evitar bebidas alcoólicas, gorduras e frituras.

O mais recomendado para a dieta, nesse caso, são os alimentos frios, amargos, adstringentes e doces. Massas, saladas e sobremesas estão liberados.

Dosha Kapha

Aqueles que possuem a característica Kapha são massivos e pesados, em alguns casos, chegam à obesidade com facilidade. São formados pelos elementos água e terra e, justamente por isso, retêm mais líquido que o normal.

O mais recomendado é que se siga uma dieta quente, leve e diurética. Sopas e caldos de legumes são excelentes. Alimentos picantes e amargos podem ajudar na diminuição do peso. Doces em geral, arroz, trigo e cevada devem ser riscados da dieta. Evite-os ao máximo!

Sistema tridosha e dieta de doshas múltiplos

A maioria dos indivíduos possui doshas alinhados, como Pitta-Vata, Vata-Pitta, Kapha-Vata, etc. Nesse caso, é importante procurar a ajuda de um terapeuta natural ou ayurvédico, para que ele possa lhe ajudar na formulação de uma dieta especial, seguindo à risca todas as suas necessidades. Descubra o seu dosha, mude sua alimentação e tenha uma vida mais saudável, com menos riscos de doenças e desequilíbrios espirituais.


Escrito por Caroline Bespalec da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]