Nutrição Saúde Integral

3 motivos para você escolher sucos naturais

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Os sucos de caixinha são vendidos como soluções saudáveis e práticas, porém, seu consumo não é recomendado. Antes de sair para comprar seu suco industrializado de cada dia, conheça 3 motivos para você escolher sucos naturais. Depois disso, temos certeza que vai pensar duas vezes antes de beber um suco artificial. Vamos lá?

1. Sucos industrializados têm pouca fruta

Esses sucos, na verdade, são néctares ou sucos concentrados. Segundo a legislação brasileira, estes devem ter entre 20% a 30% de fruta. Nem é preciso dizer que eles são pobres em fibras e vitaminas. O baixo valor nutricional deve-se ao processo de fabricação que retira o bagaço e a polpa. Quem abusa dessas bebidas pode ter problemas intestinais e carências nutricionais.

2. Sucos industrializados são ricos em açúcar

A formulação dessas bebidas contém altas concentrações de xarope de milho e frutose para adoçar a bebida, para ter uma ideia, 200 ml deles têm 20 gramas de açúcar, algo em torno de duas colheres de sopa. Excesso de açúcar envelhece a pele, causa cáries e propicia diabetes e outras doenças cardiovasculares.

3. Sucos industrializados possuem substâncias nocivas

Outros problemas são os aromatizantes, conservantes e corantes. A tartrazina, por exemplo, corante responsável pelo tom amarelo pode desencadear dores de cabeça, urticárias e agravar quadros de asma. Já o ácido ascórbico (vitamina C) é um vilão porque é utilizado em excesso para “compensar” a falta de vitaminas. Quem abusa dos sucos artificiais pode ter diarreia, dores de cabeça e abdominais e até pedras nos rins.

E quando não puder tomar sucos naturais?

Quando não for possível, dilua o suco artificial em água e não beba mais que 150 ml.

As fibras e vitaminas são os benefícios dos sucos naturais. Mas eles também são fontes de energia. Não acredita? Confira 5 dicas de sucos energizantes!


Texto escrito por Natalia Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]