Autoconhecimento Filosofia

Você é problema seu!

Mulher com os braços semiabertos e expressão de dúvida
khosrork / 123RF
Paulo Tavarez
Escrito por Paulo Tavarez

Você é o único que está desfrutando daquilo que acontece dentro de você. Seja a alegria, a raiva, o amor, seja o ódio, enfim tudo aquilo que você elabora racional ou emocionalmente estará sendo desfrutado única e exclusivamente por você mesmo. O curioso é que mesmo que você tente envolver outras pessoas, elas não terão o poder de sentir o que você sente, portanto é óbvio que o mundo acontece dentro de você. Isso é o que chamam de fenomenologia.

Você está dando significado ao mundo o tempo todo, vive catalogando pessoas, qualificando experiências, desenvolvendo defesas, enfim, sem perceber, você está criando um mundo que é só seu e ninguém tem nada a ver com isso.

Nesse seu mundo, tudo busca um ajuste adequado para o seu bem-estar e tudo funciona para atender às suas demandas internas. Significa, por exemplo, que se você acredita na violência, viverá em meios violentos, convivendo com pessoas violentas, e acabará sendo violentado; da mesma forma, se for uma pessoa pacífica, viverá em paz. O que não é possível é ser uma pessoa violenta e viver sonhando com a paz.

É evidente que você é influenciado por aquilo que acontece, pois ainda não conseguiu desenvolver recursos psíquicos e emocionais para viver no mundo sem ser afetado pelos acontecimentos. Para não sofrer nessa relação com o mundo, você teria que ser mais estoico, porém poucos no mundo estão nessa condição. Oferecer a outra face é uma Verdade Absoluta, mas sei que você é incapaz de tal feito, pois aqueles que chegam nesse estágio são os mesmos que não precisam mais estar neste planeta atrasado.

Retrato de uma mulher de cabelos trançados e expressão séria.
Ezekixl Akinnewu / Pexels

Se você ao mesmo tempo é o engenheiro, o arquiteto e o morador dessa casa que construiu, do que vive se queixando? O que os outros têm a ver com isso?

Não seria mais inteligente da sua parte começar assumindo a total responsabilidade por todos esses infortúnios e empreender as mudanças necessárias em si mesmo, com novos projetos, com novas atitudes e com um olhar mais crítico contra si mesmo? Você não percebe, meu caro, que está na hora de empreender um processo de desconstrução, em que conceitos, valores, modelos, padrões e certezas precisam ser revistos?

Você também pode gostar

Jesus ensinava que antes de querer olhar o cisco no olho do outro seria necessário remover a trave que existe no seu próprio Olho. Isso é pura fenomenologia!

Ele também dizia que os olhos são a lâmpada do corpo e que se os seus olhos forem bons todo o seu corpo será iluminado, ao passo que se os seus olhos forem ruins você viverá em trevas. Isso também é pura fenomenologia!

Resumindo no popular: você é problema seu!

Sobre o autor

Paulo Tavarez

Paulo Tavarez

Instrutor de yoga, pedagogo, escritor, palestrante, terapeuta holístico e compositor. Toda a minha vida tem sido dedicada à construção de um mundo melhor.

Celular: (11) 94074-1972
E-mail: [email protected]
Facebook: /paulo.hanuman
Instagram: @paulo.tavarez
Site: paulotavarez.com