Autoconhecimento Energia em Equilíbrio Yoga

Yoga: união corpo e mente

8586674 - yoga woman on green grass in lotus pose
Juliana Ferraro
Escrito por Juliana Ferraro
Traumas, medos, ansiedades, sonhos bizarros, dores nas costas, dores, preocupações… Todo mundo tem. E está tudo ligado. Uma dor nas costas está ligada com um peso que carrega dentro da cabeça, uma preocupação, uma resistência. Qualquer doença está ligada a um componente emocional e energético. Qualquer desequilíbrio na mente tem ligação com o corpo.

Quando temos dores e desequilíbrios com sintomas físicos, procuramos um médico especializado em fisiologia. Quando temos um desequilíbrio ligado ao funcionamento emocional e mental, procuramos um profissional especializado na mente.

E seguimos separando, dividindo, indo a especialistas, desintegrando.

Yoga é o caminho da cura, do autoconhecimento e de conexão mais completo que existe.

Eu mesma estudei muito a mente. Primeiro, praticando esportes, trabalhando o corpo e sem conectá-lo com o que pensava enquanto praticava e me mexia. Depois, indo ao psicanalista e estudando psicologia, sem me conectar com a maneira que meu corpo se manifestava quando eu contava uma memória ou um sonho que me atormentava.

Aí, comecei a praticar yoga. E conectei. Com o tempo e com a prática, me tornei consciente das emoções no corpo e das dores na mente. Abri a percepção para as ansiedades no estômago e as tensões emocionais. Percebi e senti, mais que tudo, a conexão. Yoga é união. Esse é o objetivo.

Movemos o corpo, movemos tudo. Sentimos o desapego e a entrega a cada expiração. Deixamos para lá esses traumas aos quais ficamos apegados, com vontade de que nunca mais aconteçam, gastando energia para deixá-los bem bloqueados em um canto escuro da mente. E, durante uma boa prática de yoga, eles saem dos cantinhos empoeirados e aparecem, mexendo com o estômago e com a respiração. Olhamos para eles, está tudo bem, deixa passar, foca na respiração, deixa a resistência ir embora. Pronto, passou. Pronto, limpou, abriu.

Agora, posso inspirar nesse espaço iluminado e novo. Posso sentir essa parte do meu corpo onde essa memória estava guardada e travando tudo. Posso tomar consciência dela e criar de novo, ver a fluidez das sensações e respirar mais fundo agora.

Seguimos. Praticando. Desenterrando. Respirando. Observando. Abrindo espaço. Movendo de novo.

Para mim, o yoga é o caminho da cura, do autoconhecimento e de conexão mais completo que existe. É uma filosofia de vida que nos mostra a verdade de cada momento com muito amor. Nos mostra quem somos e tira as carcaças que construímos para a proteção de medos criados pela mente.

E seguimos. Praticando. Com carinho. Estudando e amando cada vez mais, porque esta é a verdade no fundo de tudo que há: o amor.

Sobre o autor

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro é psicóloga por formação e viajante por amor às coisas novas da vida. Seu contato com diferentes línguas e culturas começou quando ela ainda trabalhava no Club Méditerranée. Depois fez um mochilão pelo mundo em busca de autoconhecimento. Em pouco mais de um ano conheceu diversos países asiáticos, em especial a Índia, onde fundou uma paixão profunda pela yoga e pela meditação. No Brasil: morou, deu aulas de yoga e se formou como massoterapeuta, em Paraty, RJ. Foi nessa época que concluiu quatro cursos de dez dias de meditação Vipassana e se aprofundou na prática de Ashtanga Yoga. Hoje, ela está estudando Ashtanga Yoga no KPJAYI, em Mysore, Índia. E dá aulas de Ashtanga Yoga online.

Contatos:

Facebook: /juferraroyoga
Instagram: @_ju_ferraro |
YouTube:
Ju Ferraro

Site: lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro-pratique/ | lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro
E-mail: [email protected]