Convivendo Educação

Vai ter um dia que não vai ter mais ritalina

Little boy on summer vacation having fun and happy time flying kite on the sea beach
Escrito por Rafael Mansur

Chegará o dia em que faremos os maquinários que produzem ritalina estourar. A produção vai ser tão grande que todas as máquinas irão parar. E não será gradativo. Todas pararão de uma vez.

O estoque, contendo milhares de cartelas de ritalina, acabará em menos de duas semanas, dado ao consumo ininterrupto.

Quando as farmácias ficarem com as prateleiras vazias, os farmacêuticos vão negar o produto e o consumidor desesperado que procura a ritalina não saberá o que fazer. Pais olharão para seus filhos inquietos no carro e se perguntarão: como faz para parar?

No dia em que os maquinários pararem de produzir ritalina, os pais e as mães desesperados vão ter que começar a brincar com seus filhos. Vão ter que redescobrir o sentido de correr junto e correr atrás. Vão descobrir que televisão não prende tanto assim, mas brincar de carrinho de madeira e fazer cabaninha em casa é muito legal e tem um efeito até parecido.

Happy brothers having fun outdoors, playing as if flying, two active boys spending summer holidays with pleasure in a countryside

O dia em que as escolas ficarem sabendo que as ritalinas não estão mais no mercado, as salas de aula serão reinventadas. As professoras e os professores vão perceber, à força, que prender a criançada em uma sala de 30m² enquanto falam-falam-falam-falam não é tão bom assim. Vai ser necessário abrir a porta da sala, sair um pouco, respirar lá fora.

A docência há de se redescobrir com o fim da ritalina.

Já imagino a manchete em vários cadernos jornalísticos de educação: professor da educação infantil descobre que para ensinar cores não é preciso uso de livro didático; seu método com brincadeiras vem sendo admirado pelo mundo todo.

Quando a ritalina acabar mesmo e não sobrar nem as clandestinas e nem farelo de cartela, os uniformes sujos, os brinquedos perdidos e as fantasias que as crianças contam serão mais aceitos e vistos por aí.

Você também pode gostar:

Isso tudo só quando a ritalina acabar… Enquanto isso, voltemos ao preparatório do ENEM para crianças de seis anos.

Sobre o autor

Rafael Mansur

Graduado em pedagogia pela UEMG com MBA em gestão de projetos pela USP, Rafael Mansur desenvolve projetos educacionais há oito anos e culturais há seis. Premiado nacionalmente por quatro projetos de educação, Rafael é o idealizador e curador da Bienal do Livro de Contagem, que segue para a sua terceira edição.
Em 2020, Rafael assumirá a curadoria do I Congresso Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Belo Horizonte) e a curadoria de uma das casas parceiras
da Flip 2020.

Contatos:

E-mail: rafaelmansur@pro4projetos.com
Twitter: @rafamansur
Facebook: Rafael Mansur
Instagram: @rafasmansur
LinkedIn: Rafael Mansur