Autoconhecimento

7 coisas que você precisa parar de fazer para ser mais produtivo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quantas vezes você já se pegou pedindo aos céus que o dia tivesse mais que 24 horas? Aposto que inúmeras! No mundo atual somos cobrados (inclusive por nós mesmos) por uma produtividade praticamente irreal. É trabalho, família, cursos, academia… como dar conta de tudo? É fato que uma fórmula do sucesso não existe, mas reunimos abaixo algumas dicas que podem te ajudar a ter um tempinho livre e otimizar seu trabalho.

Confira:

1- Tenha em mente que hora extra significa trabalho a menos

Você já teve a impressão de que quanto mais trabalha menos consegue fazer? Pois saiba que provavelmente esta impressão é verdadeira. Quando nos forçamos a ficar mais tempo no escritório ou nos dedicando além de nosso limite a uma mesma tarefa isto costuma ser em vão. Trabalhar horas seguidas causa esgotamento físico e mental e o que acabamos fazendo é menos trabalho do que faríamos em muito menos tempo. Hora extra na maior parte das vezes é apenas um fingimento de mais produtividade.

2- Aprenda a dizer “não”

Apesar de ser difícil, exercitar o hábito de dizer “não” deveria ser um dos maiores objetivos de um profissional. Muitas vezes recebemos muitas tarefas e por receio de parecer improdutivo ou mesmo chato, se quer questionamos a importância ou a prioridade que deve ser atribuída a elas. Acumular serviços só fará você gastar energia em demasia e provavelmente sem obter resultados.

Antes de dizer sim a tudo coloque na balança os prós e contras e calcule sua produtividade x tempo livre. Só aceite mais atribuições se realmente sobrar tempo.

3- Aceite ajuda

Outro grande erro é, para parecer competente o suficiente, recusar a ajuda de outras pessoas. Ninguém é capaz de fazer todas as tarefas do mundo, esteja ciente disso. Muitas vezes profissionais experientes podem usar minutos para fazer alguma coisa que você levaria dias para se quer pensar. Um trabalho feito por uma equipe geralmente é muito melhor do que um feito por uma só pessoa. Ideias novas agregam na produção e a produtividade só tende a aumentar.

4- Deixe o perfeccionismo de lado

Querer fazer as coisas corretas é ótimo, mas exagerar de perfeccionismo pode ser uma grande roubada. Se você leva mais tempo em uma tarefa do que ela merece pode ter certeza que é hora de rever seus conceitos de perfeição. Esperar para o momento certo de fazer uma tarefa acreditando que o resultado será melhor também pode ser um grande problema. Faça suas tarefas da melhor forma possível, mas se certifique de que o tempo dedicado a ela é apenas o suficiente.

5- Automatize suas tarefas

Se você faz alguma tarefa mais de 5 vezes ao dia é hora de pensar em uma forma de automatizar esta ação. No mundo atual dispomos de uma infinidade de softwares que podem agilizar trabalhos mecânicos que nos custam muito tempo. O investimento em um programa ou em um profissional que possa desenvolver um terá retorno quando você perceber as horas que ganhou para fazer o que realmente importa.

6- Desligue o “achômetro” e busque dados reais

Com uma rápida busca na internet achamos quase tudo, inclusive pesquisas e estudos sobre produtividade e dicas da sua área de atuação. Busque pronto as respostas que tanto procura. A produtividade agradece.

7- Pra variar um pouco, não faça nada

Descansar é uma parte importante dos hábitos de uma pessoa produtiva. Não adianta se sobrecarregar, pois aí voltamos à primeira dica e o cansaço irá atravancar suas ideias e produção. Descanso é necessário e extremamente recomendado. É nas horas de ócio e lazer que muitas soluções aparecem, inclusive.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]