Autoconhecimento Chakras Energia em Equilíbrio Meditação

Medite para ser produtivo

Mulher meditando de pernas cruzadas, de frente para o mar.
123rf/Dmitrii Shironosov
Ricardo Ricchini
Escrito por Ricardo Ricchini

Este artigo é o quarto de uma série que trata do alinhamento das áreas da vida, inspirado nos chakras. Harmonizar os chakras beneficia nosso corpo, mente, emoções e espírito, mas é importante saber que, além de meditar e praticar yoga, podemos agir de forma prática para que o equilíbrio energético ocorra em sociedade, a partir das nossas ações diárias.

Você pode acompanhar minhas aulas de meditação gratuitas e online aqui

Vivemos em uma sociedade que cobra produtividade, mas usando uma lente que, em vez de nos fazer enxergar melhor, nos deixa míopes. A lente está focada no ter. Ser produtivo para ter dinheiro, bens materiais, posição social, estabilidade. Por falta de autoconhecimento, produtividade virou sinônimo de multitarefa. Multifazer para ter.

Homem sentado em campo gramado, meditando.
Pixabay/Benjamin Balazs

Produtividade é estar ocupado. Temos a agenda lotada, trabalhamos demasiado, mas nos descobrimos sempre no mesmo lugar, patinando.

Focar o ser é corrigir a lente, é recuperar a vida, suas decisões e seu tempo. Quando nos ocupamos em descobrir quem somos e com qual especialidade nos identificamos, o caminho a seguir fica menos sinuoso e diversas atividades inúteis deixam de fazer sentido. A obrigação em produzir diminui e a certeza do que fazer, a partir de quem eu sou, traz leveza e serenidade às tarefas.

Quando sei quem sou, valorizo o que de especial tem em mim. Então o amor ao fazer modifica tudo, porque vem de dentro para fora. O ter passa a ser uma consequência natural de quem sou. Quanto mais me descubro, menos tenho esforço para produzir, uma coisa de cada vez.

Não se trata mais de tentar controlar o tempo, mas de gerir a energia, usando a menor porção dela para obter os melhores resultados. E podemos dar a mesma ênfase para o descanso que damos para o trabalho.

Existe um bom motivo para balancear atividade e repouso: tarefas em excesso degradam a nossa percepção, atenção, memória, raciocínio, juízo e imaginação.

Trabalhar demais e não descansar o suficiente, dando menos atenção ao lazer, a alimentação, ao sono, não só nos deixam doente, mas também prejudica nosso financeiro, atrapalham nossos relacionamentos, encobrem nossa vocação, nublam nosso entendimento (do que viemos fazer nesse planetinha) e desconecta nossa ligação espiritual. Em outras palavras, impedem a assonância de nossos chakras

Você também pode gostar

Como podemos diminuir o ritmo sem afetar nossa autoestima?

Meditando!

Encontre uma posição em que possa ficar tranquilo e imóvel. Procure respirar pelo nariz. Relaxe o rosto, a cabeça e os músculos do corpo. Mantenha essa postura e respiração suave pelo tempo que considerar suficiente.

Aquietando o corpo e respirando calmamente, há uma tendência de acalmar o palavreado mental. Adotar a mesma postura e ritmo respiratório quando meditamos, nos dá uma base segura sobre a qual repousa a concentração.

Assuma uma postura calma e contemplativa. Relaxe.

Mulher sentada em pier, de frente para um grande rio, meditando.
Pixabay/Shahariar Lenin

Quando sentir que entrou em um estado meditativo, ou ondas cerebrais Alfa, entoe o mantra “você tem o domínio do tempo e o usará com sabedoria”.

Por que usar “você” e não “eu”? A palavra “eu” refere-se associativamente ao consciente e pode ser bloqueada por uma autossabotagem. Quando diz “você”, pode se dirigir mais facilmente ao subconsciente e a mensagem tem mais sucesso.

A meditação vai funcionar como uma faxina na mente, colocando os pensamentos no lugar, ajudando a organizar o dia e facilitando a motivação de gerir o tempo com eficiência.

Você está no 3º Chakra

Continue acompanhando a série:

Sobre o autor

Ricardo Ricchini

Ricardo Ricchini

Professor de meditação, autor, palestrante e especialista em negociações

Email: ricchini@gmail.com
Site: ricchini.com.br
Instagram: meditacao.transforma
Facebook: Grupo Meditando para eliminar a ansiedade
Youtube: AQUI TEM NEGÓCIO!
Linkedin: linkedin.com/in/ricchini/
Livro: Livro Meditação Mindfulness