Nutrição

Sinais de que você não bebe água o suficiente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A água ajuda na digestão, regula a temperatura corporal e varre as toxinas do organismo. Para aproveitar os benefícios do solvente universal, devemos tomar entre 1,5 e 2 litros diariamente. Será que você ingere o líquido na quantidade certa? Não sabe? Então, saiba quais são os sinais que mostram que você não bebe água o suficiente.

Boca seca

O mais óbvio reflexo da falta de água no organismo costuma ser ignorado. A água hidrata as mucosas da boca e garganta, por isso, ela fica seca quando estamos desidratados.

Ressecamento da pele

Um corpo com pouca água produz menos suor, isso significa que as impurezas não são eliminadas por completo.

Diminuição da urina e alteração na cor

Quem não bebe a quantidade correta de água faz xixi apenas 2 ou 3 vezes ao dia, sendo que o normal é 6 ou 7 vezes. A diminuição na urina acontece porque os rins não conseguem remover as impurezas do organismo. A cor do xixi também muda, ele fica escuro porque os rins não estão trabalhando direito.

Mau funcionamento do intestino

A água lubrifica o sistema digestivo, com a desidratação pode haver dificuldade para ir ao banheiro.

Olhos secos e vermelhos

Beber menos água que o necessário dificulta a limpeza da retina, acarretando em secura e vermelhidão ocular. Usuários de lentes de contato sofrem mais com isso.

Fome

Às vezes, a fome pode ser sede. Para diferenciar uma da outra, tome água bem devagar.

Cansaço

A desidratação faz o corpo pedir água emprestada ao sangue. O empréstimo reduz os níveis de água e oxigênio, resultando em cansaço e sonolência.

Dores nas articulações

Quem se esquece de tomar água pode sentir dores articulares, porque 80% da composição dos discos de cartilagem e espinhais é de água, o que evita danos nas articulações.

Menos massa muscular

Beba água antes, durante e após os exercícios físicos. Com o corpo desidratado, você sente dores e perde massa muscular.

Sistema imunológico fraco

Um sinal que você precisa beber mais água é o enfraquecimento do sistema imune. Com o organismo cheio de impurezas e tendo que pegar água de órgãos que ainda estão hidratados, há um colapso.

Convencido dos sinais que você não bebe água o suficiente? Toda vez que ingerir o líquido, faça-o devagar para ele chegar a todos os órgãos. Veja mais razões para hidratar seu corpo: Razões para você tomar mais água.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]