Arteterapia Saúde Integral

Como a arteterapia pode cooperar com o enriquecimento da sua vida?

Celso de Godoy Junior

Arteterapia, consiste em técnicas artísticas ou corporais, que permitem acessar e recuperar gradativamente a qualidade de vida de cada pessoa, despertando e reformulando potenciais fundamentais as suas ações e desafios atuais.

No começo de cada oficina, realizamos uma meditação ou a leitura de histórias de mitologia, conto de fadas, ouvindo músicas, dançando entre outras práticas que promovam a análise e o resgate do autoconhecimento, primordial para se reconhecer o que tem acontecido e tem gerado desconforto, perda de controle e complexos psíquicos em cada participante.

Feito isso, são propostas práticas expressivas, com diferentes recursos e materiais artísticos, que conduzam os participantes a colocar para fora de si, tais forças, que podem estar de certa forma limitada, em conflitos consigo mesmo ou com outras pessoas, prejudicando as suas experiências atuais e planejamentos futuros.

Diante disso, busca-se canalizar estas forças e trazê-las ao seu próprio benefício, lapidando gradativamente as suas dificuldades, inseguranças e falta de iniciativas, resignificando-as em aprendizagens e purificação dos seus sentimentos de amor próprio, confiança e emoções de uma vida mais leve e saudável.

shutterstock_139621979
Desta forma, as informações e práticas que realizamos, reflete-se espontaneamente no cotidiano de cada pessoa, gerando uma reavaliação dos seus hábitos, pensamentos e ações arcaicos, com objetivo de atualizá-los, de forma a resolver e se libertar dos seus problemas, traumas e conflitos passados.

Assim, com a prática de cada atividade, aliado a especialização e preparação do profissional, consegue dialogar e gerar estímulos à infinita natureza interna de cada pessoa, ativando e transformando sucessivamente suas energias em aprendizados, forças que iluminem e enriqueçam as suas experiências de vida, em busca da construção de uma vida com equilíbrio e satisfação pessoal, familiar, profissional e social […].

A artererapia pode ser feita com diferentes públicos, crianças, jovens e adultos, realizando uma atividade por semana, com duração média de uma hora cada sessão.

Conheça a Arteterapia, inove a sua forma de viver e desfrute de novas realizações de prazer e muito sucesso!


Referências Bibliográficas

BERNARDO, P. P. A Mitologia Criativa e o Olhar: Dando Corpo e Voz aos Diferentes Aspectos do Ser (p. 121 a 145), in: ARCURI, I. (org) Arteterapia de Corpo e Alma. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro. A arte conduzindo ao sagrado: Estudos em Arteterapia, vol. 4. Rio de Janeiro – Ed. Wak, 2015.

Sobre o autor

Celso de Godoy Junior

Celso de Godoy Junior

Atua há mais de dez anos na área da educação e gestão de pessoas, é escritor, terapeuta, palestrante e gestor de treinamento de liderança pessoal e profissional. Possui mais de dois anos de experiência como professor de graduação de pedagogia, pós em arteterapia e psicopedagogia.

Paralelamente às suas inúmeras experiências sociais, em escolas, profissionalmente e demais conflitos humanos (falta de interesse nos estudos, nos trabalhos, desrespeito aos outros profissionais e desmotivações entre ambas as partes), realiza projetos com palestras educacionais em instituições do ensino básico, superior e empresarial. Enfatiza a suma necessidade do desenvolvimento de um novo olhar sensitivo à iniciativa e à resiliência individual, por meio do cultivo da empatia e da humanização recíproca. Orienta cada professor, estudante e colaboradores do meio corporativo à conscientização em suas ações, reações e obtenção de melhores resultados em suas experiências de vida.

Telefone e WhatsApp: 11 99604-7018
Facebook: Celso G. Jr
E-mail: [email protected]

Ateliê terapêutico: em Bragança Paulista-SP