Convivendo

11 documentários para repensar os cuidados com o meio ambiente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A permanência dos seres humanos neste mundo depende diretamente da saúde do meio ambiente, que provém da consciência e atitudes do homem que geram impactos diretos na natureza. A vida é um clico vicioso e delicado. Se você está precisando repensar sobre a natureza e saber mais sobre os animais e vidas que nela existem, não pode deixar de assistir essa lista de documentários. Confira:

1. Terra

O fato é que o ser humano tem se afastado cada vez mais da natureza e de outros seres vivos. O documentário ‘Terra’ tem a intenção de fazer você refletir sobre a relação do homem com as demais criaturas que habitam o planeta.

2. Virunga

Empresas petroleiras têm interesse em explorar os recursos do Parque Nacional mais precioso da África. Em paralelo, os guardas arriscam suas vidas para proteger o parque e os gorilas, em risco de extinção, que vivem por lá.

3. The True Cost

Para você que tem o costume de comprar roupas e mais roupas de marca, é preciso saber também sobre como funciona a produção dessas peças. O documentário mostra as condições desumanas que vivem as pessoas que confeccionam esses produtos, geralmente trabalhadores da China, Bangladesh e Índia. Além disso, outras formas mais sustentáveis e justas de produção são abordadas.

4. Born To Be Wild

O documentário conta a história de duas mulheres que dedicam sua vida junto a uma equipe para cuidar de animais órfãos, até que eles estejam preparados para viver sozinhos e retornar ao seu habitat natural.

5. Cowspiracy

Este é um documentário polêmico que mostra os impactos ambientais de animais que são criados para o consumo humano, além da relação dessa prática com a atividade econômica e o aquecimento global. Outros aspectos também são avaliados, como o ponto de vista ético e cultural.

6. Blackfish

O filme foi inspirado na morte da treinadora Dawn Brancheau, atacada em 2010 pela orca Tilikum, no parque SeaWorld, de Orlando, na Flórida, em frente aos espectadores. Após esse incidente, o número de visitantes no parque diminuiu significativamente. O documentário relata como as orcas que vivem em cativeiros podem ter comportamentos inesperados.

7. Mission Blue

Sylvia Earle é uma oceonógrafa que lança uma campanha para salvar o oceano de ameaças distintas, como pesca abusiva e resíduos tóxicos.

8. Amazônia Eterna

Nessa produção, podemos acompanhar a exploração econômica e a preservação do meio ambiente em meio aos conflitos em que vive a maior floresta tropical do mundo. O filme mostra que o desenvolvimento sustentável na Amazônia é uma possível realidade, mas que para ser executado é preciso superar grandes desafios.

9. Antártica Extrema

Uma equipe de cientistas ambientais viaja até o continente gelado, passando por inúmeras dificuldades como ondas gigantes e icebergs perigosos, para estudar o aquecimento global e seus efeitos nefastos.

10. Catching The Sun

O documentário relata a história da transição global, por meio da perspectiva de pessoas envolvidas – como empresários e trabalhadores -, que resolvem criar soluções para acabar com a desigualdade de renda e mudanças climáticas.

11. GMO OMG

O documentário revela que geralmente as pessoas não sabem que estão ingerindo constantemente alimentos geneticamente modificados. Em meio a essa nova tendência, um pai de família se preocupa em definir qual a melhor maneira para alimentar sua família sem comprometer o meio ambiente e a saúde de cada um deles.

Uma forma de preservar o meio ambiente é produzir menos lixo. Quer saber como? Confira no site: Sustentabilidade: cinco formas de produzir menos lixo.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]