Convivendo

Ano Novo criativo: Ideias legais para a sua festa

Fogos de artificio no céu
Humphrey Jones-Beh/123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A festa de Ano Novo é o último momento para celebrar as conquistas e os desafios superados nos doze meses que se passaram, e também é o evento para renovar as energias para o ciclo que se inicia, desejando os melhores sentimentos e acontecimentos. Cada pessoa passa a virada de um jeito. Alguns vão para a praia, outros dirigem até uma chácara. Há quem fique em casa e quem vá para a casa de amigos ou familiares.

Entre todas as formas possíveis de passar o Ano Novo, porém, o que não pode faltar é animação, felicidade, harmonia, paz e as melhores energias fluindo pelo ambiente e por cada pessoa. Sair da mesmice em um evento tradicional não é fácil, mas há algumas mudanças que você pode fazer. Para garantir que essa festa será a melhor possível, veja o que você pode fazer para torná-la mais especial!

Como inovar na ceia de Ano Novo?

Potinho com frutas secas e amêndoas
handmadepictures/123RF

A ceia de Ano Novo é conhecida por trazer alimentos que dão sorte para o ciclo futuro, ou que atraem boas energias. Alguns deles são as lentilhas, a romã, as uvas, os grãos, as frutas secas ou cristalizadas, a folha de louro e a carne de porco. Ingerir esses alimentos terá o efeito de uma simpatia, garantindo que o novo ciclo seja repleto de boas vibrações.

Muitas pessoas têm medo de arriscar na ceia de Ano Novo e acabar errando a mão, e optam pelas opções mais tradicionais. Os alimentos citados anteriormente ainda podem se unir a uma receita de bacalhau ou até a um pernil assado. Todos os pratos são deliciosos, mas para inovar é preciso ir além deles.

A primeira forma de inovar na ceia de Ano Novo é seguir um cardápio vegano. Como a maioria das pessoas sabe da importância de construir um hábito que respeita os animais e o meio ambiente, será uma mudança benéfica para todos, para começar o ano com mais amor e igualdade. Além disso, será uma experiência interessante para o seu paladar e para o paladar dos seus convidados, que estão acostumados aos sabores de sempre.

Outra maneira de trazer inovação para a sua ceia é dividir funções. Normalmente, as pessoas da casa onde a festa está sendo celebrada é que ficam responsáveis por fazer tudo, e isso pode sobrecarregá-las. Não precisa ser assim! Faça uma ceia surpresa e defina qual parte da refeição cada pessoa deve providenciar: entrada, prato principal e sobremesa. Não comente qual prato cada um escolheu e deixe que a revelação seja parte da festa!

Um jeito súper divertido de deixar a ceia de Ano Novo diferente é chamar as crianças para escolher o cardápio. Afinal, é importante que elas tomem desde cedo a consciência sobre o preparo dos alimentos e a escolha dos pratos para a festa. Pergunte o que elas querem e as convide para cozinhar. Assim, na hora de comer, elas poderão dizer que prepararam o jantar! Mas lembre que elas não devem fazer tudo sozinhas, combinado?

Ideias de decoração para o Ano Novo

Pessoas ao redor da mesa com velas acesas e taças de champanhe
Yulia Grigoryeva/123RF

A maneira mais tradicional de decorar a casa para o Ano Novo é apostando em cores como branco, prata e ouro. São cores que remetem a renovação e a comemoração, sendo um pedido ideal para o propósito da festa. Mas será que precisa ser assim em todos os anos? Descubra o que é possível fazer para deixar a decoração da festa mais moderna e diferente!

Se você tem um pedido específico para o próximo ano, como ter mais tranquilidade, mais dinheiro, mais amor ou mais energia, você pode deixar a decoração da sua casa pautada na cor que representa o seu desejo. Para ter mais amor, por exemplo, invista em vermelho e rosa, usando esse tom para a toalha de mesa. Ou então, acrescente balões em forma de coração pela casa, para que o amor esteja no ar!

Um novo ano com mais tranquilidade pede a cor azul em cada detalhe. Na toalha de mesa, nos guardanapos, nos copos e até em pisca-piscas esse tom pode se fazer presente. Você ainda pode colar TNT ou cartolina azul em uma parede, para que seja um ponto de fotos cheio de paz. Para estimular ainda mais esse tipo de vibração, você pode borrifar essência de lavanda ou de camomila pelo ambiente onde a festa acontecerá.

Para trazer mais dinheiro para o seu bolso no ano que vem, o amarelo e o ouro devem se destacar na sua festa. Além do conjunto de mesa dessa cor, você ainda pode apostar em flores amarelas ou em versões artificiais douradas, para um toque de luxo clássico no ambiente. Elas podem até ser utilizadas para decorar um cantinho especial, que é onde as pessoas irão tirar as fotos de família.

Quem precisa de mais saúde e de mais esperança no Ano Novo deve ter a cor verde em evidência na hora da festa. Você pode colocar um papel celofane verde em uma lâmpada de LED para que a luz se torne esverdeada, trazendo uma mudança inusitada para o ambiente. Se quiser, pode até incorporar um clima de floresta, trazendo vasos de plantas e arranjos florais para a decoração. Ao final da festa, você ainda pode oferecer esses vasos para os seus convidados, principalmente se forem pequenos vasos de cactos.

Se você quer ter mais energia depois da virada, laranja é a sua cor. Nesse caso, além de trazer esse tom nos guardanapos e na toalha de mesa, você pode montar uma playlist com músicas animadas, que despertam a força de vontade de qualquer um. Inclusive, você pode alugar um aparelho de karaokê, que funcionará como uma decoração para a festa se você acrescentar máscaras coloridas em volta dele, para serem utilizadas por quem se atrever a cantar. Será uma celebração muito divertida!

Estimular a sua conexão com a espiritualidade também é um bom jeito de começar o ano, e a cor roxa pode te ajudar nisso. Escolha pedras ametistas para decorar a mesa de jantar ou de centro, permitindo que ela faça uma limpeza energética no ambiente e atraia somente os melhores pensamentos e sentimentos nessa celebração. Você ainda pode presentear seus convidados com as pedras que eles preferirem, como um amuleto da sorte.

Muito renegada na época do Ano Novo, a cor preta também pode cumprir seu papel nesse momento de celebração. Ela não representa morte ou negatividade, como pensam. Ela é um símbolo de independência e de tomada de decisão, que pode fazer toda a diferença no seu ano. Para a festa não ficar muito escura, aposte em alguns detalhes nessa cor e deixe o espaço bem iluminado, contrastando com a decoração em preto.

O que fazer no Ano Novo para se divertir?

Pessoas brindando o ano novo
Cottonbro/Pexels

Se você já cumpre o ritual de pular as sete ondas na praia, se já come grãos e frutas na hora da virada e se já abre uma champanhe quando o relógio marca meia-noite, uma inovação na hora de se divertir no Ano Novo fará muito bem para você e para quem estiver ao seu lado durante a festa. Aprenda como fazer isso!

Muitas vezes, queremos esquecer todos os eventos negativos que nos atrapalharam durante o ano que passou. Acreditamos que focar nas coisas boas é o que importa, e que seremos poluídos com negatividade se pensarmos em tudo que precisamos enfrentar. Mas fazer esse exercício pode ser, na verdade, muito divertido.

As pessoas que moram em um lugar aberto ou que têm um quarto sem itens que quebram podem comprar pratos de gesso e marcadores permanentes. Cada pessoa deve escrever nos pratos o que as deixou preocupadas durante o ano, o que tiveram que enfrentar e que já foi superado. E então, com óculos de proteção e com muito cuidado, todas podem jogar os pratos no chão e destruir os sentimentos negativos que essas memórias trazem, em um processo poderoso e divertido de libertação.

Outro jeito de se divertir no Ano Novo é apostar em jogos e brincadeiras que podem ser feitos sem planejamento. Mímica, jogo da forca, siga o mestre e jogos de tabuleiro são opções divertidas e simples que podem animar as pessoas até dentro de casa. Se barulho não for um problema, você ainda pode providenciar um karaokê ou fazer um concurso de passos de dança, deixando a festa com uma cara descontraída e cheia de energia.

Você também pode gostar

Uma maneira súper diferente e criativa de passar o Ano Novo é adiantando um pouco o Carnaval. Não entendeu? Você e seus convidados poderiam escolher um tema de fantasias para a noite, como “personagens de cinema”, “cores” ou o que a imaginação permitir. E então, vocês se vestem de acordo com o tema, tiram fotos e fazem um desfile para mostrar o que criaram. Será uma festa marcante e especial!

Se você não vai fazer uma festa de Ano Novo para muitas pessoas e não gosta muito de atividades que demandam esforço físico, uma maratona de filmes e séries também pode te divertir muito. Faça uma lista com o que você mais gosta de ver e prepare uma pipoca. Não tem problema aproveitar o Ano Novo de um jeito diferente do convencional, se for o jeito que você mais gosta!

Se você quer uma festa de Ano Novo divertida, inovadora e inesquecível, siga as dicas que preparamos e faça com que esse evento fique na memória de todas as pessoas que você mais ama. Ative sua criatividade para inovar cada vez mais com o passar dos anos!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br