Convivendo Sustentabilidade

Sustentabilidade: cinco formas de produzir menos lixo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Produzir menos lixo tem sido um enorme desafio em todo mundo. Cidades desenvolvidas conseguiram criar ações que transformaram a rotina de seus habitantes. Viena, Barcelona, Copenhague, Zurique e Thisted são lugares modelos que apostaram em práticas e ações mais sustentáveis e assim colaboraram com uma menor produção de lixo.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) até 2030 o lixo mundial deve ter um aumento de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas, o que significa que até este ano o lixo deva aumentar 70%. São números expressivos e negativos que assustam entidades e especialistas envolvidas com ações sustentáveis.

Mas saiba que pequenas mudanças diárias na sua casa e comunidade podem diminuir o acúmulo de lixo e deixar o meio ambiente mais limpo. Confira cinco sugestões para reduzir seu lixo.

Você tem feito algo para colaborar com este assunto?

1 – Reduzir, reutilizar e reciclar

Sim, estas três palavras já são bem famosas no mundo do meio ambiente, mas de fato você as coloca em prática? Consegue reduzir o consumo de embalagens e sacos plásticos e produzir menos lixo? É capaz de reutilizar seja uma roupa ou outro material? E você consegue reciclar? Aproveitar algum material e transformar em outro ao invés de apenas comprar? Tente colocar em ação estas três formas de viver. Se conseguir, estará contribuindo para a diminuição do lixo.

2 – Compre a granel

Comece a frequentar locais que vendam e adquira  o hábito de comprar a granel. Para as sementes, tenha com você um pano seco, e para outros produtos, mantenha com você alguns potes. Frequente feiras orgânicas locais da sua região para ajudar na construção de seu bairro, assim você favorece a sociedade local, contribui para o meio ambiente e não aumenta o lucro de grandes monopólios que pensam em apenas em dinheiro.

shutterstock_222027322-2

3 – Faça uma composteira

O lixo orgânico produzido em sua casa pode se transformar um uma composteira e esta pode ser colocada depois para a produção de plantinhas verdes e na sua horta, bem como nas flores.

O link explica de forma bem clara como você pode fazer uma composteira. Veja: https://www.youtube.com/watch?v=P-kJf_Ut3M8

4 – Traga menos resíduos para casa

Você já pensou na quantidade de lixo seco que produz diariamente? O fato de você estar colocando no lixo o material que produz, comprou e utilizou não quer dizer que você se livrará dele, na verdade ele será apenas transportado para uma coleta de resíduos, se caso a sua cidade tiver, mas do mesmo modo ainda estará presente no meio ambiente contribuindo para o aumento de lixo. Por isso, quando for às compras, dê valor as embalagens orgânicas, selos do meio ambiente e reflita sempre antes de comprar algo se de fato você precisa ou se não há outra forma de substituir.

5 – Faça doações

Não fique acumulando bens materiais que você não utiliza mais. Eles podem servir para outras pessoas e assim estas não precisarão comprar. E antes de você comprar algo, pense se realmente é necessário ou quem sabe transforme este objeto ou material. Doar é um ato de solidariedade, você estará ajudando não apenas a si, mas aos outros e ao meio ambiente.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]