Convivendo Sustentabilidade

Sustentabilidade: cinco formas de produzir menos lixo

Escrito por Eu Sem Fronteiras
Produzir menos lixo tem sido um enorme desafio em todo mundo. Cidades desenvolvidas conseguiram criar ações que transformaram a rotina de seus habitantes. Viena, Barcelona, Copenhague, Zurique e Thisted são lugares modelos que apostaram em práticas e ações mais sustentáveis e assim colaboraram com uma menor produção de lixo.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) até 2030 o lixo mundial deve ter um aumento de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas, o que significa que até este ano o lixo deva aumentar 70%. São números expressivos e negativos que assustam entidades e especialistas envolvidas com ações sustentáveis.

Mas saiba que pequenas mudanças diárias na sua casa e comunidade podem diminuir o acúmulo de lixo e deixar o meio ambiente mais limpo. Confira cinco sugestões para reduzir seu lixo.

Você tem feito algo para colaborar com este assunto?

1 – Reduzir, reutilizar e reciclar

Sim, estas três palavras já são bem famosas no mundo do meio ambiente, mas de fato você as coloca em prática? Consegue reduzir o consumo de embalagens e sacos plásticos e produzir menos lixo? É capaz de reutilizar seja uma roupa ou outro material? E você consegue reciclar? Aproveitar algum material e transformar em outro ao invés de apenas comprar? Tente colocar em ação estas três formas de viver. Se conseguir, estará contribuindo para a diminuição do lixo.

2 – Compre a granel

Comece a frequentar locais que vendam e adquira  o hábito de comprar a granel. Para as sementes, tenha com você um pano seco, e para outros produtos, mantenha com você alguns potes. Frequente feiras orgânicas locais da sua região para ajudar na construção de seu bairro, assim você favorece a sociedade local, contribui para o meio ambiente e não aumenta o lucro de grandes monopólios que pensam em apenas em dinheiro.

shutterstock_222027322-2

3 – Faça uma composteira

O lixo orgânico produzido em sua casa pode se transformar um uma composteira e esta pode ser colocada depois para a produção de plantinhas verdes e na sua horta, bem como nas flores.

O link explica de forma bem clara como você pode fazer uma composteira. Veja: https://www.youtube.com/watch?v=P-kJf_Ut3M8

4 – Traga menos resíduos para casa

Você já pensou na quantidade de lixo seco que produz diariamente? O fato de você estar colocando no lixo o material que produz, comprou e utilizou não quer dizer que você se livrará dele, na verdade ele será apenas transportado para uma coleta de resíduos, se caso a sua cidade tiver, mas do mesmo modo ainda estará presente no meio ambiente contribuindo para o aumento de lixo. Por isso, quando for às compras, dê valor as embalagens orgânicas, selos do meio ambiente e reflita sempre antes de comprar algo se de fato você precisa ou se não há outra forma de substituir.

5 – Faça doações

Não fique acumulando bens materiais que você não utiliza mais. Eles podem servir para outras pessoas e assim estas não precisarão comprar. E antes de você comprar algo, pense se realmente é necessário ou quem sabe transforme este objeto ou material. Doar é um ato de solidariedade, você estará ajudando não apenas a si, mas aos outros e ao meio ambiente.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br